Entenda o que é e como se aplica o Employee Lifetime Value

Se você busca um diferencial que agregue uma maior produtividade em sua empresa, pode contar com o Employee Lifetime Value. Conheça agora neste artigo tudo o que você precisa saber sobre este valioso indicador dos dados de produtividade dos colaboradores junto à organização. Então, se você quer alcançar patamares de sucesso ainda maiores e potencializar ainda mais os seus resultados, acompanhe essa leitura.

O que é o Employee Lifetime Value?

Com uma abordagem inovadora e moderna, o Employee Lifetime Value, conhecido também como ELTV, se tornou uma das mais importantes ferramentas que analisam o desempenho das empresas, direcionado especialmente para os setores que fazem a gestão de pessoas.

O significado desse termo em tradução livre para o português é “Valor do Tempo de Vida do Funcionário”.

Ficou mais claro agora, certo? A partir desse conceito, podemos entender o Employee Lifetime Value como sendo uma forma de mensurar qual o retorno financeiro obtido por meio de cada colaborador que dedica seu tempo trabalhando para os interesses da empresa. Assim, de forma organizada, esse mecanismo possui os recursos necessários para coleta e análise de dados contundentes, que possibilitam a tomada de decisões bem embasadas em resultados.

Essas análises têm seu marco inicial no momento da contratação. Já nesta etapa, a empresa despende recursos de tempo e dinheiro para a divulgação, contratação e treinamento do novo colaborador. Após esses trâmites introdutórios, o profissional inevitavelmente irá gerar gastos, como os relacionados ao tempo que passa na empresa e eventuais atividades extraordinárias que envolvam custos, que estão sendo coletados pelo ELTV.

Esse conjunto de análises busca, em sua essência, compreender o valor dessa contribuição até o fim da relação entre empresa x colaborador. A complexidade do Employee Lifetime Value consiste no fato das análises subjetivas que geralmente ocorrem em um olhar superficial quando se trata do retorno produzido por um colaborador, sem investigar as diversas ocorrências que podem construir esse resultado.

Dentre as principais questões que orientam as métricas do Employee Lifetime Value estão o clima organizacional da empresa, as condições de trabalho e a faixa de remuneração. Esses e outros elementos influenciam ativamente no engajamento do colaborador e que, por sua vez, invariavelmente, afeta o nível de produção de toda a equipe.

Qual a forma de calcular do Employee Lifetime Value?

Se você pretende implantar esse sistema em sua empresa, antes de mais nada, você precisará agir com cautela. Isso porque medir o retorno que um colaborador traz para a empresa é uma questão extremamente delicada, uma vez que existem diferentes funções e diferentes gestões, que entendem produtividade com visões individualizadas e conflitantes entre si.

Imagine um gestor comunicativo, extrovertido, que será o responsável por medir o retorno de uma equipe que desenvolve um trabalho extremamente técnico ou intelectual. Certamente, sem as devidas orientações, os valores pessoais desse gestor influenciarão na hora de medir a produtividade dos mais introvertidos, ainda que não haja ligação direta entre a personalidade do colaborador e a atividade desempenhada, por exemplo.

Quando se fala em medir o ELTV de vendedores, a conta até pode ser mais simples. A mensuração dos resultados, por si só, já é um importante indicativo de produtividade. Entretanto, quando o produto final não é tangível, o cálculo já não é tão fácil assim. De toda sorte, o primeiro requisito para você aprender a calcular o Employee Lifetime Value é a definição completa acerca de qual ou quais elementos serão os protagonistas.

Portanto, defina quais os cargos estão sob análises; após, defina quais critérios objetivos deverão ser mensurados. Assim, você poderá visualizar melhor quem, quando e como ocorrem os melhores picos de produtividade.

Cautela nos procedimentos de Employee Lifetime Value

Já foi mencionado no presente artigo, mas não custa reforçar: atribuir um valor para os colaboradores é um processo complexo, uma vez que a performance depende de uma série de variáveis. Por isso, não trataremos de forma explícita e nem ensinaremos as empresas a elaborar o cálculo do ELTV.

Nosso intuito é promover as ideias de engajamento, que são, indiscutivelmente, as melhores ferramentas para alavancar a performance e engajamento dos talentos da organização.

O valor da cultura organizacional para Employee Lifetime Value

Todo mundo sabe que o funcionário que se identifica com a cultura da empresa tende a ser mais produtivo e assertivo em todas as suas tarefas, certo? Por isso, não negligencie essa questão com o corpo diretivo do seu negócio. Selecione quais são os valores da sua empresa, divulgue-os e passe a utiliza-los em toda estruturação de rotina e ambiente de trabalho, desde as contratações ao tratamento dos porteiros ou funcionários da limpeza.

Essas questões são muito importantes e sempre são avaliadas pelo time. Lembre-se que para reforçar ou mudar a cultura, é necessário estar de acordo com os valores que estão impressos em um papel. Aqui, vale aquela frase clichê, mas cheia de sentido: “A palavra convence. O exemplo arrasta”. Ou seja, o seu time só entenderá a importância sua cultura quando perceber que há o alinhamento entre o que se diz e o que se faz na prática.

Qual é a importância do cálculo do Employee Lifetime Value para as empresas?

Inserir na sua organização o Employee Lifetime Value pode ser de grande importância para te orientar na busca por desenvolvimento de equipe. Dificilmente você encontrará profissionais que estão no auge em todo o tempo. Por isso, é mais simples e rápido treinar sua equipe para ser disciplinada e engajada com os objetivos de desempenho que a organização espera.

Assim, a partir da análise dos valores encontrados com a mensuração do Employee Lifetime Value, será mais fácil tomar decisões de promoção, demissão e treinamento, uma vez que estarão embasadas em dados, não em suposições carregadas de opiniões pessoais. Por isso, a importância do ELTV para qualquer organização é a estruturação contínua em manter as operações em constante processo de otimização e evolução.

O cálculo do Employee Lifetime Value indica, ainda, se uma determinada equipe está ou não gerando retornos satisfatórios, a ponto de justificar, cortar ou aumentar o investimento feito nela. Deste modo, de acordo com a análise de cada caso, a gestão do setor terá recursos factuais para identificar eventuais problemas, corrigir falhas e tomar medidas necessárias, providenciando melhores condições; como consequência, melhores resultados virão.

Por outro lado, se os resultados obtidos de uma determinada equipe forem extremamente positivos, as organizações podem (e devem) reconhecer essas boas práticas; inseri-las nos demais setores e, sempre que possível, engajar ainda mais os colaboradores que produzem mais e melhor. Com isso, há a melhora no clima organizacional e nos resultados da empresa.

Logo, é possível entender que as oportunidades de monitoramento do Employee Lifetime Value contribuem para a melhoria da gestão de desempenho. Sendo assim, é um bom mecanismo que ajudará na contribuição por melhores resultados.

Adote boas práticas de gestão e garanta resultados de Employee Lifetime Value sempre positivos

Muitos colaboradores podem se sentir intimidados com a ideia de estar sendo medido. Essa intimidação não trará resultados positivos; nenhum funcionário trabalha em seu potencial medo com medo ou receios tão agressivos. Por isso, tenha sempre em mente que a utilização do Employee Lifetime Value é mais útil quando você aplica melhorias na estrutura e ambiente de trabalho do que em punições por baixo desempenho.

Note que, uma liderança ineficiente gera liderados improdutivos. Por isso, é de vital importância contar com uma equipe de gestores que influenciem positivamente a busca pelo melhor dos colaboradores, através da motivação e exemplo. Contar com um corpo diretivo engajado no desenvolvimento da empresa é um divisor de águas quando você analisa as instituições mais bem-sucedidas.

Demonstre valorização e apreço pelo seu colaborador. A antiga e errônea ideia de uma chefia impositiva e ameaçadora não faz mais sentido há muitas décadas. Ademais, procure escutar o que suas equipes têm a dizer; mesmo com as inovações tecnológicas, ainda é a melhor forma de mantê-las motivadas e valorizadas. Gostou de nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Conta aqui para nós nos campos abaixo. Estamos aguardando seu contato.