Cursos gratuitos para aprender alemão e dicas para treinar o idioma

Seja por vontade de fazer um intercâmbio ou por ter afinidade com a língua, muitas pessoas estão buscando cursos para aprender alemão. E o melhor é que hoje em dia podemos achar muitos materiais online que podem nos ajudar nessa empreitada.

Aprender alemão pode parecer difícil pela pouca familiaridade que a maioria de nós tem com a língua e a cultura. Pois, por não ser uma língua tão comumente encontrada em letras de música, filmes e séries, o processo de aprendizado pode não partir das palavras que vemos nos nomes de lojas, jogos, expressões do mundo do trabalho, e outros, como é o caso do inglês. No entanto, se você quer aprender alemão é possível fazer algum tipo de imersão no universo do idioma usando a internet.

Atualmente, é possível encontrar muitos materiais para estudar alemão online. Embora muitos deles sejam pagos, há uma grande variedade de cursos e recursos para aprender alemão gratuitamente. Sejam eles apps, cursos, fóruns, ou bibliotecas, por exemplo, são úteis para estudantes de diversos níveis na língua.

Pensando em desde iniciantes até avançados, fizemos uma seleção de cursos gratuitos para aprender alemão. Confira abaixo.

Iniciantes

Duolingo

Você sabia que com o Duolingo você pode aprender muito mais que inglês? A forma gamificada de ensinar gramática, leitura e escuta, que é a marca registrada do app, é a mesma e o alemão é uma das línguas que você pode treinar. Não é um app com lições para alunos avançados, mas pode ajudar muito os iniciantes a se acostumar com estruturas e vocabulário básicos.

Ginead

Com o seu Curso online grátis de alemão básico, o Instituto Ginead de Ensino a Distância oferece cursos em diversas áreas do conhecimento. O curso de alemão é gratuito, mas caso deseje o certificado, há uma taxa de emissão de certificado.

The german project 

Também para iniciantes, o projeto tem lições no nível básico, mas com um pré-requisito: você precisa saber inglês. Ao todo são 15 lições que vão desde se apresentar para alguém, pedir comida em um restaurante e até mesmo gírias. As lições contam com áudio, texto e gramática, e o projeto também disponibiliza a leitura de histórias infantis alemãs.

BBC German

Além de seu curso Talk German, que oferece lições simples, a rede televisiva BBC conta com testes, frases, gírias, bem como seleções sobre notícias, TV, e rádio e até alemão para crianças. Trata-se de um conteúdo introdutório, mas bastante variado.

Iniciante e intermediário

Deutsche Welle

É muito comum que grandes veículos de informação de alguns países dediquem parte de seu conteúdo online para o aprendizado de sua língua original. É assim com o jornal alemão Deutsche Welle. No portal há uma seção de ensino de alemão onde você pode encontrar teste de nivelamento e lições do nível básico ao avançado.

Deutschtrainer

Esse é um canal no YouTube criado pela Deutsche Welle e oferece vídeo aulas de alemão que compreendem ao que é considerado todo o nível básico (A1-A2), te deixando pronto para começar o intermediário (B1-B2). A vantagem é que o curso tem tradução para o português nas explicações, o que auxilia muito quem está no início. Todos os vídeos possuem menos de 4 minutos, o que facilita bastante na divisão dos conteúdos, assim você sempre poderá ser bastante específico quando estiver estudando um tema.

Instituto Goethe

O Goethe-Institut é um instituto cultural internacional da Alemanha e está presente em diversos países e também em várias capitais no Brasil. Nele ocorrem eventos e cursos voltados para a língua e cultura germânica. Apesar de contar com cursos online pagos de alemão, o site do Instituto conta com uma  biblioteca digital e portal de conteúdos gratuitos.

Deutsch für dich

Além da biblioteca e do portal de conteúdos, o Instituto Goethe também oferece uma comunidade para aprendizado e prática da língua entre estudantes de alemão de diversos lugares.

24h Deutsch

Esse é um canal do YouTube criado pelo próprio governo alemão. Embora seus vídeos sejam bem curtos (cerca de 3 minutos), abordam temas do dia a dia, do iniciante ao intermediário. Ah, mas por ser totalmente em alemão, é necessário que o estudante já saiba um pouco da língua.

Tandem Partners

Outro recurso complementar a um curso para aprender alemão é o uso de comunidades como o Tandem, que consistem de pessoas nativas de idiomas diferentes que se ajudam no processo de aprendizado de outras línguas.

Como funciona? Por exemplo: sou falante de português e vou ajudar um alemão que está aprendendo português explicando alguma coisa ou corrigindo estruturas e pronúncia. Essa mesma pessoa pode me ajudar a aprender alemão fazendo a mesma coisa. Assim, é um tipo de aprendizagem por relacionamento e costuma funcionar bem com muitos estudantes.

 

Você pode ter percebido que essa seleção não apresentou apenas cursos de alemão no formato tradicional de aulas e exercícios. Pois consideramos que é importante diversificar as práticas na língua alemã para obter resultados mais satisfatórios em que o aluno mergulha de fato na cultura da língua.

Então, além dos cursos e recursos é interessante ter em mente que quando estamos aprendendo uma língua estamos aprendendo muito mais do que gramática. Veja abaixo algumas dicas importantes para começar seus estudos da melhor forma possível:

Bônus: Dicas que funcionam para aprender alemão

1. Respire a cultura alemã

Uma dica que funciona para treinar qualquer língua é passar a consumir a cultura do país que fala aquela língua. Assistir filmes com o áudio original em alemão e legenda em português, por exemplo, vai te ajudar a se acostumar com a sonoridade da língua, perceber algumas palavras parecidas com o português, e entender um pouco da cultura do país. Então não deixe de procurar produções do país como séries, filmes e vídeos de conteúdos que você acha interessante. A Netflix, por exemplo, tem uma playlist só com séries e filmes alemães para você conferir.

Lembre-se que quando aprendemos uma língua não estamos aprendendo apenas estruturas gramaticais, estamos aprendendo um modo de pensar que influencia o uso das estruturas, das expressões idiomáticas, as piadas e tudo mais o que puder ser dito com essa língua.

2. Estudar sempre e não só quando lembrar

Outra dica é manter a frequência nas atividades para estudo.

Esteja você em um curso de alemão ou não, faça dos estudos uma rotina em sua vida. É fundamental que qualquer estudantes possa dedicar algum tempo aos estudos fora da aula ou do horário que reservou para fazer um curso online. Afinal, todos nós precisamos de treino para realmente entendermos o que nos foi explicado na aula.

Já teve aquela sensação de que entendeu tudo na hora que o professor(a) explicou, mas quando foi fazer um exercício sozinho sentiu que não entendeu nada? Estudar sozinho e com mais frequência vai te ajudar a se apropriar melhor do conteúdo, evitando esse “esquecimento”.

Não precisa estudar apenas pelo método tradicional (livros e exercícios), apps, vídeos, podcasts, perfis de ensino da língua no Instagram e no TikTok podem dar uma boa impulsionada no seu aprendizado.

3. Busque falar com outras pessoas que falam o idioma

Por último, mas não menos importante… Hoje em dia há uma série de fóruns, comunidades e apps que fazem o papel de ponte entre pessoas que estudam uma língua. Não tenha medo, nesses ambientes é mais importante treinar e se comunicar do que estar 100% correto no uso das estruturas. Conversar com outras pessoas que já sabem a língua vai te ajudar a melhorar uma habilidade muito importante: a fluência.

Não se engane, a fluência não é atingida apenas quando conseguimos falar tudo o que conseguimos com uma gramática perfeita. Ela é muito mais sobre a velocidade que conseguimos processar o que a outra pessoa disse e a elaborar uma resposta.

Não é sobre falar ou escrever rápido, mas articular ideias rapidamente, com um vocabulário adequado, usando estruturas corretas (mas tudo bem errar uma coisa ou outra quando você está aprendendo).

Com todos esses conteúdos ficou bem mais fácil reunir o material necessário para estudar alemão. Agora só falta responder uma pergunta: Quando vai ser a primeira aula?