Comprometimento: saiba qual a importância e benefícios no trabalho

O comprometimento é uma característica muito buscada pelos recrutadores no momento de composição de uma equipe. Essa avaliação já começa a ser feita com a observação no compromisso com o horário marcado para a entrevista.

Isso porque pessoas com esse atributo são essenciais para o desempenho de uma empresa de sucesso. Por isso, tanto as empresas contratantes quanto sua equipe, precisam conhecer a importância do comprometimento no trabalho e trabalhar em busca de melhorias.

Nesse artigo vamos falar sobre qual a importância e os benefícios do comprometimento, e como trabalhar essa característica para o avanço da equipe e da empresa. Quer saber mais? Continue lendo e confira!

O que significa ter comprometimento?

O comprometimento representa o nível de compromisso de uma pessoa em relação a algo ou alguém. Considerando essa característica em relação a vida profissional, comprometimento é aquilo que te leva a cumprir com responsabilidade todas as questões impostas a você ou a sua equipe.

Do mesmo modo, uma empresa também precisa ter comprometimento com seus colaboradores, para que assim esse relacionamento de compromisso entre contratante e contratado seja recíproco e gere bons frutos.

Essa característica, além de responsabilidade nas ações, também envolve o modo como o trabalho deve ser feito. É preciso ter compromisso não somente para realizar, mas para realizar tudo com excelência.

Além da responsabilidade de cumprir tudo aquilo que foi delegado a você, o comprometimento gera ações conscientes de que os resultados gerados precisam ser os melhores.

Seja para cumprir horários ou para alcançar metas, o comprometimento é essencial para o sucesso individual e coletivo.

Por que isso é importante?

As pessoas tendem a somente se responsabilizar por aquilo que as importam.

Imagine trabalhar em uma empresa descompromissada com seus funcionários, que não oferece suporte, ajuda, nem treinamentos, e ainda por cima nunca paga corretamente? Uma empresa assim acarretará para si uma grande quantidade de processos trabalhistas, funcionários descompromissados e uma imagem suja no mercado.

É possível que esse tipo de empresa seja um perfil de sucesso? Certamente essa empresa fechará suas portas o quanto antes.

Em outra situação, imagine uma empresa compromissada, mas que contrata funcionários sem comprometimento nenhum. Há funcionários faltosos, que não cumprem suas obrigações e nem se esforçam para alcançar as metas. Com isso, por mais que essa empresa queira avançar e crescer, seu desempenho ficará travado por uma equipe que não se importa com os resultados.

Dessa forma, existem duas soluções para essa empresa. Uma solução é tentar aplicar técnicas para mudar o nível de comprometimento de sua equipe atual. E a outra, é substituir a equipe e realizar um processo de seleção mais rígido nessa questão, perdendo todo o investimento já feito.

Ou seja, é impossível ter sucesso em um negócio onde há falta de comprometimento de todas as pessoas envolvidas. A ausência dessa característica gera prejuízos e frustração para ambos os lados.

Benefícios de uma equipe comprometida

Equipe comprometida com o trabalho

Quando há reciprocidade no comprometimento entre a equipe, a organização como um todo consegue se projetar para a conquista de objetivos mais altos e ousados!

Afinal, a empresa deixa de ser de um dono só e passa a ser de toda uma corporação, que irá colaborar entre si para realizações individuais e coletivas.

veja também:
28 frases de Elon Musk: o empreendedor sensação da Tesla e SpaceX

Uma equipe comprometida veste a camisa da empresa e está disposta a investir tempo e esforço para superar as expectativas de resultados. Sendo assim, os contratantes se importarão e se responsabilizarão pelo desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa. E da mesma forma, os contratados se importarão e se responsabilizarão pelos resultados, avanço e crescimento da corporação.

Como benefício desse comprometimento, a visão da equipe estará unificada em um mesmo foco, o planejamento se tornará mais eficiente e os resultados alcançados serão melhores do que os esperados.

Além disso, o relacionamento e a comunicação entre as pessoas se tornará mais claro, objetivo e humanizado. Tudo aquilo que a empresa projetar será alcançado, todo esforço trará um resultado significativo. Os benefícios se estenderão mutuamente para empresa e funcionários.

Como incentivar o comprometimento da equipe

Equipe comprometida com o trabalho

Antes de tomar decisões sérias como demissão e troca de equipe, vale a pena tentar alguns métodos para transformar a situação e resgatar o comprometimento da equipe atual. Confira a seguir algumas dicas para incentivar o compromisso de uma equipe:

1. Desenvolva relacionamentos

Para gerar maior comprometimento entre os participantes da equipe, é preciso desenvolver um relacionamento humanizado com cada um.

As pessoas precisam entender que suas responsabilidades afetam outras pessoas, e não apenas uma instituição. Ao desenvolver um relacionamento, os contratados se sentirão mais incentivados a lutar por um objetivo, pois verão que seus atos geram impactos na vida de outras pessoas.

Muitas empresas estão tão focadas nos números, que esquecem que as pessoas são a parte mais importante de sua estrutura. Cada um tem uma vida, uma história, guerras pessoais, sonhos, é preciso enxergar a pessoa que está por trás dos números.

É preciso mostrar a importância de cada um, fazer com que vejam que são essenciais para as conquistas da empresa, e não funcionários descartáveis e substituíveis. No momento em que a equipe identificar o comprometimento da empresa para com ela, o comprometimento dela para com a empresa será restaurado.

2. Integre todas as pessoas

Independente da função de cada integrante da equipe, todos são importantes. As ações, por mínimas que sejam, gerarão um tipo de resultado.

Por isso, é preciso investir em integração de cada pessoa dentro da empresa. Uma equipe dividida dificilmente avançará. É importante que todos estejam com a mesma visão, buscando um mesmo objetivo.

Quando uma empresa valoriza algumas funções mais do que outras, isso pode gerar ciúmes e competição. Dessa forma, o trabalho em conjunto será prejudicado. Cada pessoa precisa entender sua importância e torcer pelo sucesso do outro, sabendo que quando um cresce, todos ganham.

Propor dinâmicas e trabalhos em conjunto, alternar pessoas e funções quando possível e realizar confraternizações, são ótimas estratégias para gerar ou melhorar a integração das pessoas.

3. Reconheça conquistas

Pessoas se sentem mais motivadas quando suas boas ações são reconhecidas e celebradas.

Muitas empresas são boas para cobrar de forma rígida e repreender seus funcionários por qualquer erro ou falta de resultados. Mas no momento em que o funcionário gera algum benefício ou acalça um objetivo, esse feito é passado em branco.

Ou até mesmo pessoas que sempre acertam e conquistam, e no primeiro erro, são condenadas e penalizadas. Tudo isso gera frustração e desmotivação para a equipe. Afinal, por que se esforçar se isso não será levado em consideração?

veja também:
O que você sabe sobre nossa empresa? Como responder na entrevista

A falta de reconhecimento está entre uma das maiores causas de queda no desempenho de pessoas no trabalho. Por isso, é importante reconhecer as conquistas da equipe e comemorar cada uma delas, por menores que sejam. Essa é uma excelente forma para resgatar ou desenvolver o comprometimento.

4. Melhore a comunicação

Como vimos acima, é importante desenvolver relacionamentos para gerar comprometimento. Do mesmo modo, é importante também melhorar a comunicação entre a empresa e os funcionários.

Para o cumprimento das metas e dos objetivos, é preciso que a equipe entenda o que deve ser feito. Cada pessoa precisa ter clareza do que a empresa espera de seu trabalho.

É importante sempre comunicar os projetos e planos, deixar claro quais as metas e os objetivos a serem atingidos. Assim como sempre informar qual o tempo determinado para o alcance de cada realização.

No momento de cobrança de resultados, o modo como isso será feito pode ser determinante. Conversar sobre os resultados com incentivo, auxiliará no comprometimento de forma eficaz. No entanto, usar repreensões e cobrar com pressão trará um efeito contrário.

É preciso conhecer a melhor forma para falar com cada pessoa. Respeitar cada particularidade, nível de relacionamento e considerar a maturidade das pessoas para lidar com correções mais diretas.

5. Proponha desafios

Uma das melhores maneiras para incentivar o comprometimento de uma equipe, é não deixar que o trabalho caia na rotina. A rotina conduz as pessoas para uma zona de conforto, prejudicando assim o comprometimento para avançar.

Propor desafios é uma maneira eficiente de fazer com que a equipe se esforce e se comprometa afim de alcançá-los. Dessa forma, as pessoas se sentem instigadas a sempre superar os seus limites.

Mas atenção, essa técnica será mais eficiente se as dicas anteriores também forem aplicadas em conjunto. Pois uma pessoa que já está desmotivada por outros motivos, não se importará muito com os desafios.

Para que haja esse comprometimento, a equipe precisa sentir que terá algum retorno, que será reconhecida, que valerá a pena.

Por isso, o desafio é um passo ótimo para a manutenção do comprometimento de uma equipe. Evitando assim, a paralisação do desempenho, do compromisso e da motivação.

Aprendeu mais sobre a importância do comprometimento no trabalho? Gostou das dicas de como ter uma equipe comprometida? Então coloque tudo isso em prática e alcance o sucesso desejado! Além disso, compartilhe esse artigo com seus amigos em suas redes sociais! Essa pode ser uma ótima maneira de alcançar sua equipe com essas dicas!