Dinâmica do espelho: o que é, objetivos e como fazer passo a passo

As dinâmicas em grupo podem ser usadas para auxiliar no processo seletivo ou até para o desenvolvimento de sua equipe. Elas são técnicas descontraídas para obter informações sobre as características de personalidade e comportamento de cada um de seus participantes. Uma boa dinâmica de grupo para trabalhar com sua equipe chama-se dinâmica do espelho, a qual você conhecerá em detalhes neste artigo.

Dinâmicas em grupo

As dinâmicas de grupo são aplicadas por recrutadores para conhecerem melhor o perfil dos candidatos a uma vaga de emprego. Outra utilização das dinâmicas de grupo é estimular a reflexão sobre determinado assunto de maneira leve e descontraída.

A proposta da dinâmica de grupo é justamente parecer uma brincadeira, para que assim os participantes se envolvam de forma “desarmada” e permitam-se o envolvimento mais profundo na técnica aplicada. O “fator surpresa”, sem conhecer de fato o objetivo final, também é um diferencial da dinâmica em grupo. Ele é discutido no encerramento, na hora da reflexão sobre a dinâmica executada.

Se você procura por uma dinâmica para trabalhar com sua equipe, apresentaremos aqui a dinâmica do espelho. Entenda melhor a seguir.

A dinâmica do espelho

Na dinâmica do espelho, os participantes são convidados a abrir uma caixa, dentro da qual (supostamente) encontrarão uma foto de um dos colegas. Eles deverão falar sobre as características desta pessoa, sem falar seu nome, estimulando que os outros adivinhem quem está sendo descrito. Na realidade, dentro da caixa, há um espelho. Portanto, o participante deverá descrever a si mesmo, sem revelar isto ao restante do grupo.

Objetivo da dinâmica do espelho

Diferente das dinâmicas de processos seletivos, a dinâmica do espelho é mais adequada para estimular o desenvolvimento de sua equipe. Ela demanda poucos recursos e pode ser facilmente executada por qualquer líder.

A dinâmica do espelho tem por objetivo estimular a reflexão sobre si e o autoconhecimento. Pode parecer algo simples, mas para algumas pessoas, é extremamente difícil reconhecer suas qualidades. Conquistar o autoconhecimento poderá render bons frutos para a atuação profissional do colaborador.

veja também:
Fui demitido, e agora? veja dicas para seguir em frente

Como fazer a dinâmica do espelho passo a passo

A realização de qualquer dinâmica de grupo requer, basicamente, três partes: a preparação, o desenvolvimento e o fechamento.

1. Preparação

Para a preparação da dinâmica do espelho, será necessário escolher um ambiente confortável e que permita a execução da atividade sem interrupções. Posicione as cadeiras em círculo e deixe uma no centro da roda.

Você precisará de uma caixa com um espelho dentro. Se preferir, pode usar uma caixa para cada membro, mas com apenas uma unidade já é possível realizar a execução da dinâmica.

Planeje a quantidade de pessoas que irão participar da dinâmica. O recomentado é que não ultrapasse 20 pessoas, para que a atividade não se torne muito cansativa e demorada.

É importante também estipular o tempo previsto para a execução da dinâmica. Ele vai variar de acordo com o tamanho do grupo, mas costuma ser de em média meia hora.

2. Execução

Explique ao grupo que cada um será convidado a se sentar na cadeira do centro da roda e abrir a caixa, dentro da qual encontrarão uma foto de um dos colegas. O participante deverá, então, descrever esta pessoa, deixando que os outros tentem adivinhar quem está sendo descrito. Neste instante, ainda não será revelada a resposta.

Antes de iniciar a atividade, pergunte se alguém já participou desta dinâmica anteriormente. Em caso positivo, esta pessoa não deverá participar. Neste caso, planeje alguma outra tarefa para este membro do grupo. Pode ser (fingir) trocar a foto de dentro da caixa, preservando o “fator surpresa” para os próximos participantes.

Na hora de responder, pode ser que algum participante tenha dificuldade em dizer qualquer coisa. Neste momento, você pode estimulá-lo, perguntando sobre habilidades, competências no trabalho, etc.

veja também:
45 frases de Steve Jobs que vão te inspirar no trabalho

É importante não falar que o nome da dinâmica é a Dinâmica do Espelho para manter a surpresa da atividade.

3. Fechamento

Após a participação de todos, chegou a hora da reflexão. Pergunte ao grupo como eles se sentiram no momento em que abriram a caixa. Quais foram seus pensamentos. Como eles se sentiram ao ter que descrever a si mesmos.

Para encerrar, deixe claro que todos são únicos em suas qualidades, e que todos são importantes na equipe, não importa qual trabalho executa ou seu grau hierárquico.

Aplique a dinâmica do espelho antes de iniciar sua reunião de equipe

As reuniões de equipe podem ser encontros tediosos, ou então podem ser transformadas em um momento de convívio agradável e construtivo. Incluir uma dinâmica de grupo antes de dar início à pauta da reunião é uma ferramenta para isso. Experimente aplicar a dinâmica do espelho antes de sua próxima reunião!

Caso este artigo tenha lhe ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas sobre o mundo organizacional, profissional e acadêmico, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades.