Na dúvida sobre como tirar CPF? Esclareça tudo aqui! 

É comum ter dúvidas sobre os trâmites necessários para tirar um documento obrigatório, inclusive o CPF. Esse documento é considerado o mais importante que um cidadão brasileiro tem, pois, é o único documento que identifica, de fato, cada um dos cidadãos dentro do território nacional. Quer saber mais sobre o que precisa para tirar CPF? Veja os detalhes abaixo.

O que é CPF?

A sigla CPF é a abreviação de “Cadastro de Pessoa Física”, que é um dos documentos obrigatórios mais solicitados em diversas situações no decorrer de nossa vida civil. Esse documento é solicitado em várias ocasiões, desde compras em lojas físicas às lojas online, como também é solicitado em órgãos públicos e privados, em diferentes ocasiões que necessitem na comprovação da identidade do cidadão, bem como de dados a seu respeito.

“O que precisa para tirar CPF?” Saiba quem pode tirar CPF

Aqueles que querem tirar o CPF precisam atender a certos requisitos, por exemplo, se você for menor de idade, quem deve solicitar o CPF é um responsável ou tutor. Você pode solicitar o CPF infantil pelos correios e agências do Poupatempo, como também tirar o CPF do menor online mesmo.

Existem situações onde menores de idade (com idade entre os 16 e 18 anos) podem solicitar o documento sem a ajuda dos pais ou tutores, porém, é preciso ter em mãos o título de eleitor. Todo o processo de solicitação de CPF é bastante simples.

“Onde tirar CPF de graça?” Veja!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a taxa cobrada para emissão do CPF, porém, o que essas pessoas não sabem é que todo o processo pode ser gratuito. Como? Basta entrar no site da Receita Federal e ir na opção de inscrição. Lá é preciso preencher os dados solicitados, como:

  • Número da Certidão de Nascimento;
  • Nome da Mãe;
  • Data de Nascimento;
  • Título de Eleitor.
veja também:
Como numerar páginas no Word: veja passo a passo

Como fazer CPF pelo celular

Hoje em dia o mundo está cada vez mais moderno, estamos cada vez mais introduzidos a revolução digital, e muitas pessoas já se perguntam se é possível solicitar o CPF pelo celular. Saiba que é sim! Quer saber “como fazer CPF pelo celular?”. É muito fácil!

O site da Receita Federal também pode ser acessado diretamente pelo seu smartphone, sendo a solicitação de emissão de CPF feita com a mesma facilidade de um computador.

Viu, não é complicado? Porém, este método apenas pode ser usado por maiores e menores de idade que possuírem o título de eleitor.

Como conseguir gratuidade na taxa de inscrição do CPF?

Para conseguir a gratuidade na inscrição para tirar o CPF, basta ir diretamente às agências conveniadas para tirar CPF. Nessas agências é possível solicitar o documento e ainda obter tal isenção. Menores de 16 anos acompanhados dos pais ou tutores também podem solicitar a inscrição para a retirada do documento.

Tanto no site da Receita Federal quanto nas agências conveniadas, o inscrito pode solicitar também a 2º Via do seu CPF, caso tenha perdido, tenha sido roubado ou furtado. Lembrando que, é muito importante sempre possuir CPF, por isso, se você perdeu de alguma maneira o seu documento, não perca a chance de tirar o CPF 2º Via.

Além disso, é possível também tirar uma via de RG com o número do CPF gravado nela. Assim é possível ter os dois documentos em um só.

Onde tirar o CPF?

Para saber onde encontrar as agências conveniadas para tirar CPF, basta acessar o site das agências conveniadas.

Além das agências, o Poupatempo tende a ser uma excelente opção de local para emissão do seu CPF. Lá o processo também é simples e rápido.

veja também:
Como excluir Instagram: veja o passo a passo temporário e definitivo

Mas, como tirar CPF de menor no Poupatempo? Basta que o menor de idade esteja acompanhado por pais ou responsáveis, levando um documento com foto (de quem está solicitando, não do menor) e a certidão de nascimento do menor de idade.

Caso o menor ainda não tenha RG, ele também pode ser solicitado, assim tanto o número do RG quanto o do CPF estarão constando no mesmo documento.

Um documento, muitos métodos de consegui-lo!

Como citado acima, existem várias maneiras para tirar o CPF, seja pelo site da Receita Federal, acessando pelo computador ou diretamente pelo smartphone, indo diretamente a uma agência dos correios ou ao Poupatempo. Neles locais você também encontra todas as informações necessárias para você solicitar o seu CPF!

Ótimo, não é? E para não ter aquele medo de perder o documento no dia a dia, você ainda pode baixar o aplicativo da Receita Federal e ter o comprovante do documento diretamente no seu celular. É muita praticidade!

Enfim, curtiu nossas dicas sobre como tirar o CPF? Continue nos seguindo, comente com as suas dúvidas e sugestões, compartilhe e volte para conseguir mais dicas úteis como essa!