Como trabalhar no Uber Eats: saiba como se tornar um entregador

Na última década, a popularização dos smartphones e o maior uso da internet móvel causou um grande impacto sobre o consumo. Através dos aplicativos, é possível comprar um produto com apenas alguns cliques, sem a necessidade de se locomover ou pegar filas. Ademais, os produtos são entregues no endereço solicitado dentro de um prazo cada vez mais curto. 

Assim, a quantidade de entregadores teve um grande salto nos últimos anos. Em especial, os entregadores autônomos, que realizam entregas de refeições e produtos via aplicativos com seus próprios veículos. 

Neste artigo, vamos falar sobre como se tornar um entregador do Uber Eats, o serviço de delivery da Uber. Confira!

Uber Eats, conheça o serviço de delivery de comida da Uber

A Uber é uma empresa de tecnologia que se tornou conhecida por oferecer um serviço de transporte privado, que é chamado via aplicativo. Fundada em 2009, a empresa lançou seu aplicativo e começou seus serviços na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Posteriormente e com muita rapidez, expandiu para outras cidades, estados, até chegar a outros países. Em 2012, chegou ao Brasil, primeiramente na cidade do Rio de Janeiro, depois em São Paulo. 

Atualmente, seu serviço de transporte possui diversas modalidades (do popular  Uber X até o Uber Black com seus carros de luxo) e está disponível em mais de 60 países. E, com o sucesso do modelo de negócios da empresa para o setor dos transportes privados, em 2014, a Uber lançou um novo aplicativo de serviços: o Uber Eats. 

Em suma, se trata de um serviço de delivery de comida. Os restaurantes (e agora supermercados) cadastrados oferecem cardápios com os produtos disponíveis  através do aplicativo exclusivo. Uma vez que se realiza a compra dos produtos, o restaurante recebe o pedido e prepara o pacote. Então, o entregador cadastrado é chamado para retirar o pedido no restaurante e entregar no local indicado pelo cliente. Toda essa comunicação, do pedido inicial à entrega final, acontece através do aplicativo Uber Eats. 

O serviço chegou no Brasil em 2016, cobrindo a cidade de São Paulo. Mas, hoje está presente em quase 200 cidades brasileiras, espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal. É um forte concorrente da brasileira Ifood, que ocupa o posto líder no setor de entrega de comida via aplicativo na América Latina. 

As modalidades do Uber Eats para entregadores

É possível realizar entregas na Uber Eats não só com carro e motocicleta, como também com bicicleta. Exclusivamente para quem vive na cidade de São Paulo, é possível se cadastrar para fazer entregas a pé também. 

Mas, ao contrário do serviço de transporte de passageiros, não importa o modelo do veículo usado para as entregas no Uber Eats. As únicas especificações da empresa sobre os veículos é de que eles estejam com os documentos em dia e que sua fabricação não seja anterior ao ano de 1996. Fora isso, qualquer veículo em boas condições pode realizar entregas. 

Quais são os critérios para se tornar um entregador da Uber Eats?

Para se tornar um entregador da Uber Eats, é necessário ter mais de 18 anos, e possuir um veículo para realizar entregas. E, claro, apresentar todos os documentos solicitados durante o cadastro. 

Já sou motorista da Uber, posso fazer entregas pela Uber Eats? Sim! Motoristas da Uber podem atualizar seus cadastros na plataforma e habilitar a opção de entrega. Assim, não é necessário fazer um novo cadastro nem enviar novos documentos. Depois, é só abrir o aplicativo do Uber Eats, fazer login com os seus dados e começar suas entregas. 

Quais são os documentos necessários para se cadastrar no aplicativo?

Para realizar o seu cadastro na Uber Eats é só acessar a área de entregas do site oficial e clicar em “Inscrever-se agora”. E, em seguida, preencher os formulários com dados pessoais e enviar os documentos necessários. Confira quais são:

Para quem vai fazer entregas de carro ou motocicleta:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH): nas categorias AB, AC, AD, AE ou A para quem vai se cadastrar com motocicleta. Já para quem vai usar o carro nas entregas, as categorias aceitas são: AB, AC,AD, AE, B, C, D ou E;
  • Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV);
  • Foto de perfil atual, com boa qualidade e iluminação. 

Para quem vai fazer entregas de bicicleta ou a pé

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certificado de Pessoa Física (CPF);
  • Foto de perfil atual, com boa qualidade e iluminação.

Ah, e não vale enviar fotocópias ou documentos digitalizados na hora de se cadastrar! Todos os documentos devem ser fotografados nos seus originais durante o cadastro. 

Assim, tome cuidado na hora de fotografá-los. Tenha certeza de que eles aparecem por completo, sem nenhum corte. Confira também se a imagem está nítida, se não aparece nenhuma sombra ou objeto indesejado. Porque qualquer problema detectado com as fotografias podem resultar na recusa do cadastro pelos analistas da Uber. 

Como funcionam os ganhos com o delivery no Uber Eats?

Na Uber Eats, os entregadores ganham um valor a cada entrega que fazem. Assim, quanto mais entregas faz por dia, maior o seu ganho no aplicativo.

No entanto, os valores de entrega não são fixos. Eles dependem de três fatores distintos:

  • Taxa de retirada: ao retirar um ou mais pedidos no restaurante cadastrado, o entregador ganha uma taxa fixa. Ela varia de acordo com o restaurante e é multiplicada quando se atende mais de um restaurante, dependendo da distância deles.
  • Taxa de entrega: para cada pedido que entregar aos clientes finais, o entregador ganha uma taxa fixa.
  • Distância percorrida: enfim, a distância percorrida do restaurante até o local de entrega do pedido também é calculada pelo sistema do aplicativo da Uber e somada às taxas anteriores.

No aplicativo, é possível ver o valor final da entrega e o detalhe, com cada um desses três fatores especificados. Mas vale lembrar também que esses valores variam de acordo com a cidade em que se realiza a entrega. 

Nesse sentido, em algumas cidades, existe um quarto fator que influencia os ganhos do entregador: o tempo. O aplicativo calcula o tempo previsto para a entrega do pedido e o entregador ganha um valor por minuto com base nesse tempo. 

Por fim, a Uber realiza o pagamento dos seus entregadores uma vez por semana, diretamente na conta bancária cadastrada. No aplicativo, é possível acompanhar o valor de cada entrega na seção “Ganhos”. Além do extrato unitário, o aplicativo também calcula o total de ganhos diários e semanais.