Empresas de tecnologia liberam acesso à ferramentas de home office

Com a pandemia do Coronavírus obrigando empresas a adotarem o home office como modelo de trabalho, grandes empresas de tecnologia passaram a liberar acesso gratuito a alguns dos seus serviços pagos. As liberações das empresas tem como finalidade estimular as pessoas a permanecerem em suas casas, enquanto facilitam a continuação dos seus trabalhos. 

Empresas de tecnologia liberam acesso à ferramentas de comunicação 

Já no início do mês de março, a Google e a Microsoft, duas das maiores empresas de tecnologia do mundo, anunciaram a liberação gratuita dos seus recursos de gerenciamento de trabalho.

Desde então, a ferramenta de videoconferência, Google Meet, está com todos os seus recursos pagos liberados para o público. Entre eles, estão a possibilidade de fazer reuniões com participação de até 250 usuários; realizar transmissões ao vivo para até 100 mil espectadores; gravar reuniões ou transmissões e salvar o arquivo no Google Drive. A medida é temporária e já tem data limite: o dia 1 de julho. O Meet é um aplicativo com diversas opções de videoconferência, disponível através do G Suite, a conta da google para corporações ou o G Suite for Education, ligadas à instituições educativas. 

A Microsoft anunciou o uso gratuito dos recursos premium do Microsoft Teams. A ferramenta é uma plataforma unificada de comunicação, que combina troca de mensagens de texto, videoconferências, compartilhamento e armazenamento de arquivos na nuvem e  também a interação com outros aplicativos de trabalho. A liberação global do serviço foi realizada no dia 10 de março, com uma nova atualização que também aumentou o limite de usuários. A oferta é um pouco mais extensa do que a do Google: ficará disponível sem custos por seis meses. 

Outra empresa de tecnologia que liberou acesso à sua ferramenta de videoconferência é a Cisco. A multinacional estadunidense liberou acesso gratuito por 90 dias ao Webex para empresas que não eram clientes anteriormente. Na ferramenta, é possível realizar videoconferências com a participação de até 100 usuários. 

Acesso liberado também para ferramentas de monitoramento de trabalho, viagens e mercadorias

A SAP, empresa alemã de criação de softwares de gerenciamento para empresa, também liberou acesso 3 das suas ferramentas online: o Remote Work Pulse SAP Qualtrics, que mede em tempo real a evolução do trabalho que está sendo realizado; O TripIt, ferramenta de monitoramento de viagens, que emite alertas sobre as mudanças e cancelamentos de voos em tempo real; e o Ariba Discovery, plataforma que reúne fornecedores e compradores, facilitando a comunicação e o atendimento de demandas. Com a liberação das ferramentas para todos os seus clientes e também para não-clientes, a SAP busca minimizar os atrasos e os problemas no atendimento de demandas durante a crise. O acesso ao Remote Work Pulse e ao Ariba Discovery estará livre de tarifas por 90 dias; já o TripIt terá acesso gratuito por 6 meses.