Veja as melhores dicas de estudo para o ENEM e prepare-se corretamente

Se você está concluindo o ensino médio, ou então está pensando em prestar esse exame para conseguir descontos nas universidades, você vai adorar essas dicas de estudo para o ENEM. Você já deve saber que para ser bem-sucedido nessa prova, é necessário que todos os candidatos se preparem bem e com antecedência. Por isso, é importante se dedicar com afinco durante o maior tempo de estudos possível.

Assim, com a correta organização do tempo e de sua energia, você conseguirá cumprir todas as suas atividades com certa tranquilidade. Para facilitar você nessa jornada, nós apresentaremos agora dicas valiosas para otimizar seus estudos, sua rotina e fazer com que você esteja preparado para conquistar o máximo de pontuação possível na prova. Acompanhe agora nossas dicas de estudo para o ENEM.

Qual a melhor forma para estudar para o ENEM?

Se você achou que teríamos uma resposta pronta para essa pergunta, infelizmente iremos te frustrar. Isso porque cada indivíduo tem uma forma a qual melhor se adapta para se sair bem nos estudos. Entretanto, existem alguns meios que são generalistas e servem para facilitar os estudos de qualquer perfil de aluno. Sem mais delongas, vamos à essas dicas agora mesmo:

1. Conheça o edital e o conteúdo programático das provas

Antes de mais nada, leia o edital com atenção. Alguns detalhes podem fazer a diferença e contribuir para o seu bom ou mau desempenho. É uma das obrigações do candidato conhecer o edital para estar ciente acerca das orientações para as provas, o conteúdo programático por disciplina, a lista de obras literárias e o cronograma de atividades previstas. Assim, você estará tranquilo em relação aos horários, local de prova e matérias que serão cobradas.

2. Resolva provas anteriores

Antes de criar um cronograma de estudos (ah, essa será a nossa próxima dica!), resolva exercícios das provas anteriores do ENEM, pelo menos as que foram realizadas nos últimos quatro anos. Com isso, além de familiarizar com o formato da prova, você poderá identificar quais são as matérias que você tem mais dificuldade.

Após, anote aquelas em que você possui maior familiaridade (portanto, demandará menos estudos) e aquelas que você possui maiores dificuldades (portanto, separe um tempo maior para essas matérias).

3. Crie o seu cronograma de estudos

Agora que você já realizou a leitura do conteúdo programático e fez a minuciosa análise das matérias que você possui maior dificuldade a partir das provas anteriores do ENEM, o próximo passo é elaborar um cronograma de estudos. Existem uma série de modelos disponíveis na internet, porém, você deve adequá-los à sua realidade. Programe os seus horários de estudos, de acordo com os dias disponíveis até o dia da prova.

Seja rigoroso no cumprimento desse cronograma, sob pena de cair em procrastinação e deixar de estudar matérias preciosas para obter sua nota máxima. Como sugestão, você poderá, por exemplo, dividir as matérias por dias da semana: na segunda-feira, redação; na terça, português, e assim por diante. Independentemente de como seja o seu calendário de estudos, não deixe de cumpri-lo com responsabilidade.

4. Priorize as matérias que você tem mais dúvidas

Como vimos acima, algumas matérias certamente serão mais difíceis para você. Por isso, não deixe de dedicar mais tempo a elas, buscando uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar essas matérias. Se entender necessário, considere contar com um professor exclusivo para reforçar esse conteúdo.

5. Dedicação

E por falar em dedicação, essa é a peça-chave que irá determinar o sucesso ou fracasso na realização dessa prova. O meio de estudo é importante, mas o que faz a diferença é o nível de empenho e dedicação que você irá depositar em seus estudos. Se você irá estudar sozinho, em grupo, em casa ou em cursinhos, o ideal é que você não falte e não pule partes de seu cronograma. É preciso ter concentração e dedicação para cumprir a rotina estabelecida.

6. Controle o tempo

Dentre as dicas de estudo para o ENEM, a gestão do tempo é um fator indispensável que deve ser desenvolvido pelo estudante. A prova conta com muitas questões de cálculos. Portanto, aprender a controlar o tempo pode ser determinante. Opte por realizar simulados efetuando a marcação do tempo. A esse respeito, é recomendado para as questões de matemática, dedicar no máximo 2 horas e 20 minutos.

7. Estude em grupos

Independentemente se você estuda em casa ou frequenta cursinho, muitos professores recomendam o estudo em grupos. É claro que essa modalidade exige um pouco mais de organização por parte de todos os envolvidos. Essa técnica de estudar em conjunto estimula a fixação do aprendizado de outras maneiras; além disso, os estudantes aprendem a trabalhar em equipe, dividindo, somando e multiplicando conhecimento!

8. Não decore!

Se você pretende seguir por esse caminho, pare agora mesmo. Em se tratando de qualquer matéria, não basta decorar, será necessário entender o conteúdo! O ENEM aborda as causas e as consequências dos mais variados temas, fazendo com que as demandas do candidato consistam em uma análise mais crítica acerca dos fatos e períodos solicitados.

9. Treine a redação! Treine muito

Se você não tem muita prática para redações, saiba que você precisará treinar muito. Mas, se você já é um assíduo escritor de textos, não se engane, você ainda precisará treinar bastante. O peso desta prova na maioria das seleções é muito grande, por isso, é preciso estar bem preparado é fundamental. O Ministério da Educação fornece quais são os requisitos analisados pela a banca, são eles:

  • “Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”;
  • “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”;
  • “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”;
  • “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”;
  • “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a praticar sua argumentação. Para garantir se o seu processo está funcionando, você pode solicitar a um professor (ou em algum cursinho) que corrija a sua redação e faça os devidos apontamentos.

10. Mantenha-se atualizado

Os temas mais atuais costumam ser cobrados nesse exame. Por isso, é muito importante que os estudantes se mantenham atualizados acerca dos mais diversos assuntos. O cenário político, econômico, tecnológico são os principais. Assim, estar atento ao noticiário atual do ano em que prestará o exame é uma das valiosas dicas de estudo para o ENEM. Aliás, um desses temas também pode cair na redação.

11. Procure fontes alternativas

Não adianta se manter fechado em um quarto ou em uma sala de aula. Suas opções de estudo devem envolver as mais variadas fontes, como por exemplo livros, áreas livres, internet ou grupos de trabalho. Todas as opções são válidas para te ajudar nessa etapa, desde que não substitua ou impeça o cumprimento do seu cronograma.

É muito importante que o estudante saia da rotina de estudos, mas que não perca o foco nas fontes tradicionais e na proposta inicial. Procure variar os ambientes, métodos de pesquisa sem perder de vista a dedicação e a disciplina.

12. Mantenha sua saúde em primeiro lugar

Cuidar da saúde é indispensável para atingir qualquer objetivo; doente, ninguém consegue se cumprir nenhuma tarefa, por mais que haja dedicação, foco e disciplina. Por isso, o cuidado com a saúde é uma das principais dicas de estudo para o ENEM, sendo um aspecto fundamental dos estudos. Portanto, faça pausas entre os estudos, tenha uma alimentação equilibrada e não deixe de praticar atividades físicas.

Nos dias que antecedem as provas, é comum que a tensão esteja mais acentuada. Por isso, reforce os cuidados com a saúde, alimentação e atividade física nessa época. Relaxe e confie que sua preparação foi o suficiente.

Sua preparação o levará ao sucesso com todas as nossas dicas de estudo para o ENEM

Atravessar esse momento pode ser assustador, entretanto, se você seguir cada uma dessas dicas de estudo para o ENEM, certamente o caminho dessa jornada será mais fácil. Dedique-se a cumprir todas as metas que você se propôs, mas tenha paciência para os dias em que falhar. Conte para nós como está sua preparação e se você tem outras dicas para compartilhar. Caso tenha ficado com alguma dúvida, conte para nós nos comentários abaixo.