Coronavírus: dicas para quem vai fazer home office pela primeira vez

O Covid-19 (Coronavírus) chegou no Brasil nas últimas semanas e, atualmente, já está presente em 20 estados e no Distrito Federal. Os dados atualizados apontam 529 pessoas infectadas, com as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro como foco. 

O isolamento social e os hábitos de higiene se tornaram a melhor forma de se prevenir e frear a disseminação do Coronavírus. Trabalhadores passaram a cobrar de suas empresas medidas preventivas. Nas últimas semanas, cresceram o número de empresas que iniciaram a adoção do modelo de home office para evitar a concentração de pessoas em seus escritórios

Isolamento social como forma de conter o avanço do vírus

O isolamento social, recomendação do Ministério da Saúde para a população, tem como o objetivo separar as pessoas para evitar a propagação da infecção. Dessa maneira, é feita prioritariamente no ambiente familiar, em casa. Ela se destina para as pessoas sintomáticas ou assintomáticas, ou seja, pessoas que não tenham sido infectadas ou pessoas que tenham sido infectadas e não tem sintomas graves da Convid-19. O prazo estimado de isolamento é de 14 dias, que pode ser prorrogado. 

Nas cidades com maiores número de infectados, como São Paulo (SP), a recomendação geral é o fechamento de lojas e de serviços não essenciais para a população, assim como a liberação de funcionários para que permaneçam em suas casas em um isolamento social. 

No caso de sintomas mais graves, as pessoas precisam se encaminhar para um hospital ou unidade básica de saúde mais próximo. Em isolamento, os hábitos de higiene ainda precisam ser redobrados para conter o vírus. 

Dicas para quem vai começar a fazer home office 

Se você nunca fez home office, esse modelo de trabalho pode te trazer algumas dificuldades de adaptação. Trabalhar em casa pode parecer confortável, com mais tempo para dormir e possibilidade de ficar de pijama o dia todo; sem ter que se arrumar e enfrentar o transporte lotado para chegar até o escritório. No entanto, trabalhar em casa pode ser um pouco mais complicado que isso. 

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a se organizar e criar uma rotina de trabalho que seja tão eficiente quanto sua rotina do escritório neste momento tão delicado.

1. Crie um espaço dedicado exclusivamente para o trabalho

Talvez essa seja a primeira grande dica para o home office. Infelizmente não dá para trabalhar na cama ou em qualquer lugar. É preciso separar um local que vá ser utilizado somente para o trabalho. Ele deve ser pensado como o seu escritório: quando estiver nele, você está no seu trabalho. 

Se tiver muito espaço, não tem problema, pode montar um escritório temporário em uma escrivaninha ou mesa e desmontá-lo no final do seu expediente. O importante é escolher um local tranquilo que você não seja constantemente interrompido. Isso faz o seu foco ser muito maior no trabalho que você está executando. 

2. Estabeleça horários e metas de trabalho diário

Por mais que possa parecer diferente, na verdade, trabalhar em casa é muito parecido com trabalhar em um escritório. Por isso, existem não só metas mas também horários a serem compridos. Em trabalhos coletivos ou que envolve uma equipe se comunicando, é muito comum trabalhos em home office também terem horários de experiente pré-estabelecidos. 

E se o seu trabalho não estabeleça horários, nosso conselho é que você mesmo estabeleça o seu. Estipule que horas você vai começar, momentos de pausa e o horário de almoço. Dessa forma, você tem um controle sobre o tempo que está se dedicando ao trabalho e quanto você produz neste tempo. Outro ponto importante é que você consegue delimitar bem os seus horários de lazer também. 

3. Crie uma rotina similar a que você teria trabalhando fora

São muitos elementos que nos fazem virar uma chave e entrar no modo trabalho: é acordar no mesmo horário todo o dia, se arrumar, passar pelo trajeto da sua casa até o escritório. Trabalhar em casa é uma quebra dessa rotina: dá para dormir um pouquinho a mais, não precisar usar uma roupa ou calçado desconfortável, nem precisar atravessar longas distâncias até o escritório. Para trabalhar em casa, é preciso estabelecer outro tipo de rotina, mas que ainda seja similar a que você já estava acostumado. 

Não precisa vestir o mesmo tipo de roupa ou se arrumar totalmente, mas tirar o pijama é fundamental! O tempo salvo do transporte pode ser utilizado para a realização de algum tipo de exercício físico, que estimule o seu corpo e te ajude a preparar para o dia. Mesmo em isolamento, dá para manter uma rotina de exercícios diários e o corpo saudável. 

4. Afaste-se do que pode te distrair

Em casa estamos propensos a uma infinidade de distrações. Seja a cama ali pertinho, o controle remoto da TV, ou um pet pedindo atenção, pode ser difícil achar motivos para se concentrar no trabalho. 

Por isso, é importante separar o ambiente em que você irá trabalhar dos espaços de lazer e descanso da casa.  Além disso, atente-se a outras coisas que podem te provocar distrações: notificações de Whatsapp, não abra o Facebook, Instagram ou o Youtube enquanto estiver na hora de trabalho.

E se tiver dificuldade de se concentrar, busque técnicas ou aplicativos que podem te ajudar nisso, como o Pomodoro

5. Home office com as crianças? Crie uma programação para elas também!

A pandemia do Coronavírus não afetou só a nossa vida, mas também a das crianças. Nesta semana a maior parte das escolas cancelaram as aulas ou estão em período de preparação e conscientização para as crianças e seus responsáveis antes da paralisação completa. 

Com as crianças em casa sem poder brincar lá fora, é comum que elas exijam mais atenção. Dessa forma, o planejamento é fundamental para fazer com que este período seja confortável para elas e produtivo para você. Proponha atividades para elas enquanto você estiver centrado no trabalho. 

Gostou das dicas? Esperamos que tenham te ajudado a se adaptar neste momento. Compartilhe com seus colegas de trabalho que também estejam se adaptando ao trabalho remoto e acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais.