O que é engajamento? Como ele pode ajudar no desempenho profissional?

Engajamento, de acordo com o dicionário Michaelis, tem alguns significados diferentes: um contrato de prestação de determinado serviço; alistamento militar; defesa ativa de uma causa política ou social. Porém, de um tempo para cá, o termo “engajamento” ganhou um novo significado, se tornando um jargão tanto no mundo das redes sociais quando no meio organizacional. Neste artigo, trataremos sobre o que representa o engajamento profissional, quais seus benefícios para a empresa e como promovê-lo. Quer saber mais? Então confira a leitura deste artigo.

O que é engajamento

Além das definições apresentadas anteriormente, o termo engajamento se popularizou com as redes sociais. Neste caso, ele significa envolver o público a promover de forma ativa o conteúdo virtual. É o engajamento que populariza os influenciadores digitais, trazendo sucesso para seu canal.

O engajamento profissional não é muito diferente daquele definido para o mundo virtual. O termo pode ser considerado sinônimo de empenho, dedicação, comprometimento, produtividade e foco; ou melhor: uma combinação destas características. Por isso, para a empresa, quanto mais engajamento, melhor.

Um profissional engajado se importa e acredita no que está fazendo. Como consequência, os resultados aparecem. Mas para que o engajamento se mantenha, é necessário que haja uma gratificação. Além do salário, outros aspectos servem como gratificações para manter um profissional engajado, como o reconhecimento profissional, benefícios, plano de carreira, entre outros.

Um estudo realizado em 2018, o Panorama Engajamento Brasil, escutou 553 profissionais. Dentre eles, estavam executivos, gestores de Recursos Humanos e líderes de pessoas. Os pesquisados definiram engajamento como:

  • Comprometimento;
  • Motivação;
  • Valores;
  • Propósito;
  • Colaboração;
  • Dedicação;
  • Pertencimento;
  • Vestir a camisa;
  • Resultados;
  • Equipe.

Também entendemos o engajamento como a soma destes elementos. A seguir, trataremos com mais detalhes sobre como promover o engajamento em uma organização.

Como promover o engajamento profissional

Uma pessoa engajada em uma causa social o faz voluntariamente, e tem como gratificação o resultado favorável da causa que defende. Contudo, em uma relação profissional, é estabelecida uma troca: o profissional oferece seu tempo de serviço, e a empresa oferece o salário em troca.

Contudo, apenas esta relação nem sempre é suficiente. A rotina do dia a dia, o excesso de cobrança, metas inatingíveis, falta de objetivos claros, relações tóxicas, sobrecarga de trabalho, liderança fechada para a escuta; tudo isso compõe alguns dos fatores que podem minar o engajamento de um colaborador.

O que fazer, então, para promover (e manter) os colaboradores engajados? Veja as dicas a seguir.

Comunicação

A comunicação é elemento indispensável para o sucesso de qualquer relação humana, inclusive a profissional. Por isso, empresas que ofereçam canais de comunicação interna têm maiores chances de manter sua equipe engajada.

Algumas ideias de comunicação interna são murais, jornais, newsletters, rede social corporativa, intranet, e-mail corporativo, rádio e TV corporativa e aplicativos.

veja também:
Missão, visão e valores: o que são e como afetam o seu trabalho na empresa

Mas não para por aí: toda comunicação é uma via de mão dupla. Para que ela aconteça, é preciso haver espaço para falar, ser escutado e escutar. Uma forma de viabilizar esta comunicação é através de feedbacks periódicos. É preciso ouvir o feedback dos colaboradores, além de oferecer feedback. Desta forma, as relações podem ser aprimoradas e, em consequência, os resultados também melhoram.

Trabalho em equipe

A equipe não é apenas um agrupamento de pessoas em um mesmo espaço. Para que seja caracterizada como equipe, é preciso haver espaço para a troca, incentivo, colaboração, parceria. Esta interação auxilia para o alcance dos resultados desejados de forma mais rápida e eficiente.

É importante destacar que o ambiente de trabalho é onde uma pessoa passa mais tempo de sua vida. Muitas vezes, ela tem mais tempo de convívio com seus colegas de trabalho do que com sua família. Por isso, o trabalho só terá mais qualidade quando estas relações forem também saudáveis. A competição pode dar um gostinho de estímulo na rotina do dia a dia, desde que ela seja uma competição saudável.

Para que o trabalho em equipe flua de forma harmoniosa, é necessário valorizar aspectos como a empatia e parceria, promovendo um espaço mais seguro e agradável de se trabalhar.

Ações internas

Investir no endomarketing é uma das formas de promover o engajamento de colaboradores. É importante lembrar que uma empresa é composta por pessoas, e não números. Quando seus integrantes percebem que estão sendo vistos para além de seus resultados tangíveis, eles se sentem mais motivados a se engajar pela causa da empresa.

Algumas ideias de ações internas que podem ser aplicadas são, por exemplo, comemorar os aniversariantes do mês ou reconhecer o funcionário do mês. Oferecer espaços em que as pessoas possam interagir de forma leve e prazerosa também faz parte da receita para o engajamento.

Perspectiva de crescimento

Uma das necessidades do ser humano é o crescimento, seja ele pessoal ou profissional. Quando o colaborador está inserido em um ambiente com perspectivas de crescimento profissional, ele tem mais elementos de motivação para se engajar em seu trabalho diário. Por isso, é importante que a empresa ofereça planos de carreira ou programas de incentivo para estimular o crescimento profissional de seus integrantes.

Boa liderança

O líder é o representante da empresa mais próximo dos colaboradores. Um líder tem o poder de erguer ou de afundar uma equipe. Por isso, a boa liderança tem papel indispensável para promover um time engajado. Vale investir na capacitação dos líderes para que eles possuam as ferramentas necessárias de engajamento de sua equipe.

veja também:
Comprometimento: saiba qual a importância e benefícios no trabalho

Quando uma empresa aplica todas as demais estratégias apontadas aqui, mas o líder possui uma postura que não condiz com a cultura organizacional, todo o trabalho pode ir “por água abaixo”. Por isso, dê muita atenção às lideranças.

Definição de objetivos claros

Para que a equipe se engaje rumo a um objetivo, é preciso que este seja claro e bem definido. Objetivos difusos podem significar perda de tempo da equipe (e de dinheiro para a empresa). Por isso, o planejamento estratégico precisa ser feito de forma cuidadosa, e os objetivos devem sempre ser comunicados de forma clara para os colaboradores.

Métricas para manter a equipe engajada

Após envolver o time no engajamento, é preciso acompanhar para mantê-los engajados. Uma forma de fazê-lo, além dos canais de comunicação já citados, é por meio de métricas que mostrem de forma concreta o engajamento dos colaboradores. No estudo que citamos anteriormente, 39% dos entrevistados referiram que a empresa não mensura o engajamento de seus colaboradores.

O RH tem papel fundamental aqui, pois eles são capazes de mensurar e acompanhar os resultados de engajamento. Sem avaliar os resultados, não é possível saber se as estratégias aplicadas estão funcionando.

Consequências do engajamento profissional

Eu imagino que você, neste momento da leitura, já deva ter identificado que o engajamento traz muitos resultados positivos para a empresa. Dentre eles, estão mais produtividade, menos desgaste dos colaboradores e mais motivação. Tudo isso culmina em maiores resultados para a empresa.

Não é por acaso que, no que diz respeito ao engajamento profissional, quanto mais, melhor. Por isso, comece hoje mesmo a praticar as dicas apresentadas aqui e promova um ambiente propício a colaboradores altamente engajados.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha lhe ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas sobre o mundo organizacional, profissional e acadêmico, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades. Até a próxima e sucesso!