Curriculum ou currículo? descubra as diferenças entre a grafia

Muitas pessoas ainda têm dificuldades em entender qual o termo correto na hora de fazer um documento para participar de um processo seletivo. Por isso, ficam na dúvida se devem usar curriculum ou currículo.

Neste post explicamos quais as diferenças entre as palavras, como usar cada uma delas, mostramos alguns exemplos de como colocar cada expressão, qual a grafia e o plural de “curriculum e currículo”. Confira!

Quais as diferenças entre as palavras currículo e curriculum?

As duas formas de escrita podem ser consideradas corretas e o significado é o mesmo, já que é um documento que deve constar os dados pessoais, informações acadêmicas e experiências profissionais de um candidato que está concorrendo a uma vaga de emprego.

No entanto, a palavra currículo que está acentuada e termina com a vogal “o” é a palavra escrita em português e mais usada no Brasil. Já a palavra curriculum com “m” no final é uma palavra que vem do latim e é muito usada na expressão “curriculum vitae”.

Como usar as palavras curriculum e currículo?

A palavra curriculum é muito usada quando você precisa fazer um curriculum vitae. Embora, alguns estudiosos informam que é mais adequado usar a palavra em português, você pode usar a expressão em latim.

Contudo, evite misturar a palavra em latim com o português: “currículo vitae”. Ou use “curriculum vitae” ou apenas “currículo”. Fique atento também quando o recrutador fizer alguma exigência sobre o tipo de currículo que você deve enviar para participar de uma seleção.

Você precisa ter cuidado na hora de usar uma dessas palavras porque a palavra “currículo” em português também significa as matérias de um curso superior. Portanto, é muito comum você ouvir nas instituições de ensino os professores usarem a palavra “currículo” para falar sobre a programação e as disciplinas de um curso.

veja também:
Currículo jovem aprendiz: veja como montar o seu passo a passo

Se você for procurar no dicionário, a palavra “currículo” também remete ao ato de correr porque é sinônima de curso e corrida. Assim como um pequeno atalho que pode ser entendido como um desvio, uma carreira ou um trilho.

Quais os exemplos de curriculum e currículo?

Confira os exemplos de frases em que você pode usar tanto a palavra latim “curriculum” quanto a palavra aportuguesada “currículo”.

Curriculum

  • Você já enviou seu curriculum vitae?
  • Me dê sua opinião sobre meu curriculum vitae, por favor!
  • Aonde eu envio meu curriculum vitae?
  • Ajude-me com meu curriculum vitae.

Currículo

  • Você já enviou seu currículo?
  • Me dê sua opinião sobre meu currículo, por favor!
  • Aonde eu envio meu currículo?
  • Ajude-me com meu currículo.

Como funciona a grafia e o plural de curriculum e currículo?

Ao escrever curriculum vitae você precisa colocar algum sinal indicando que se trata de uma expressão de outro idioma que no caso desta palavra está em latim. Para isso, use o itálico ou negrito, coloque a palavra entre aspas ou sublinhada.

No caso da palavra em português “currículo”, o correto é usar o acento agudo na vogal “i” e finalizar a palavra com a vogal “o”. Não misture o português com o latim, pois assim a palavra estará grafada de forma errada.

Para colocar a palavra “curriculum” no plural é necessário usar a expressão “curricula”. Pode parecer estranho de início, mas é que a palavra está grafada em latim e não no português.

Confira um exemplo:

  • De quem é este curriculum vitae?
  • De quem são estes curricula vitae?

No caso da palavra aportuguesada “currículo”, o plural da palavra segue a mesma regra da língua portuguesa, apenas acrescentando o “s” no final para expressar que se trata de mais de um currículo.

veja também:
Currículo pronto: descubra 25 modelos para preencher e imprimir

Confira um exemplo:

  • Você já recebeu algum currículo?
  • Você já recebeu muitos currículos?

Depois de saber a diferença entre as palavras “curriculum e currículo”, fica mais fácil entender quando usar cada uma delas de acordo com o documento que você vai apresentar em uma seleção.