6 dicas cruciais para se dar bem na entrevista de emprego

Você foi chamado para uma entrevista de emprego, mas ainda não sabe como se preparar para se destacar na seleção? Não se preocupe porque reunimos algumas dicas neste post para ajudá-lo a fazer uma excelente entrevista de emprego.

O mais importante é você saber que a preparação deve começar muito antes da entrevista para chegar no dia com todas as informações na ponta da língua e conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Acompanhe!

6 dicas para entrevista de emprego: saiba como se preparar

Alguns cuidados devem ser tomados para você se preparar adequadamente para uma entrevista de emprego. Confira as dicas que separamos para você se organizar antes e durante a entrevista.

Antes da entrevista

Antes da entrevista

Não é somente na hora da entrevista que você precisa se preocupar, já que a preparação deve ser iniciada bem antes do grande dia. Dessa forma, você saberá o que e como responder os questionamentos da melhor forma. Confira algumas dicas do que fazer antes da entrevista.

1.   Cuide da aparência

Você já deve ter escutado a célebre frase “a primeira impressão é a que fica” em algum momento da sua vida. Pois bem, em uma entrevista de emprego você precisa causar uma boa impressão porque estará disputando uma vaga com outros candidatos.

Portanto, as mulheres precisam cuidar do cabelo e ver a possibilidade de prendê-los, fazer uma maquiagem leve, caprichar na escovação dos dentes e usar acessórios leves. Os homens precisam fazer a barba e pentear muito bem os cabelos.

2.   Use roupas neutras

Antes de escolher uma roupa para a entrevista, verifique quais são as normas da empresa. Geralmente, em multinacionais mais tradicionais, é indicado usar camisa social ou algo mais próximo disso.

Se a empresa é do tipo mais informal e prioriza colaboradores descolados, o ideal é acompanhar o estilo da companhia. Contudo, priorize usar roupas indicadas para a sua área de trabalho ou looks totalmente neutros e evite roupas extravagantes.

3.   Prepare-se com antecedência

No dia anterior à entrevista, pesquise sobre o local da seleção. Verifique se é possível estacionar o carro para decidir se você irá dirigindo ou não. Se definir ir sem carro, já acerte como será o seu deslocamento.

No dia da entrevista, acorde cedo e veja como está o trânsito para identificar um atalho para não se atrasar, pois recrutadores observam quando o candidato chega atrasado, contando pontos negativos para você.

4.   Faça uma pesquisa sobre a empresa

Para falar sobre a empresa é necessário pesquisar sobre ela no mercado. Por isso, faça uma pesquisa minuciosa na internet sobre assuntos relacionados com a companhia e que sejam relevantes para levar à entrevista.

Leia e estude a página que fala sobre missões, valores e cultura da empresa e espere o melhor momento na entrevista para falar sobre isso. Dessa forma, você demonstra interesse e consegue se destacar perante os outros candidatos.

veja também:
Experiência profissional: como escrever e deixá-la mais interessante

5.   Treine o que vai falar na entrevista

Depois que você fizer a pesquisa sobre a empresa, estudar a vaga, é hora de treinar para a entrevista. Você pode elaborar algumas perguntas que são mais comuns na hora da seleção e treinar como irá respondê-las.

Faça isso na frente do espelho ou chame um amigo ou irmão para fazer um teste com você. O objetivo do treino é deixá-lo preparado para qualquer questionamento, além de ter a possibilidade de vender seu peixe. Mas não esqueça de fazer isso com muita naturalidade.

6.   Revise suas redes sociais

Revise suas redes sociais para verificar se as informações que você postou são coerentes com o que será exposto na entrevista. Durante o processo você precisa ser autêntico, mas não pode mostrar algo diferente nas redes sociais.

A maioria das empresas consulta as redes sociais para verificar como é o candidato fora do ambiente de trabalho. Por exemplo, se você informar na entrevista que é uma pessoa caseira, mas na rede social sai todos os finais de semana, o recrutador pode entender que você está mentindo. Portanto, seja muito sincero e avalie suas redes sociais.

Na hora da entrevista

Durante a entrevista

Na hora da temida entrevista, a sua postura dirá muito sobre você, além das suas colocações no momento de responder os questionamentos. Veja como se portar durante a entrevista.

1.   Mantenha a postura corporal

Durante a entrevista você precisará se comunicar muito bem com o entrevistador. No entanto, precisa ficar atento com a sua postura corporal que pode falar mais do que você imagina.

Por isso, controle a emoção, mantenha o tom de voz, deixe a postura ereta, sorria sempre, olhe nos olhos do entrevistador para mostrar segurança e fale de forma clara e objetiva. Evite falar muito alto, ficar de braços cruzados e trocar de posição o tempo inteiro, visto que isso demonstra ansiedade, timidez e até desequilíbrio emocional.

2.   Domine a entrevista

Quando estiver falando sobre a sua experiência profissional, evite falar mal das empresas em que você trabalhou, do antigo chefe e até da função que você trabalhava. Foque naquilo que é necessário para a vaga.

Se o recrutador perguntar sobre sua demissão ou saída da empresa, informe o motivo sempre acrescentando algo positivo logo em seguida. Dessa forma, o entrevistador poderá focar em outro assunto.

3.   Faça perguntas

A entrevista de emprego não consiste apenas no entrevistador fazendo perguntas para o candidato. Na verdade, os recrutadores até gostam quando o candidato fazem perguntas pertinentes sobre a empresa e a vaga.

Quando você faz algumas perguntas durante o processo, o entrevistador entende que você realmente está interessado na vaga e de fazer parte do quadro de funcionários. Porém, tome cuidado para não ser impertinente e interromper a entrevista em momentos inadequados.

veja também:
Currículo para quem nunca trabalhou: saiba o que colocar

4.   Fale sobre suas experiências profissionais

Mesmo que você não queira, terá que falar sobre suas experiências profissionais anteriores. Mas você pode falar sobre isso sem precisar engrandecer demais os seus feitos e muito menos mentir.

Use o método STAR que consiste em falar sobre as situações vivenciadas, explicando cada tarefa que precisou executar, quais foram suas ações e como conseguiu alcançar os resultados.

Se essa seleção é a primeira que você vai participar, foque nas suas conquistas da época e faculdade, escola e até da sua vida pessoal. O importante é retratar uma situação e mostrar como você se saiu dela.

5.   Fale sempre de forma positiva

Procure terminar suas histórias e exemplos sempre falando de forma positiva, mesmo que o assunto seja uma demissão. Por exemplo, fale que você foi demitido por redução de custos dentro da empresa, mas que você estava gostando muito de trabalhar em um determinado setor.

Quando você finaliza uma frase com algo positivo, o entrevistador continuará a entrevista direcionando o assunto para isso. Portanto, evite falar algo negativo e foque nas suas qualificações que constam no currículo.

6.   Fale apenas sobre sua experiência profissional

Na entrevista o foco deve ser totalmente profissional, já que o objetivo é conhecer o seu trabalho, a sua experiência na área, os seus feitos e resultados. O entrevistador quer entender porque você é o melhor candidato e o que tem a contribuir para a empresa.

Portanto, não fale sobre a sua vida pessoal, a não ser que você seja questionado. Nesse caso, procure ser muito discreto e evite excessos ou intimidade com o entrevistador. Então, retire do seu linguajar expressões como apelidos, muitos elogios e piadinhas.

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, não basta apenas saber sobre a vaga que você está concorrendo. Outras situações devem ser levadas em consideração para você ter sucesso na seleção.

Portanto, se prepare com antecedência para entrevista de emprego, pesquise sobre a empresa e a vaga, treine bastante o que vai falar e seja muito sincero em suas respostas para se destacar dos demais candidatos.