Polícia Civil do Distrito Federal abre concurso para o cargo de Escrivão

A Diretora da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal em conjunto com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou um novo edital com vagas para o cargo de Escrivão de Polícia. As inscrições começaram no dia 22 de janeiro e vão até o dia 10 de fevereiro.

As vagas

Para participar do concurso para o cargo, é necessário ter 18 anos completos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir aptidão física e mental para o desempenho do cargo. Outro pré-requisito do edital é possuir diploma de graduação, em qualquer área de conhecimento. Além disso, é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B (carros) ou superior. 

O salário inicial é de R$ 8.698,78 e a jornada de trabalho é de 40h semanais, com dedicação exclusiva. 

Das 300 vagas abertas, 15 delas (5%) são destinadas à candidatos com deficiência e 60 (20%), destinadas à candidatos negros. 

 

O processo seletivo

Todo o processo seletivo será conduzido pelo Cebraspe. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site oficial até as 18h do dia 10 de fevereiro.  

O processo seletivo contará com 2 etapas. A primeira etapa contará com as fases, todas de caráter eliminatório e classificatório:

Provas objetivas:

prova de múltipla escolha dividida em Conhecimentos básicos (com 50 questões) e outra de Conhecimentos Específicos (com 70 questões).  Será realizada no dia 15 de março, no período da tarde e terá duração máxima de 4h30min. 

Prova discursiva:

redação dissertativa sobre um tema da atualidade. Será realizada em conjunto com as provas objetivas.  

Prova prática de digitação:

digitação de um texto pré-definido de 2 mil caracteres. Terá duração de 10 min. Serão avaliados o número de toques e os erros de digitação.

Exames biométricos e avaliação médica:

verificação das condições de saúde dos candidatos para desempenho do cargo, mediante exame físico por médicos do Cebraspe. 

Prova de capacidade física:

Teste físico para verificar capacidade os candidatos de suportar as exigências das atividades físicas a qual terão que passar durante o curso de formação profissional.  

Avaliação psicológica:

Aplicação coletiva e individual de testes psicológicos por membros do Conselho Regional de Psicologia. A avaliação tem como objetivo observar a concentração e atenção, capacidade de memória, tipos de raciocínio, assim como características de personalidade restritivas ou impeditivas para o desempenho das funções do cargo. 

Sindicância de vida pregressa e investigação social

avaliação de conduta e idoneidade moral, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais dos candidatos. 

 

Os candidatos aprovados nas etapas da primeira fase, realizarão o Curso de Formação Profissional (CFP), a segunda fase do concurso. 

O curso tem carga horária de 180h e será ministrado na cidade de Brasília, no período diurno ou noturno. Ao final do curso, será aplicada uma prova de aprendizagem. 

Os candidatos que obtiverem mínimo de 60% dos pontos da prova serão classificados e convocados para assumirem o cargo. 

Confira o conteúdo das provas e outros detalhes do concurso no edital completo em pdf.