Considerações finais do TCC: veja como redigir

Não existe uma receita de bolo de como redigir as considerações finais do TCC, por este motivo, muita gente fica perdida sem saber como prosseguir e precisa de ajuda. Este é um momento importante para resumir a linha de pensamento e mostrar se o trabalho atingiu ou não seu objetivo.

Pode parecer complicado, mas o aluno já passou por todas as etapas para fazer o trabalho, que já está praticamente finalizado. Ele coletou dados, apresentou os resultados e fez as considerações necessárias. Por este motivo, ele não deverá ter problemas para escrever as considerações finais do TCC.

Neste artigo explicamos como fazer as considerações finais do TCC, listamos dicas importantes e trazemos modelos colhidos da internet para servir de inspiração.

Como redigir as considerações finais do TCC

Considerações finais é uma das seções mais livres do trabalho de conclusão, ele é um espaço aberto para o aluno expor suas próprias ideias. É o desfecho do trabalho acadêmico, onde o estudante deverá responder a alguns questionamentos, como:

  • Responder se a pesquisa resolveu o problema proposto, se ampliou a compreensão do problema ou se foram descobertos novos problemas;
  • Responder se as hipóteses levantadas foram confirmadas ou refutadas;
  • Responder se os objetivos gerais e específicos foram alcançados;
  • Responder se a metodologia utilizada foi suficiente para realizar os procedimentos;
  • Responder se a biografia referenciada correspondeu às expectativas;
  • E dar sugestões e recomendações de como lidar com o problema estudado.

As considerações finais do TCC correspondem as principais conclusões que o projeto trouxe para o campo acadêmico.

Não é o momento para fazer a análise dos resultados, isto deve ter sido feito anteriormente em uma seção específica. Nas considerações finais, o TCC já está acabado, então esta seção é uma espécie de relatório geral sobre o trabalho, em que é feito um balanço do que foi apresentado.

Não se deve mostrar nada diferente nas considerações finais do TCC, basta apresentar as informações a respeito de sua atividade, desta forma facilitando a leitura e interpretação de seu trabalho. Não é o momento de apresentar novos conceitos ou algo que não foi apresentado em outras partes do trabalho e também não se deve alterar algo afirmado anteriormente. O ideal é reafirmar o que foi descrito de forma extensa no restante do trabalho.

Diferença entre conclusão e considerações finais do TCC

Para definir se o aluno deve utilizar o termo “Conclusão” ou “Considerações finais” em seu trabalho, primeiro verifique com sua instituição de ensino qual o termo utilizado por ela. Isto pode ser feito lendo trabalhos prontos disponibilizados no site da instituição ou conversando com o orientador do trabalho. Utilizar o termo errado pode impactar a avaliação de seu trabalho.

Utilizar a nomenclatura conclusão dá a ideia de que o assunto chegou ao final e de que sua conclusão é única e definitiva, mas um trabalho de conclusão de curso não é tão completo a ponto de impactar o universo acadêmico. Ele é uma atividade com uma certa profundidade, mas não traz conclusões definitivas que podem alterar o rumo de pensamento da disciplina escolhida. Os temas sempre podem ter outras direções e diferentes conclusões podem ser tomadas.

Por isso, muitas instituições preferem o termo considerações finais do TCC e não conclusão.

No entanto, as regras NBR 14724 e 6022 da ABNT determinam que a estrutura de uma pesquisa deve ser composta de: introdução, desenvolvimento e conclusão. Então, o correto seria utilizar o termo conclusão.

Estrutura das considerações finais do TCC

As considerações finais do TCC devem ser escritas considerando que o leitor não leu o restante do trabalho. É muito comum que ele inicie a leitura pela introdução e depois parta direto para as considerações finais. Então escreva suas considerações se esforçando para convencer o leitor de que vale a pena ler todo o restante do trabalho.

Não existe uma estrutura fixa para redigir as considerações finais do TCC, mas leve em conta os seguintes aspectos:

  • Resumo geral: as monografias costumam ser muito extensas, contendo muita informação. Comece as considerações finais do TCC com um breve resumo do tema e do que foi analisado no desenvolvimento da monografia;
  • Importância: explique a importância do tema para o meio acadêmico, para a sociedade em geral e para você mesmo;
  • Resultados: este é o principal objetivo das considerações finais do TCC, reunir e esclarecer os principais resultados. Utilize uma linguagem simples e clara;
  • Objetivos: revise os objetivos do trabalho um a um, verificando se foram atingidos ou não e descrevendo seu impacto para os resultados do trabalho;
  • Dificuldades e limitações: relate quais foram as dificuldades encontradas (prazo curto, tema restrito, escassez de recursos, etc.) e as limitações (coleta de dados insuficientes, etc.);
  • Melhorias: ao final do trabalho sempre restam perguntas em aberto ou objetivos não alcançados e podem também ter surgido novos questionamentos. Então reconheça os pontos fracos de sua monografia e esboce situações futuras, podendo haver uma evolução da pesquisa em uma futura pós-graduação;
  • Justificativa: fortaleça as considerações finais do TCC mostrando a importância dos resultados obtidos. Todo trabalho traz algum tipo de conhecimento, mesmo quando os objetivos não alcançam os resultados esperados.

Dicas para elaboração das considerações finais do TCC

É importante tomar cuidado na forma que é feita a redação da análise dos resultados. Se eles forem descritos de uma forma simplista e sem mérito, irá desmotivar o leitor a ler todo o trabalho. A relevância dos resultados deve ser reforçada.

Reforce e detalhe os resultados de todos os objetivos que haviam sido listados anteriormente, não deixe nenhum deles de fora, mesmo se não tenha alcançado o resultado esperado. Deixe claro quais objetivos foram ou não alcançados.

Leve em consideração as limitações de uma monografia e deixe isto claro nas considerações finais do TCC. Nem todas as pesquisas irão conseguir ir tão fundo a ponto de chegar ao resultado esperado.

As considerações finais do TCC servem para mostrar a contribuição daquela pesquisa no universo acadêmico da disciplina. Devem mostrar que o trabalho não é somente um número, mas é um trabalho de relevância. Lembre-se de que sua contribuição deve estar alinhada com o objetivo de seu TCC.

Cuidado com o termo conclusão, pois pressupõe que o assunto chegou ao final e o resultado é definitivo. E é muita presunção acreditar que não há mais nada para se investigar sobre algum assunto.

As considerações finais do TCC devem conter alguns poucos parágrafos, por isso, não se estenda muito. Também não é o momento para acrescentar novas referências, então escreva com as suas próprias palavras.

Modelos de considerações finais do TCC

A melhor forma para entender como redigir as considerações finais do TCC é lendo trechos de trabalhos prontos publicados. Listamos abaixo alguns links de considerações finais para servir de modelo e inspiração. Sempre lembrando que copiar trechos de trabalhos de outros, sem dar o devido crédito, é considerado plágio. Seguem alguns modelos:

  1. http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1621/8/CONSIDERACOES.pdf
  2. http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/fernando_cordeiro/Tese%20PDF/Considfinais_149_151.pdf
  3. http://www.conexaorio.com/biti/mey/6consideracoes.pdf
  4. https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/4986/CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20FINAIS.pdf?sequence=4&isAllowed=y
  5. http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0210486_04_cap_05.pdf
  6. http://www.simonsen.br/semipresencial/pdf_cultura/conclusao.pdf
  7. http://www.dpi.inpe.br/cursos/tutoriais/modelagem/referencias/tese_britaldo/princon.pdf
  8. http://books.scielo.org/id/29k48/pdf/sarreta-9788579830099-06.pdf

Considerações finais

Esperamos que as nossas dicas e modelos para redigir as considerações finais do TCC te ajudem a finalizar seu TCC com uma conclusão direta, objetiva e que te garanta uma boa nota.

Caso tenha gostado, compartilhe este artigo com seus amigos!