6 dicas para superar frustrações e obter sucesso nos seus projetos

Quando as coisas não saem exatamente como a gente espera, é normal se sentir frustrado. Todo mundo já passou por uma situação assim nas mais diversas áreas da vida, seja com projetos pessoais, coletivos, profissionais e até mesmo na nossa relação com as outras pessoas.

Afinal, é nos momentos de frustração em que as nossas ideias, valores e crenças são colocadas em cheque. Isso acontece por que a frustração está diretamente relacionada às nossas expectativas e visão de mundo. Assim, não deixamos de pensar: será que deixei escapar um detalhe que poderia mudar todo o curso das coisas ou elas simplesmente saíram do controle sozinhas?

É por isso que a frustração geralmente vem acompanhada de um descontrole emocional, que pode ser expresso a partir da raiva ou da tristeza. Independente do curso que a sua frustração te levar, lidar com o fracasso pode ser muito difícil, mas necessário para conseguir superar este momento.

Por isso, seja compreensivo consigo mesmo e não se deixe paralisar por uma expectativa frustrada! Confira as dicas que selecionamos para te ajudar a superar suas frustrações.

1. Reconheça o momento de frustração

Reconhecer o momento em que você está passando é muito importante para conseguir lidar com ele. As coisas não aconteceram exatamente como você imaginava ou queria e os seus planos foram frustrados. Você se sente irritado? Triste? É normal se sentir impactado quando uma expectativa não se concretiza, seja por uma falha nossa ou devido a condições que não podemos controlar.

Não tente esconder a sua frustração, por mais que você queria demonstrar para as pessoas que o acontecido não te atingiu. Reconhecendo o seu momento de frustração, você poderá caminhar mais rapidamente para a recuperação e até mesmo criar novos planos para finalmente alcançar os seus objetivos.

2. Tire um tempo para respirar e se acalmar

A frustração pode nos levar a sentimentos extremos: ficamos tristes e simplesmente não queremos mais saber daquele projeto mal sucedido; ou nossa adrenalina toma conta e queremos resolver o problema e tentar novamente até dar certo. Os dois sentimentos são normais de ocorrerem e compreensivos como reações a situação que ocorreu.

Mas talvez este seja o tempo de se sentar por um tempo e se acalmar. Assim você poderá pensar com uma distância do momento de frustração. Com isso, poderá elaborar melhor as formas com que pode reverter essa situação o mais rápido possível e obter sucesso no seu projeto.

Busque fazer coisas que te acalme. Pode ser uma sessão de meditação, yoga, corrida, ou até mesmo ler um livro que você gosta, ouvir música, assistir um filme ou uma série. Tire um tempo para se acalmar e depois volte ao trabalho.

3. Entenda o que deu errado

Para fazer as coisas de uma forma diferente, é preciso entender o que deu errado na sua primeira tentativa. Este é o momento de usar sua curiosidade e investigar. Olhe para o projeto frustrado como um mistério a ser solucionado.

Descubra o que deu certo no seu projeto e em que momento as coisas deram errado. Depois, quais atitudes você pode tomar para obter sucesso na sua segunda tentativa. E o que não depende de você? Como conseguir lidar com isso sem que as coisas dêem errado novamente?

4. Trabalhe com um propósito 

É muito comum que projetos mal sucedidos tenham sido projeto mal delineados. Afinal, quando não se sabe o objetivo do trabalho e como chegar até ele, a frustração pode aparecer em diversos momentos ao longo do caminho.

Talvez na sua primeira tentativa você não tivesse muita clareza do objetivo que gostaria de alcançar e por isso utilizou métodos que não te levaram ao ponto que você esperava. Por isso, pense se o seu projeto está bem delimitado, se você tem clareza dos objetivos que quer alcançar.

5. Permita-se ser mais flexível e criativo

Para superar frustrações passadas e obter sucesso na sua nova tentativa, é importante saber que algumas coisas precisarão ser alteradas no seu plano inicial. Por mais difícil que possa parecer admitir isso, nós podemos aprender muito com os nossos erros. É com eles que você descobre o que funciona e o que não funciona em uma determinada situação da sua vida. E a partir deles podemos chegar a alternativas que nos levem a resultados completamente diferentes e mais próximos dos nossos objetivos.

Por isso, permita-se ser mais flexível e considere outras possibilidades de ação para fazer com que seu projeto encontre o sucesso.

6. Tente novamente com uma nova perspectiva

Tentar realizar um projeto novamente após uma frustração não é um demérito. Olhe para a sua nova tentativa com um olhar mais otimista, sabendo que você aprendeu com os seus erros e buscou soluções criativas para o problema lhe foi imposto.

Neste momento, você já aprendeu a lidar com os seus sentimentos de frustração; entendeu o que deu errado anteriormente; revisou seus objetivos e criou um novo plano de ação. Com energia e um objetivo para alcançar, será mais fácil obter sucesso nos seus projetos e superar as suas frustrações anteriores.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a lidar melhor com as suas frustrações e superá-las com um novo plano de ação. Acompanhe nossos conteúdos para mais dicas!

3000