Concurso público: Aeronáutica lança edital para cargo de Sargento em 2020

A Aeronáutica do Brasil, ramo aéreo das Forças Armadas do Brasil, publicou recentemente um edital com 156 vagas para o cargo de Sargento. As inscrições estão abertas a partir de hoje (13), e vão até o dia 12 de fevereiro. 

As Vagas

As vagas são relativas ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), ministrado no internato militar da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em Guaratinguetá (SP), a ser iniciado e 2021 e tem duração de 1 ano.  

As vagas são abertas à cidadãos brasileiros, de ambos os sexo que atendem os pré-requisitos. Eles são: ter entre 17 e 25 anos (completos até 31 de dezembro de 2021), ensino médio completo e curso técnico nas áreas específicas.

As especialidades descritas pelo edital são:

  • Administração: 40 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico de Administração ou Contabilidade.
  • Eletricidade: 10 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico em Eletroeletrônica.
  • Eletrônica: 26 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico de Nível Médio em Eletrônica
  • Enfermagem: 42 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico em Enfermagem.
  • Laboratório: 5 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico em Patologia Clínica (ou Análises Clínicas).
  • Obras: 6 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico em Edificações (ou Construção Civil). 
  • Pavimentação: 3 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico em Estradas.
  • Radiologia: 5 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico em Radiologia (ou Operação de Equipamentos Médicos e Odontológicos).
  • Informática: 16 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico em Informática.
  • Topografia: 3 vagas. Necessário diploma de Curso Técnico em Topografia (ou Geodésia e Cartografia)

Os selecionados terão ingresso em 2021. No caso de candidatos que ainda não tiverem completado 18 anos, é necessária autorização pelo responsável legal.

Para continuar o processo seletivo, é necessário pagar uma taxa de R$60,00. Candidatos de baixa renda podem pedir isenção de pagamento no momento de realização de cadastro, durante todo o período de inscrições. 

20% das vagas são reservadas à candidatos negros. 

O Processo Seletivo

As inscrições serão realizadas entre o dia 13 de janeiro e 12 de fevereiro de 2020, através do site do Sistema de Gerenciamento e Controle de Exames Militares (SGCEM)

O processo seletivo é dividido em 7 partes: 

1) Prova Escrita: Prova com questões de múltipla escolha sobre Língua portuguesa e Conhecimentos específicos relativos à especialidade escolhida pelo candidato. Será realizada dia 26 de abril, a partir das 9h no horário de Brasília.  

2) Inspeção de Saúde (INSPSAU)perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato. 

3) Exame de Aptidão Psicológica (EAP): avaliação de  condições comportamentais e de personalidade para comprovar a inexistência de contraindicação para o serviço militar.

4) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)avaliação de  os padrões individuais de resistência e o vigor físico, de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no cargo.

5) Prova Prática da Especialidade (PPE):avaliação feita por meio de uma banca examinadora constituída por profissionais experientes de cada área.

6) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (HPC): procedimento para verificação de declaração de candidatos negros inscritos aos 20% das vagas reservadas.

7) Validação Documental: procedimento de análise e conferência de documentação requerida para inscrição.

Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão se apresentar na EEAR para matrícula em janeiro de 2021. Após a formação, o aluno será classificado a uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) e será promovido à graduação de Terceiro-Sargento. 

Saiba mais sobre o concurso através do edital divulgado no site do SGCEM, Clique aqui para conferir o edital completo em pdf