Como escolher o curso mais adequado e se qualificar profissionalmente

A qualificação profissional é um ponto muito importante no mercado de trabalho. No entanto, na hora de investir na sua qualificação, pode ser difícil escolher o curso mais adequado para a sua atuação profissional.

Se você está entrando no mercado de trabalho ou está buscando se destacar, neste artigo listamos os mais diferentes tipos de cursos disponíveis. Dessa forma, você pode avaliar qual deles faz mais sentido na sua carreira e com o seu nível de escolaridade. Confira!

Curso técnico

Uma ótima opção para quem quer entrar no mercado de trabalho ou deseja mudar sua área de atuação. Os cursos técnicos têm maior foco na aplicação prática do conhecimento. Embora os cursos voltados às áreas industriais tenham maior destaque, existem cursos técnicos nas mais diversas áreas.

Para realizar um curso técnico, é necessário estar cursando ou já ter cursado o ensino médio. Existem também escolas que oferecem também a modalidade de ensino técnico integrado ao médio. Os cursos técnicos têm duração de 1 ano e meio a 2 anos, a depender da área escolhida.

Curso de graduação

Ao adentrar na vida universitária, primeiramente realiza-se uma graduação. Mas, para isso, é necessário ter o diploma de ensino médio e passar no vestibular da universidade escolhida. Abaixo, explicamos quais são as três modalidades de graduação:

1. Tecnólogo

Outra opção para quem quer adentrar no mercado de trabalho com rapidez é o curso tecnólogo. Pois essa modalidade possui cursos que se dirigem às necessidades do mercado de trabalho, capacitando profissionais em curto prazo. Portanto, proporciona uma formação específica em determinada profissão. Assim como o curso técnico, tem foco na aplicação prática do conhecimento.

A duração de um curso tecnólogo varia de 2 a 3 anos.

2. Bacharelado

O bacharelado é a modalidade predominante nos cursos de graduação brasileiros. Por isso, é também a modalidade que concentra a maior taxa de ingressantes no ensino superior, correspondendo a 58% deles.

Um bacharel é aquele profissional que teve uma formação científica generalista. Ou seja, cujo conhecimento teórico na sua área de formação foi realizado através de uma ampla visão. Por isso, o bacharelado abre a possibilidade do aluno atuar em diversas funções dentro da mesma profissão no mercado de trabalho.

A duração mínima de um bacharelado, a depender da área, pode variar de 4 a 6 anos.

3. Licenciatura

A licenciatura é aquele curso de graduação que prepara o aluno para atuar como professor no ensino fundamental, médio, técnico e em cursos livres. Assim, a licenciatura pode ser feita sozinha ou em conjunto com um bacharelado correlato. Atualmente, os alunos de licenciatura correspondem a cerca de 20% dos ingressantes no ensino superior.

Para concluir uma licenciatura são necessários de 3 a 4 anos.

Cursos de pós-graduação

O segundo nível do ensino superior é a pós-graduação. Portanto, consiste em um estudo mais aprofundado em determinados aspectos teóricos ou práticos de determinada área do conhecimento. Por isso, é necessário ter concluído um curso de graduação para adentrar em uma pós-graduação.

Existem duas modalidades de pós-graduações: Lato Sensu e Stricto Sensu. A diferença entre elas está no seu foco de estudos e de atuação dos profissionais. Confira abaixo mais detalhes sobre elas:

Pós-graduação Lato Sensu ou Especialização

Lato Sensu vem do latim e significa “em sentido amplo”. A especialização busca fornecer ao aluno o domínio de técnicas de determinada área de atuação. Portanto, o curso tem foco na aplicação prática no dia-a-dia de trabalho. Dessa maneira, é bastante apreciado no mercado de trabalho e pode ser pré-requisito para determinados cargos.

As especializações têm duração de 1 ano e meio a 2 anos.

Pós-graduação Stricto Sensu 

Por outro lado, a modalidade Stricto Sensu significa “em sentido estrito”. Dessa forma, a formação do aluno é direcionada para a carreira científica e a docência em instituições de ensino superior. Importante ressaltar que, para realizar uma pós-graduação stricto sensu, não é preciso ter feito uma lato sensu.

Divide-se em dois de cursos:

1. Mestrado

O mestrado é um curso voltado para a ampliação de conhecimentos de uma determinada área. Além das aulas correspondentes, um aluno de mestrado desenvolve uma pesquisa científica, demonstrado através de uma dissertação.

Ao fim do curso, os alunos aprovados recebem o título de Mestre. Podem, portanto, atuar como pesquisadores ou professores de instituições de ensino superior.

Um mestrado tem duração média de 1 ano e meio a 2 anos.

2. Doutorado 

Por fim, o último grau na titulação universitária. Ao longo de um doutorado, o aluno demonstra sua capacidade de desenvolver um novo conhecimento. Esse conhecimento é descrito em uma tese.

Para realizar o doutorado, é preciso ter grau de mestre e possuir um projeto de pesquisa científica. Assim, aqueles que concluírem o doutorado, recebem o título de doutor. A duração de um doutorado é de 4 a 5 anos.