Descreva seu perfil profissional: o que colocar e não colocar

A descrição do perfil profissional é um dos pontos que mais preocupam os candidatos, já que precisa ser algo que destaque o seu trabalho. Ao desenvolver as informações, você deve abusar da criatividade, porém, elas devem ser coerentes com a vaga e com a realidade da sua carreira.

Como as empresas têm bastante dificuldade de encontrar pessoas que estejam alinhadas com seus valores, saiba usar o perfil profissional a seu favor. Venda seu “peixe” utilizando expressões e palavras-chave que a companhia está buscando.

Quando começar a descrever seu perfil profissional, não se prenda apenas às suas experiências profissionais. Mas, coloque as suas habilidades, competências e conhecimentos como os grandes destaques do seu currículo.

Reunimos nesse post algumas dicas que vão ajudá-lo a ter um direcionamento na hora de preparar um melhor perfil profissional que esteja adequado a sua carreira.

O que é um perfil profissional?

É um resumo da sua carreira com as informações mais relevantes para chamar a atenção do profissional de RH. Esse tópico tem o objetivo de facilitar a vida de quem está fazendo a triagem de currículo. Ao analisá-lo, o recrutador poderá identificar se você possui o perfil que a empresa está procurando.

No perfil profissional, você vai fazer a apresentação de toda a sua carreira, resumindo suas habilidades, competências e experiências anteriores. É o momento de mostrar para a empresa que você é o candidato ideal.

Como descrever seu perfil profissional?

Curriculum vitae

Com o objetivo de chamar a atenção do recrutador, você deve elaborar um perfil com informações relevantes. Os dados devem ser distribuídos corretamente, sem precisar exagerar. Mas devem mostrar, claramente, o grande profissional que você é.

1. Relacione as suas principais habilidades

As habilidades profissionais chamam bastante atenção dentro de um currículo, pois é por meio delas que o RH vai entender o que você sabe fazer e no que se destaca. Por isso, reforce esse ponto dentro do seu perfil.

Coloque suas especialidades, experiências em algum segmento, além de qualidades pessoais que possam ser relevantes para a empresa. Por exemplo, informe que você é especialista em gestão de pessoas e possui um grande poder de liderança.

2. Informe qual seu nível de conhecimento atual

É importante destacar em seu perfil profissional o nível de conhecimento que você tem no momento. Faça as pessoas saberem que você tem conhecimentos avançados em algo, pois isso deve chamar atenção mais do que você colocar que apenas conhece sobre um assunto.

Esclareça como está seu nível em algum idioma, quais conhecimentos você tem sobre processos internos, como faz uso de recursos, quais são suas habilidades com ferramentas tecnológicas, como está seu conhecimento de informática e outros assuntos relacionados à vaga. Porém, não exagere nas informações. Coloque apenas aquilo que você realmente sabe fazer.

3. Fale sobre as suas conquistas anteriores

Sempre é muito bom informar sobre as suas maiores conquistas no trabalho anterior. Todo recrutador gosta de saber sobre as grandes realizações de um profissional para entender como seu trabalho poderá ajudar nos resultados da empresa.

Portanto, aproveite para narrar como você desenvolveu uma determinada tarefa em alguma experiência profissional e quais foram os resultados obtidos. Mostre para o empregador como você consegue usar as suas habilidades e conhecimentos para gerar resultados.

veja também:
Formação acadêmica: como preencher corretamente no currículo

4. Deixe claro a sua disponibilidade

Caso você tenha horários restritos, deve informar a sua disponibilidade de horários. Se puder trabalhar em qualquer horário, o ideal é informar que você é flexível quanto a isso. O importante é deixar tudo claro para quem for contratá-lo.

Se não tiver problemas com viagens, não deixe de mencionar. Se o trabalho envolve viagens constantes, deixe a sua disponibilidade muito clara para o recrutador entender que não há empecilho para isso.

Para quem almeja uma transferência de cidade, estado e até de país, o ideal é colocar no perfil que está aberto a mudanças, caso seja da necessidade da empresa. Essas informações destacam o seu currículo na hora de decidir pelo candidato.

5. Use as palavras corretas no perfil

Mais importante que destacar as suas melhores qualidades e habilidades é informar aquelas que estão relacionadas à sua vaga de interesse. Evite colocar informações que não sejam relevantes para o perfil da vaga.

Use e abuse de palavras-chave importantes em uma triagem de currículo. Usar as palavras certas é fundamental para o seu currículo ser encontrado nas bases das empresas, sites de empregos e de consultorias de recrutamento.

O que não colocar no perfil profissional?

Algumas informações devem ser evitadas na hora de destacar o seu perfil profissional para que seu currículo seja encontrado. Para não cometer erros, confira o que não deve ser colocado em seu CV.

1. Evite expressões clichês

Não utilize palavras prontas que pareçam óbvias ou que possam soar forçadas. Evite expressões como “sou uma pessoa comunicativa”, “profissional responsável e proativo” ou “tenho facilidade em me relacionar com a equipe”.

Prefira elaborar frases mais criativas e que façam referência à vaga que você está se candidatando. Mostre que você se importa com as informações colocadas em seu currículo e que possui o perfil ideal para a empresa.

2. Não minta

Tenha cuidado ao expor informações que não sejam verdadeiras, pois elas podem ser consultadas antes de você ser contratado. Isso pode fazer com que você perca a vaga e prejudique a sua imagem profissional. Prefira repassar informações que sejam validadas e que você consiga provar, caso seja necessário.

3. Mantenha o foco

Se você está bastante tempo fora do mercado de trabalho, não precisa entrar em desespero. Evite colocar que você está disponível para trabalhar em qualquer setor da empresa.

Em algum momento do processo seletivo, o recrutador pode perceber o seu desespero. Portanto, é preferível que você mantenha o foco naquilo que realmente sabe fazer. Direcione o currículo para o seu objetivo profissional.

O que colocar no perfil profissional de quem não possui experiência?

Se você não tem nenhuma experiência profissional para destacar em seu currículo, não se preocupe. Dependendo da vaga, algumas empresas não exigem experiência profissional anterior para fazer a contratação.

Por isso, ao descrever o seu perfil profissional, direcione para os cursos que você já fez. Destaque seu nível de conhecimento em alguma língua estrangeira, quais ferramentas de informática você sabe usar, informe os cursos extracurriculares ou profissionalizantes e valorize suas habilidades pessoais.

Modelo de perfil profissional

Para ajudá-lo na elaboração de seu perfil profissional, selecionamos algumas expressões que podem servir para você. Apenas faça a adequação de acordo com as suas informações e coloque em seu currículo.

veja também:
Currículo jovem aprendiz: veja como montar o seu passo a passo

Experiência profissional

  • Construção de seis novas marcas-chave para tomada da liderança do mercado, superando as expectativas da organização;
  • Larga experiência com IPOs, fusão, venda de subsidiárias e empresas;
  • Histórico comprovado na gestão de projetos complexos e com grande número de participantes;
  • Profissional da área Financeiro-Estratégica, com sólido histórico de desenvolvimento;
  • Profissional de Gerenciamento de Projetos treinado em blue-chips e especializado em negócios de alto desempenho;
  • Pós-graduado em Gestão Financeira com experiência comercial sólida adquirida em uma grande instituição financeira;
  • Experiência em gerência de projetos à distância, com equipes de nacionalidades variadas;
  • Criadora de identidades visuais para empresas líderes de mercado, como X e Y;
  • Enfermeira-chefe em grandes hospitais privados com experiência em UTI Neonatal.

Habilidades

  • Liderança comprovada, habilidades interpessoais e de gerenciamento de mudança;
  • Excelentes capacidades de análise, raciocínio, escrita, orçamentárias e de tecnologia da informação;
  • Confortável em executar gestão técnica/não-técnica e de pessoal em todos os níveis;
  • Alto grau de conhecimento da literatura técnica de computadores – familiar, eficaz e com todos os principais aplicativos utilizados pela empresa X;
  • Reconhecido ao longo de minha carreira pelo profissionalismo, íngreme curva de aprendizado e pelos resultados obtidos;
  • Diversas vezes reconhecido pela inovação, comprometimento, excelente relacionamento com clientes e flexibilidade;
  • Foco no atendimento ao cliente e na qualidade ao trabalhar para atender às expectativas da empresa e aos prazos apertados;
  • Sou participativo, estou sempre pronto para o trabalho e para ajudar na melhoria dos processos da empresa;
  • Procuro aprender coisas novas que me propiciem crescer profissionalmente;
  • Sou muito assíduo e responsável, jamais tive problemas com faltas, atestados e advertências;
  • Reconhecida liderança e gerenciamento de equipes durante uma fusão empresarial.

Cursos

  • Noções avançadas em informática, nível intermediário na língua inglesa e conhecimentos intermediários em gestão de projetos;
  • Excelente escrita criativa, fluência na língua espanhola e inglesa e conhecimentos específicos em SEO;
  • Possuo experiência com sistema Java, JSP, JavaScript e SQL. Escrevo, leio e falo inglês no nível avançado;
  • Técnicas avançadas em instrumentação cirúrgica e aplicações práticas em diagnósticos cirúrgicos;
  • Noções avançadas em planilhas de Excel, cálculos trabalhistas e uso de ferramentas de software;
  • Alto conhecimento do software X, com aplicações que excederam as expectativas no desenvolvimento de projetos.

Fazer um currículo, não é tarefa fácil. Exige bastante paciência na coleta de informações que sejam relevantes para o cargo pretendido. Além disso, você precisa ser criativo para que o seu perfil profissional não passe despercebido nas mãos do recrutador.

Descrever seu perfil profissional é um dos tópicos mais importantes de um currículo, aquele que vai chamar atenção e mostrar que você é o candidato ideal. Portanto, analise as informações que postamos nesse artigo e capriche ao fazer o seu.