Comprar TCC vale a pena? Entenda as consequências

A venda de trabalhos acadêmicos prontos não é novidade no meio acadêmico, mas ela com certeza se tornou ainda mais forte com a internet. Com apenas uma busca, é possível encontrar pessoas e até empresas que oferecem o serviço e prometem trabalhos prontos num curto prazo.

E a pergunta “Será que vale a pena comprar o TCC?” surge na cabeça de vários alunos próximos a se formarem.

À primeira vista, comprar o TCC pronto parece uma forma mais prática e rápida de conseguir o tão sonhado diploma, mas a realidade não é bem essa. Por mais que a ideia pareça boa aos olhos de quem está sem tempo ou simplesmente desinteressado, as consequências não são nada boas.

Nesse artigo, falamos sobre essas consequências e respondemos definitivamente se vale a pena ou não comprar TCC pronto.

Confira!

Vale a pena comprar TCC? 

A resposta é: NÃO! E vamos explicar os motivos.

1. Comprar ou vender qualquer trabalho acadêmico é ilegal

Em primeiro lugar, tanto o ato de comprar quanto de vender trabalhos prontos configura crime de falsa identidade (previsto no Art. 307 do Código Penal). Isto é, quando alguém se passa por outra pessoa a fim de obter vantagem sob uma situação. Afinal, ambos os envolvidos estão mentindo sobre a autoria daquele documento perante a instituição de ensino, que é responsável por avaliar a produção acadêmica de seus alunos. Desse modo, a instituição entende que há falsificação de identidade e pode acionar a justiça.

A pena para este ato é de 3 meses até 1 ano de detenção (caso haja algum agravamento) ou pagamento de multa. Embora a maioria dos casos não resulte em reclusão, a condenação por falsa identidade fica no histórico da pessoa. E isso pode trazer complicações para o futuro, como o impedimento na participação de concursos públicos e até de exercer a profissão, por exemplo.

No caso dos alunos do Direito, a condenação por falsa identidade na compra de TCC é gravíssima e pode resultar na cassação da carteirinha da OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros).

2. Se detectada a compra do TCC, você pode perder o diploma

Existem muitos motivos que levam uma pessoa a comprar um TCC pronto, mas a finalidade é sempre a mesma: conseguir o diploma universitário. Pois fazer o TCC é uma etapa obrigatória na formação de qualquer universitário, seja na graduação ou pós-graduação. É nesse trabalho que o aluno demonstra os conhecimentos adquiridos ao longo do curso é introduzido à prática da pesquisa científica.

Por outro lado, a compra do TCC pode até parecer uma forma mais fácil de alcançar o tão sonhado diploma e enfim exercer sua profissão. Mas só à primeira vista. Porque é só pensarmos um pouquinho a mais para entendermos que nada é tão fácil assim.

Já falamos aqui que, quando a faculdade detecta que aquele trabalho não foi escrito pelo aluno que o apresentou, ela pode acionar a justiça. No entanto, a instituição de ensino também pode impor sanções ao aluno que optou por não fazer seu próprio trabalho.

Apresentar o trabalho de outra pessoa como sendo sua (comprado ou não) configura fraude acadêmica, o que é gravíssimo. Nesse caso, é instituído um processo administrativo ou disciplinar contra o aluno. A punição varia, sendo a mais leve a reprovação do TCC (que terá que ser refeito). Já a mais grave é a expulsão do aluno. E, caso ele já tenha sido diplomado, a instituição pode tornar o seu diploma nulo.

3. Você só perde como aluno e futuro profissional

Ainda que não seja detectado pela faculdade, comprar um TCC pronto traz grande prejuízo para o aluno. Pois, como já mencionamos anteriormente, é nesse trabalho que o aluno mostra seu aprendizado no curso que escolheu fazer. Mas não só: o TCC também funciona como uma introdução à pesquisa científica e à escrita de trabalhos acadêmicos com excelência.

E por mais que pareça que esse trabalho é importante somente para quem pretende fazer carreira acadêmica, a realidade não é bem essa. Pois o TCC também tem influência na prática profissional: ele nada mais é do que um processo de investigação de um problema concreto de uma área do conhecimento. Para isso, utiliza-se o método científico

A vantagem é que nele você terá o auxílio de um orientador durante todo o processo, garantindo que você estará no caminho certo e te ajudando a consertar erros cometidos no meio do caminho. Sem contar que, em muitas áreas, o TCC pode ser adicionado ao portfólio profissional, ajudando na entrada do mercado de trabalho.

Ao delegar a produção do TCC para outra pessoa, você não só perde a oportunidade de aprender mais sobre o tema. Mas também sobre como aplicar o método científico e todo o processo de pesquisa. Você também perde as contribuições que receberia do orientador, bem como a oportunidade de identificar erros e aprender com eles. Tudo isso é importantíssimo para os profissionais, independente da sua área de atuação.

Em outras palavras: quando você compra o TCC, entra no mercado de trabalho despreparado. E terá que lidar com as consequências disso no futuro.

4. Altas possibilidades de um trabalho de baixa qualidade!

Não bastasse todas as consequências que já apontamos, há um detalhe a mais: a porção majoritária dos trabalhos comprados têm uma qualidade baixíssima.

Como se trata de uma atividade ilegal, é muito difícil conferir se a pessoa que está fazendo aquele TCC possui os conhecimentos necessários para fazer um bom trabalho. Além disso, é normal que esses serviços tenham prazos curtos – o que impossibilita um trabalho de pesquisa aprofundado como um TCC deve ter. Assim, é comum que esses trabalhos promovam análises rasas sobre o tema, o oposto do que é exigido de um universitário ao fim da sua graduação.

Outro ponto importante é a escrita. Durante a realização do TCC, muitos alunos travam durante a escrita, ainda que o processo de pesquisa seja tranquilo. Esse problema é geralmente atenuado pelo orientador, que faz correções, sugestões e aponta a reescrita de alguns trechos.

Ter feito um número grande de TCCs não é atestado de que a pessoa escreve bem nem que tem experiência com pesquisa científica. Qualidade não está necessariamente ligada à qualidade nesses casos. O tempo curto também contribui para uma escrita apressada e que geralmente não passa por revisões.

Todos esses são pontos importantes na avaliação da banca do TCC. Quando a análise e a escrita da pesquisa não são boas, maiores a chances da nota ser ruim – ou do TCC sequer ser aprovado.

Ah, é importante destacar que não existe acompanhamento desse tipo de trabalho. Então, você só vai ver se o trabalho está bem feito (inclusive se respeita as normas da ABNT quando recebê-lo). E não terá direito a pedir alterações.

5. Grandes também são as chances de cair em um golpe

O serviço de venda de TCC é o cenário propício para golpes. Afinal, não há garantias. Em muitos casos, o trabalho já pago simplesmente não aparece na data combinada – nem depois dela. Em outros, o trabalho é entregue, mas com um detalhe: trata-se de uma pesquisa feita por outro estudante, copiado e vendido sem o seu conhecimento. E aqueles que venderam os trabalhos desaparecem sem dar explicações.

Quando isso acontece, os problemas dobram. Pois copiar o trabalho de outra pessoa é plágio, isto é, uma violação de direitos autorais (Art. 184 do CP). No meio acadêmico, o plágio é um ato de gravidade máxima e pode comprometer a carreira profissional da pessoa que o pratica.

6. É antiético

Além de tudo, não podemos deixar de dizer que pagar para outra pessoa fazer o seu TCC é um ato totalmente antiético. Ou seja, vai contra os valores e princípios que regem o comportamento em relação às outras pessoas e também às instituições.

Ter um comportamento antiético é definitivamente uma péssima forma de terminar a sua formação e entrar em uma nova profissão.

Como a banca avaliadora sabe se o TCC é comprado?

Ao contrário do que muitos pensam, professores universitários conseguem identificam um trabalho entregue que não foi feito pelo aluno com facilidade. A principal razão para isso é que eles não estão alheios aos seus alunos.

Então, não é de se estranhar que um professor desconfie do aluno que não passou pela orientação durante o semestre e apareça com o trabalho pronto. Ou que passou pela orientação, mas sempre dava desculpas para não mostrar a que ponto estava sua pesquisa até apresentá-la pronta na data de entrega.

Ainda que todos os alunos de uma turma fizessem seus TCCs sobre o mesmo tema, o resultado seriam trabalhos diferentes. Isso porque há diversas formas de abordar um assunto numa pesquisa científica: seja no recorte ou delimitação do tema, no tipo de pesquisa e, claro, na escrita. E é justamente a escrita do trabalho que costuma delatar os alunos para seus professores.

Pois ao comparar o estilo de escrita do TCC com outro trabalho que você já fez para a faculdade, o professor irá notar a diferença. E como a banca de avaliação é sempre composta pelo professor-orientador e mais um professor do curso, é muito raro que um caso desse passe despercebido.

Além disso, há também a questão da apresentação oral do TCC, também conhecida como defesa. Embora não seja obrigatória, ela é altamente recomendada pelos professores. Pois é na defesa que o aluno expõe sua pesquisa para a banca, responde questões sobre ela e escuta o parecer dos avaliadores.

Quando o aluno não sabe responder sobre o processo de pesquisa ou sobre o conteúdo dela ou sobre suas escolhas, é sinal fortíssimo que há algo de errado. E os professores que compõem uma banca avaliadora estão sempre atentos.

Resumindo…

Vale a pena comprar TCC? De forma alguma! Comprar TCC pode, na verdade, trazer várias complicações para a sua formação e vida profissional, como vimos.

Embora muitos alunos fiquem assustados só de ouvir falar de TCC, o trabalho não é um bicho de sete cabeças. É muito melhor se empenhar em fazer um bom trabalho autoral do que recorrer a outras pessoas.

E se você sentir alguma dificuldade ou estiver com problemas em se organizar ou tem um tempo curto, recomendamos que converse com seu orientador. Ele poderá te ajudar a planejar e executar a pesquisa dentro das suas possibilidades e com a melhor qualidade possível.