Cortar vídeos: programas, sites e aplicativos para você baixar

Há hoje em dia uma vasta lista de opções para quem precisa editar vídeos. Com recursos intuitivos, a maioria dos softwares e aplicativos dispensa conhecimento técnico, permitindo que até as pessoas sem conhecimento algum de edição sejam capazes de formatar seus vídeos. Quer conhecer alguns? Então acompanhe o artigo a seguir e confira dicas de aplicativos, programas e sites para recortar vídeos.

Editor de vídeos

O recurso de edição de vídeos pode ser útil para diversas situações. Ele pode ser usado para ajustar vídeos aos stories do Instagram, que são limitados a até 15 segundos. Posts de vídeos curtos deixam suas redes sociais muito mais mais atrativas.

Com programas e aplicativos práticos e fáceis de usar, fica também muito mais fácil deixar suas apresentações do trabalho ou da faculdade mais dinâmicas e interessantes. Este recurso pode ser útil ainda para vídeos de divulgação do seu negócio.

Seja qual for a utilidade que você procura, tenho certeza de que uma destas dicas vai se adequar. Confira!

Aplicativos para cortar vídeos no celular

Hoje, é possível fazer tudo pelo celular: registrar vídeos com uma boa resolução de câmera e, inclusive, fazer sua edição de forma rápida e fácil.

Os aplicativos apresentados a seguir são todos gratuitos e disponíveis para Iphone (sistema iOS) e smartphones com o sistema Android.

1. Google Fotos

Se você tem um smartphone com sistema Android, muito provavelmente você já possui o aplicativo Google Fotos. Ele vem automaticamente nestes tipos de aparelho. Há também uma versão disponível para Iphone que pode ser baixada gratuitamente.

Se você ainda não experimentou, confira. Ele é muito simples de usar. Basta abrir sua galeria e selecionar o vídeo desejado. Na parte de baixo da tela, você verá três ícones. Selecione o do meio para a edição.

Em seguida, arraste as barras para a esquerda ou direita, até acertar o tamanho desejado. Ao apertar play, você verá como ficou o resultado. Quando concluir, clique em salvar, na parte superior direita.

Seu arquivo será salvo na galeria. Não se preocupe, pois o vídeo original também continuará salvo.

Disponível para Android e iOS.

2. Adobe Premiere Clip

Após baixar este aplicativo, é necessário realizar um cadastro para iniciar a utilização. Um diferencial deste app é que você pode filmar seu vídeo na hora, diretamente por ele. Mas caso prefira, basta importar o vídeo desejado.

veja também:
Como numerar páginas no Word: veja passo a passo

Clique em “formato livre” para recortar e selecione o trecho que deseja. Em seguida, clique no ícone de compartilhamento para salvar na galeria ou compartilhar.

Disponível para Android e iOS.

3. Videoshow

Semelhante ao aplicativo Google Fotos, selecione o vídeo que deseja recortar e ajuste as barras. Em seguida, clique em “Trim” para recortar, e salve.

Além de permitir o recorte de vídeos, este aplicativo ainda tem o recurso de fazer vídeos de fotos.

Disponível para Android e iOS.

4. FilmoraGo

O FilmoraGo é mais uma alternativa gratuita e simples de usar. Clique no “+” para selecionar o arquivo, marque o trecho desejado, clique em “adicionar” e “seguinte”. É possível incluir músicas e efeitos como filtros, títulos e transições.

Em seguida, é possível compartilhar seu vídeo diretamente do aplicativo ou salvá-lo em sua galeria.

Disponível para Android e iOS.

5. Quik

Este aplicativo é desenvolvido pela GoPro, mas não é de uso exclusivo para quem possui a câmera. Ele pode ser utilizado gratuitamente no computador e pelo celular Android ou Iphone.

Para recortar o vídeo, o Quik funciona como os aplicativos citados anteriormente. Ele permite também aplicar efeitos, como controle da velocidade (velocímetro), loop, tirar som ou acrescentar texto.

Disponível para Android e iOS.

Programas para recortar seus vídeos no PC

Além dos aplicativos pelo celular, seus vídeos podem também ser recortados pelo seu PC. Para isso, conheça alguns programas para baixar e experimentar agora mesmo.

1. Movavi

Este software gratuito é bastante intuitivo, possibilitando edições incríveis até para quem não domina edição. Por isso, ele é um bom recurso para iniciantes. Os resultados são vídeos com “cara” de trabalho profissional.

No Movavi, você pode recortar seus vídeos e incluir música, efeitos, slides, entre outros recursos bacanas.

2. Video Watermark

Além dos recursos de edição, como recortar vídeos, o programa Video Watermark ainda permite que você inclua marca d’água, garantindo que sua logomarca esteja registrada.

3. Wave.video

Com o Wave.video, você pode importar seus vídeos para edição ou criar conteúdo em formato de vídeos. O programa possibilita inclusive a criação de vídeos em formato vertical, para facilitar o compartilhamento no Instagram.

4. Magix Movie Edit Pro

Se você procura recursos mais avançados e já possui algum conhecimento de edição, o Magix Movie Edit Pro pode atender às suas necessidades. São 900 opções de efeitos, transições e modelos, além de outros recursos profissionais. Contudo, o software é pago (R$ 199,00).

veja também:
Conheça 12 aplicativos de fotos para fotógrafos amadores ou profissionais

A Magix oferece também o FastCut, programa mais simplificado e gratuito de recorte de vídeos.

5. Camtasia

Além dos recursos comuns para a edição de vídeos, o Camtasia possui um diferencial: ele permite filmar a tela do seu computador. Este recurso é excelente para:

  • Filmar tutoriais;
  • Webinars;
  • Reuniões de equipe;
  • Vídeo aulas;
  • Apresentações;
  • Vídeos institucionais, entre outros.

O site é em inglês e pago. Mas se quiser experimentar, é possível baixar a versão gratuita para teste. Disponível para Windows e Mac.

6. Any video Converter

O Any Video Converter é um programa mais antigo e foi muito usado quando os vídeos ainda precisavam ser convertidos para ajustar o formato de reprodução. Mas o que nem todos sabem é que é possível recortar vídeos com ele. Existe uma versão mais básica gratuita e uma mais completa paga.

Sites para recortar vídeos

Além dos programas e aplicativos, há sites que você pode utilizar se quiser fazer uma edição pontual sem comprometer a memória de sua máquina:

1. Youtube

Sim, o Youtube possui recurso de edição de vídeo. Basta acessar o youtube.com/editor e selecionar da sua biblioteca os vídeos que deseja editar. Para salvar sem publicar, envie o vídeo como conteúdo não listado.

2. WeVideo

Com funcionamento muito similar aos programas e aplicativos listados, o WeVideo comporta praticamente qualquer formato de arquivo. Possui efeitos e músicas para você incluir em seu vídeo. Porém, os recursos gratuitos são limitados.

Programas, sites e aplicativos para cortar vídeos

Viu quantas opções para editar seus vídeos? Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso o artigo tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas como estas, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades.