Cultura organizacional: o que é e dicas para criar a sua

Você já ouviu falar em cultura organizacional? Sabe o que significa? Saberia, neste momento, responder qual é a cultura organizacional da empresa onde trabalha? Aqui, você conhecerá melhor o conceito de cultura organizacional. Caso perceba que a cultura organizacional de sua empresa ou da organização onde trabalha não está muito bem definida, não se preocupe! Apresentarei a você algumas dicas de implementá-la. Acompanhe a leitura!

O que é cultura organizacional

A palavra cultura diz respeito a hábitos, comportamentos, crenças e valores de uma sociedade e que são passados de uma geração para a outra. Mesmo sem nem sempre saber o porquê, são quase sempre repetidos de forma até mecânica.

Quando se trata de uma organização, existe uma cultura específica dentro deste mundo. Imagino que você saiba quais condutas são apropriadas ou não; ou quais são os propósitos da empresa. Tudo isso faz parte de sua cultura organizacional.

O termo cultura organizacional passou a ser usado na década de 1980 e ganhou mundialmente força com a publicação do livro “Cultura organizacional e liderança”, do psicólogo Edgar Schein. Segundo Schein, a cultura está para os grupos e empresas assim como o caráter está para o indivíduo.

A cultura organizacional é formada a partir da prática diária de regras, crenças, valores, atitudes da empresa. Em resumo, ela é a identidade da organização. Mesmo que não seja claramente delineada, ela existe. Saber trabalhá-la é uma forma de melhorar as relações, os resultados e a imagem da empresa.

O que compõe a cultura organizacional

Como eu disse anteriormente, a cultura organizacional já existe, mesmo que ela não esteja clara a todos. Se ela não está bem delineada, é a partir da prática diária e das relações, seja entre colaboradores ou com o cliente que ela se expressa.

E quando se trata da relação com os líderes, a cultura organizacional aparece de forma mais nítida. Afinal, assim como as relações humanas em outros âmbitos, o comportamento da liderança tem grande impacto sobre os demais.

veja também:
Qual foi a sua maior conquista? como responder a essa pergunta na entrevista

Outro elemento que constitui a cultura organizacional é o conjunto de missão, visão e valores. Eles demarcam a cultura da empresa, mas para isso, eles precisam ser praticados na rotina diária da organização. Não adianta um belo texto que não seja praticado no dia a dia.

Mas por que, afinal, se preocupar com a cultura organizacional? Porque uma empresa com uma cultura organizacional bem delineada garante resultados favoráveis, como maior engajamento e desempenho. Como consequência, os resultados positivos são muitos, desde o financeiro até o posicionamento da marca no mercado.

Pense em grandes empresas nas quais você desejaria trabalhar. Já imaginou por que escolheu estes lugares? Muito provavelmente, por conta de sua cultura organizacional. Estudos indicam que empresas de alto desemprenho são bem-sucedidas principalmente por sua cultura organizacional.

Como fazer, então, para moldar a cultura organizacional de forma favorável? Confira a seguir.

Dicas para criar uma boa cultura organizacional

O primeiro passo para delinear a cultura organizacional é a partir da definição de sua missão (seu propósito no mundo), sua visão (onde deseja chegar) e seus valores (sua ética de conduta). Quanto mais a equipe estiver envolvida neste processo, mais fácil será a criação de uma cultura organizacional favorável. E lembre-se: não basta escrevê-las; a missão, a visão e valores devem ser internalizados e praticados na rotina diária de trabalho e nas relações.

O segundo ponto indispensável é uma boa liderança. A liderança pelo exemplo é o modo mais eficaz de promover uma cultura organizacional favorável. De nada adianta um líder que não pratica o que exige de seus colaboradores.

Manter uma comunicação clara e saber ouvir os colaboradores e clientes é outro elemento indispensável para uma boa cultura organizacional.

veja também:
6 dicas cruciais para se dar bem na entrevista de emprego

De modo geral, é importante ter clareza de como você quer que a empresa seja vista. Pelo que ela será reconhecida? Como precisamos agir para alcançar este resultado?

Com isso, é na prática diária que a cultura organizacional poderá ser delineada rumo ao objetivo desejado. Uma maneira de se inspirar é buscar modelos de excelência. Alguns exemplos globais são a Google, a Disney, Netflix, AmBev e a Toyota.

Exemplos de sucesso são sempre estimulantes para buscar a excelência em sua organização. Mas vale dizer que a cultura organizacional de cada empresa é única, assim como o DNA.

Cultura organizacional em sua empresa

Se a empresa na qual trabalha ou seu negócio ainda não possui uma cultura organizacional bem delineada, aproveite as informações adquiridas aqui e comece a mudar esta realidade. Reúna a equipe, reveja a missão, visão e valores da empresa, conversem sobre o que pode melhorar e trabalhem juntos rumo a uma cultura organizacional modelo.

Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor e seja útil para seu dia a dia. Compartilhe-o e continue nos acompanhando para mais artigos como este.