Descubra como trabalhar no Google Brasil

O Google é uma companhia cobiçada por vários profissionais. O fato de ser considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo, aguça a vontade das pessoas de querer fazer parte da equipe.

Se você sonha em trabalhar no Google, mas não sabe como funciona o processo seletivo e nem como aplicar para participar da seleção, acompanhe nosso post. Selecionamos algumas informações mais importantes para você sanar as suas dúvidas e ainda explicamos como é trabalhar no Google Brasil. Confira!

Como funciona o processo seletivo do Google?

O processo seletivo para trabalhar no Google é considerado um dos mais difíceis porque a seleção é rigorosa. Em uma escala de 0 a 5, o nível de dificuldade considerado por alguns participantes é de 4, mas sendo uma experiência incrível.

A seleção é diferenciada para cada tipo de trabalho e costuma demorar de um a seis meses até o resultado final. São várias etapas que o candidato precisa participar até ser aprovado para a vaga.

Processo para estagiário

  1. O primeiro passo é se candidatar pela internet;
  2. Depois você é selecionado para participar de várias etapas do processo seletivo;
  3. Na entrevista são feitas perguntas como “o que o candidato faria de diferente na empresa?”, entre outros questionamentos;
  4. Após esse período é informado se o candidato foi aprovado ou não.

Processo para outras áreas

  1. O primeiro passo é se candidatar pela internet;
  2. Posteriormente, o candidato é chamado para fazer uma entrevista via skype;
  3. São feitas perguntas em inglês e português;
  4. Alguns exemplos de perguntas: “como o Google ganha dinheiro?”, “como é seu estilo de liderança?”, “o que o Google faz?” e “por que você quer trabalhar no Google?”;
  5. Podem ser realizadas em mais de 5 entrevistas diferentes até chegar no resultado final;
  6. Além disso, são utilizadas ferramentas e softwares de análise de performance para chegar até o candidato ideal para a vaga.

Onde aplicar para participar do processo seletivo do Google?

Sede do Google Brasil

Para participar do processo seletivo do Google é preciso passar por algumas etapas até ser realmente chamado para uma entrevista. Veja como funciona se inscrever e participar do processo do Google.

Primeiro passo: encontrar uma vaga

  1. Como todo processo seletivo, você precisa verificar se a empresa tem alguma vaga disponível para a sua área;
  2. Para isso, você deve acessar esse link;
  3. Coloque o nome da função e clique em pesquisar;
  4. Na próxima tela vão aparecer diversas vagas;
  5. Clique na vaga que você quer se candidatar;
  6. Na próxima tela confira todos os detalhes da vaga;
  7. Se realmente é o que você quer, clique em aplicar;
  8. Na próxima tela será necessário preencher um formulário e adicionar o seu CV;
  9. Depois de preencher todos os campos, submeta o formulário;
  10. O Google, geralmente, disponibiliza muitas vagas tanto no exterior quanto no Brasil;
  11. A empresa é considerada uma das melhores empresas para trabalhar, por isso, a vaga pode ser bastante disputada;
  12. Se você tem contato com algum funcionário do Google pode pedir uma indicação, já que os colaboradores podem fazer indicações.
veja também:
10 músicas para ouvir no trabalho em diferentes momentos

Segundo passo: participar da seleção

  1. Depois que você aplica para uma vaga, precisa aguardar ser chamado para participar de uma seleção;
  2. Quando for chamado, você deverá participar de várias etapas até o processo final;
  3. Para ter êxito na seleção é necessário falar fluentemente diferentes idiomas;
  4. Precisa estar formado na área em que pretende atuar;
  5. São analisados critérios como experiência profissional, adequação à cultura da empresa, traços de liderança e raciocínio analítico;
  6. É traçado um perfil do candidato que será enviado para avaliação de comitês de seleção na região em que o candidato está participando e em alguns casos é enviado para a matriz nos EUA.

Como é trabalhar no Google Brasil?

O Google possui duas sedes no Brasil, sendo uma em São Paulo e outra em Belo Horizonte. A sede de São Paulo atende a área de vendas e recebe clientes. Já na sede de Belo Horizonte, o foco do negócio é a área da engenharia e desenvolvimento.

Os funcionários do Google são liberados para dedicar uma parte de seu tempo para desenvolver projetos particulares. Estes mesmos projetos podem ser incorporados ao portfólio da empresa.

A sede de São Paulo fica localizada em um prédio luxuoso de fácil acesso e que proporciona muito conforto para os seus colaboradores. Ao entrar na empresa, você já é surpreendido com a recepção.

O local disponibiliza uma área de lazer/eventos para todos os seus funcionários. É possível se servir de todo tipo de bebida como suco, refrigerante e água de forma gratuita, já que fica disponível em uma geladeira.

O refeitório é liberado para todos os funcionários e possui um design diferenciado. Segundo informações, há possibilidades de convidar amigos para comer algumas vezes com você e desfrutar desse ambiente.

veja também:
60 frases de Bill Gates sobre negócios e sucesso

A área de descanso disponibiliza redes e colchonetes para que o funcionário descanse após o almoço ou no intervalo do trabalho. A decoração foi feita exclusivamente para deixar esse ambiente aconchegante.

Na sala de jogos é liberada para os colaboradores jogarem os últimos lançamentos de jogos eletrônicos e outros modelos. A intenção é fazer com que os funcionários se divirtam nos seus intervalos de trabalho.

Na sede do Google em Belo Horizonte as salas de trabalho são mais tradicionais, mas a empresa também disponibiliza áreas de lazer como salão de beleza/barbeiro, sala de jogos, estúdio musical, entre outras opções.

Em Belo Horizonte é que está instalado o Centro de Engenharia e a sede já está na cidade há mais de 10 anos. O espaço se dedica a pesquisa, desenvolvimento e controle estatístico das buscas dos usuários.

A cidade foi a primeira sede do Google no Brasil e tem o suporte de profissionais do São Pedro Valley que faz alusão ao Vale do Silício que fica nos EUA. A região é repleta de startups que estão crescendo no país.

Se você queria saber como trabalhar no Google no Brasil, este post esclareceu algumas dúvidas. Agora é só entrar no site que informamos para você, procurar uma vaga adequada para a sua área, se candidatar e aguardar ser chamado para participar da seleção.