De quem é esse número?

Muitas vezes precisamos descobrir as informações sobre um número de telefone. Às vezes recebemos ligações insistentes, que podem estar ocorrendo por vários motivos como uma pessoa ligando por engano, uma empresa tentando vender um produto ou uma empresa fazendo uma cobrança por engano. Neste artigo vamos dar várias alternativas para consultar números de telefone, localizar endereço pelo número de telefone, consultar informações de um número de celular, entre outros. Confira!

Como encontrar um número telefônico

Quando você recebeu uma chamada e quer somente saber a cidade e estado de origem pode consultar através do site Qu1al Operadora. Nele você informa o número com DDD e o site retorna o nome da operadora, se é celular ou telefone fixo, além de a qual cidade e estado pertence o telefone.

Mas se você quer saber o nome da pessoa pelo número do telefone, pode tentar usar um serviço de lista telefônica. Existem vários sites que oferecem o serviço de busca de telefone grátis e está é a maneira mais simples de conseguir a informação. Mas, você também pode ligar para o número e tentar conversar com quem atender, sendo que, normalmente, quando é um número de empresa, é comum não aceitar ligações e você não conseguirá falar.

Celular

Os telefones celulares são muito populares e seus números não são listados em nenhuma lista telefônica, on-line ou impressa. Então não existe uma forma direta de consultar número de celular e descobrir o dono de um número celular.

Mas se você quer saber o nome da pessoa pelo número do celular, vamos dar algumas dicas para conseguir esta informação. Nossas dicas são para você descobrir o dono do celular pelo número grátis, mas existem formas pagas, desde sites que cobram por estas informações até contratar um detetive particular.

Com número conhecido

É bem mais fácil conseguir as informações quando o número foi identificado, inclusive com número de DDD. Pode-se tentar identificar o chamador das seguintes maneiras:

  • Ligando de volta: ligar de volta é a forma mais simples de entrar em contato, mas é melhor ligar de outro número telefônico para evitar que a pessoa recuse atender a ligação. Caso atendam, uma boa conversa pode resolver o assunto, lembrando que números comerciais podem ser programados para não receber ligações, então não vai funcionar;
  • Utilizando site de buscas: pesquisar em sites de busca pode ajudar, pois, empresas e pessoas podem divulgar seus contatos por vários motivos;
  • Pesquisando em redes sociais: pesquisar no Twitter, Facebook, entre outros, pode trazer bons resultados, afinal, muitas pessoas associam seus números ao perfil;
  • Pesquisando em listas públicas: números de pessoas jurídicas podem estar cadastrados em listas públicas como o Telelistas.net, o Lista Amarela ou o 102 Busca.
veja também:
Como excluir Instagram: veja o passo a passo temporário e definitivo

Com número desconhecido

Nem sempre é possível identificar quem está ligando. Às vezes, o dispositivo só exibe “chamada restrita”, “número privado” ou “00000”. Pode-se tentar formas diferentes, como:

  • Aplicativos: existem apps capazes de identificar chamadas e SMS privados, dentre eles destacam-se o Truecaller e o Whoscall;
  • Contratando serviços adicionais com a operadora: as operadoras disponibilizam serviços pagos de rastreamento de ligações, retorno da última chamada e armadilha de chamadas. O serviço armadilha de chamadas funciona da seguinte forma: o usuário deve anotar dias e horários das ligações do número a ser identificado, para que a operadora seja capaz de identificá-lo pelo log de chamadas recebidas.

Como descobrir endereço pelo número de telefone

Existem casos em que você precisa encontrar o endereço de uma empresa, mas só tem o número de telefone. Como conseguir o endereço, então?

Umas das formas de consultar endereços comerciais é utilizando o site Ache Certo: basta abrir o site, ir na aba Telefone e digitar o número para descobrir a que estabelecimento pertence. Este site também permite o inverso: consultar número de telefone por endereçoou nome do estabelecimento.

Outra opção de site é o TeleListas.net, capaz de encontrar endereços em todo o país. Este site dá informações como telefone, endereço e até localização utilizando o Google Maps.

Para localizar endereços no estado de São Paulo, é possível utilizar o Guia de Assinantes da Vivo que encontra pessoas ou empresas. Nele você pode realizar buscas por tipo de estabelecimento, nome da pessoa ou da empresa e, até mesmo, um telefone público em qualquer cidade de São Paulo. Esta é uma boa forma para localizar endereço pelo telefone fixo residencial.

Recebendo ligações de telefone público

Pode ser que você esteja recebendo ligações de um telefone público, para descobrir se este é o caso, existem recursos que listam os números de telefones públicos e suas localizações. Estes sites são atualizados pela comunidade e podem não ser precisos. Podemos destacar o site Payphone Project.

veja também:
Cortar vídeos: programas, sites e aplicativos para você baixar

Em caso de problemas com ligações indesejadas

Caso esteja tendo problemas com ligações indesejadas, insistentes e em horários inoportunos, existem providencias que podem ser tomadas. Se a ligação for de uma pessoa física, o problema pode ser resolvido com uma boa conversa, mas se a conversa for ameaçadora, contendo assédio ou calúnia, o melhor é fazer um BO (Boletim de Ocorrência) e com ele abrir uma ação judicial solicitando a quebra de sigilo telefônico. Neste caso é bom contar com aconselhamento jurídico.

No caso de ser uma empresa tentando vender produtos ou fazendo cobranças indevidas, é possível solicitar que o número de telefone seja removido da lista de telemarketing.

Foi criado o serviço Não me perturbe, onde você pode cadastrar seu número para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telefonia, entre elas Oi, Vivo, Claro, Tim e muitas outras. Além disso, normalmente os smartphones oferecem a opção de bloqueio de número, para que você não recebe mais chamadas do determinado número.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, compartilhe-o com os seus contatos. Para mais conteúdos como este, continue nos acompanhando!