Conclusão de TCC: saiba como escrever e definir

Antes de finalizar o seu trabalho de conclusão de curso, você deve se concentrar no último capítulo do projeto: a conclusão de TCC. Tão importante quanto qualquer outro tópico do seu estudo, a conclusão precisa ser elaborada com bastante critério e cuidado.

Quando você for fazer a conclusão, seu trabalho já precisa estar finalizado, pois não há como desenvolvê-lo se não estiver com todas as informações fechadas. Pode parecer complicado desenvolvê-la, por isso, foi criado esse artigo com o objetivo de apresentar informações importantes para ajudar você na criação da sua conclusão. Acompanhe!

O que é a conclusão de TCC?

A conclusão do TCC é o fechamento do seu projeto. Deve apontar todas as descobertas diante de pesquisas e investigações ao longo da elaboração do texto monográfico.

O autor deve deixar claro de que forma encontra-se o seu trabalho atual, bem como informar quais serão as diretrizes para a melhoria e avanço da temática abordada em seu projeto.

Pode ser considerado mais um capítulo dentro do seu projeto, mas deve ser desenvolvida de forma mais curta que os outros. No máximo utilizar duas laudas.

As informações precisam ser decisivas, importantes e objetivas, mas abrindo espaço para a continuidade dos estudos sobre o tema abordado.

A conclusão precisa ser escrita para alguém que nunca leu o seu projeto, pois é muito comum as pessoas iniciarem a leitura de um trabalho pela introdução ou conclusão. Para tanto, você precisa se esforçar para convencer que o seu projeto é bom, relevante e merece ser lido.

O último parágrafo é a parte mais estratégica de um trabalho de conclusão de curso. Como está posicionado bem no final do projeto, seu objetivo é fundamental para todo o trabalho. Procure se beneficiar disso, fazendo o público analisar cada situação, após ler o seu trabalho.

Para que serve a conclusão de TCC?

Serve para retomar o que foi feito ao longo do trabalho, mas de forma resumida, para mostrar que o objetivo geral foi atingido. Se ao longo do seu projeto foi apresentada uma situação-problema, esse será o momento de apresentá-la novamente e respondê-la.

O objetivo da conclusão de seu trabalho é resumir toda a sua pesquisa e argumentos para quem for fazer a leitura dele. Você pode chamá-lo para a ação, se achar necessário. Não repita as coisas que já disse durante toda a monografia, mas reescreva o tema e os pontos abordados de uma forma que tenha ligação entre eles. Construa um pensamento completo.

Você não pode trazer surpresas para o leitor. A sua conclusão servirá apenas para fazer um fechamento sobre tudo que foi discutido, mostrando qual a lição que pode ser tirada na abordagem do seu trabalho de conclusão de curso. Ao fazer isso, você traz algo novo ao texto, mas sem levantar maiores discussões.

Como deve ser escrita a conclusão de TCC?

Ela deve ser escrita com as próprias palavras do aluno, portanto, não é obrigatório o uso de citações de autores. Você deve escrevê-la usando a criatividade e tudo o que aprendeu durante a sua pesquisa.

O parágrafo de conclusão é a última oportunidade que você tem de usar o seu poder de persuasão para convencer a banca avaliadora sobre a sua capacidade de estudo durante o seu projeto. Será o momento de mostrar que a sua pesquisa valeu a pena e que você tem a resposta correta para ela.

Ao escrever a conclusão, saiba que as pessoas podem discordar da solução proposta por você. Para que isso não aconteça, você precisa usar todo o seu poder de convencimento para mostrar que os seus estudos podem contribuir com outros projetos de pesquisa.

Aponte para os problemas que você encontrou durante a sua pesquisa. Se necessário, você pode fazer uma recomendação de como continuar a pesquisa a partir do seu projeto. É a oportunidade de mostrar que a sua verdade não é absoluta.

Como fazer a conclusão de TCC?

Para criar a conclusão do seu TCC, é preciso seguir uma estrutura bem definida, pois tudo será examinado pela banca avaliadora. Portanto, tenha bastante cuidado ao desenvolver esse tópico.

Como é o lugar onde você dá seus pensamentos finais sobre o assunto, não deve abrir uma nova discussão. Por isso, um erro muito comum é utilizar a conclusão para fazer ressalvas, pois uma ressalva que não foi abordada durante a monografia, não pode aparecer na conclusão, pois ela seria um argumento novo.

Se você quiser fazer alguma ressalva, faça no próprio desenvolvimento, utilizando os argumentos corretos. A conclusão tem que dar ao público uma sensação de encerramento em vez de confundí-los com qualquer nova ideia.

Outro ponto a destacar é o tom do trabalho de pesquisa que deverá ser consistente por todo o texto. Fique atento quando for terminar a pesquisa acadêmica com uma conclusão sentimental ou emocional.

A conclusão deve ser uma extensão de tudo o que foi abordado nos tópicos anteriores e não pode ficar isolada dentro do seu projeto. Deve ter um elo com esses tópicos discutidos no TCC. Portanto, a consistência é a chave para a conclusão do seu trabalho.

Em algumas instituições, usa-se o termo “considerações finais” no lugar de conclusão. O ideal é que você consulte o manual da universidade/faculdade que você estuda para não ter erros na apresentação de seu trabalho.

Como desenvolver passo-a-passo a conclusão de TCC?

A sua conclusão de TCC deverá ser avaliada conforme os critérios abaixo:

1. Análise e contribuição para o meio acadêmico

O primeiro ponto deve conter as análises sobre o que foi feito durante o processo de pesquisa e desenvolvimento do tema para ser entendida a verdadeira intenção do estudo e como contribuiu para o seu TCC.

Deve ser escrito totalmente com as palavras do acadêmico, sem fazer citações externas.

O ideal é abordar os passos por parágrafos, assim fica mais fácil para estruturar. Tudo que o aluno precisa fazer é escrever de forma clara e com no máximo cinco linhas.

Logo de início é preciso mostrar ao leitor, de uma forma mais generalizada, o que foi estudado, quais os resultados obtidos e no que contribuiu para melhorar a vida do público-alvo. Sem a presença de frases ou pensamentos de outros autores.

Considere usar os verbos “analisar”, “avaliar” e “compreender” para iniciar a sua conclusão. Dessa forma, ficará mais fácil para completar o restante do texto.

2. Apresentação dos resultados

Nesse momento, é necessário colocar os resultados de uma forma geral, com as informações contidas no próprio texto, mas sem precisar se aprofundar muito no texto. Deve-se contar o que aconteceu de forma impessoal, sempre na terceira pessoa.

Todos os dados contidos nesse parágrafo precisam ser extraídos do desenvolvimento, não podendo colocar nenhum tipo de fonte terceirizada, tudo deve ser estar dentro do trabalho escrito pelo aluno.

A apresentação dos resultados é a parte em que são colocados todos os dados da sua pesquisa, na ordem em que ocorreram. Entenda como se você tivesse contando um fato, mas na visão de outra pessoa. O tamanho ideal desse parágrafo é de seis linhas.

3. Fechamento dos resultados

Aponte com clareza, e de forma geral, os resultados da pesquisa e informe se os objetivos foram alcançados na conclusão. Essa é a parte em que o público precisará ter uma resposta definitiva para cada objetivo. Você poderá escolher mostrar as respostas dos objetivos por meio de um parágrafo único ou dividí-los.

4. Resultado de cada recurso apresentado

Neste tópico, é imprescindível que sejam listados cada método que você utilizou para chegar aos resultados. Você deve colocar em subdivisões diferentes cada método como o livro, tese, questionário, equipamento, entre outros, pois essa estrutura será avaliada pela banca.

5. Melhorias ou dicas para próximas pesquisas

Esse é o ponto onde você precisa dizer o que pode ser feito para a melhoria da pesquisa. A partir dele, é possível imaginar desenvolver temas mais aprofundados. Pode justificar que a falta de tempo ou pela delimitação do assunto não foi possível ir além do que foi feito no trabalho de conclusão de curso.

Considere usar o prazo muito curto, recursos escassos e o tema bem restritivo, como justificativa que levaram você a deixar interrogações para serem resolvidas por próximas gerações.

Tome cuidado para esse tópico não ser confundido com os objetivos específicos, mas caso tenham algumas questões que não puderam ser abordadas pelo TCC, é permitido colocá-las de forma discreta na conclusão.

6. Contribuição e conclusão

Para que um trabalho seja feito é preciso ter um problema que deve ser solucionado durante todo o processo de desenvolvimento do TCC. Você precisa mostrar os dados necessários que foram utilizados no método para encontrar a solução.

Nessa parte da conclusão, você precisa confirmar se o obstáculo a ser vencido foi superado, se não foi superado ou se não pode ser superado. O ideal é que ele tenha sido alcançado e estejam alinhados ao objetivo geral de seu TCC.

Com as nossas dicas de conclusão de TCC você tem uma noção de como deve aplicar na hora de fazer a sua. Portanto, mãos à obra!