Entidades premiam mulheres latino americanas na área de cybersecurity

No dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi lançado pela LATAM Women in Cybersecurity (WOMCY) e a Women in Security & Resilience Alliance (WISECRA), lançaram oficialmente o prêmio Top Women in Cybersecurity – América Latina

Top Women in Cybersecurity – América Latina

De acordo com dados da Organização dos Estados Americanos (OEA), entre as mulheres que trabalham na indústria de tecnologia, somente 11% delas estão na área da cybersecurity. Na América Latina, no entanto, esses dados são ainda mais baixos, chegando a 8% de mulheres focadas na área de segurança da informação. Delas, 1% estão em cargos executivos. 

Dessa forma, o prêmio Top Women in Cybersecurity – América Latina foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer as mulheres que trabalhar na área de segurança da informação. Espera-se também que este prêmio abra caminho para que mais mulheres entrem nesta área profissional. 

O prêmio tem como critério de seleção mulheres que:

  • Possuam um alto nível de realização na área, atendendo padrões nacionais ou internacionais; 
  • Tenham atuado em papel de líder em alguma causa humanitária de impacto regional ou nacional;
  • Sejam reconhecidas como especialistas ou líderes em algum campo específico da segurança de informação;
  • Sejam profissionais pioneiras em um novo setor;
  • Tenham contribuições significativas na realização de eventos na América Latina.

O prêmio abrange toda a região da América Latina, onde serão consideradas no processo todas aquelas que tiveram realizações expressivas na área. A eleição para o prêmio será realizada por uma banca composta pela fundadora e presidente da WOMCY, Leticia Gammill, e pela fundadora e coordenadora internacional da WISECRA, Bonnie Butlin. Além delas, participarão também um pequeno grupo de mulheres profissionais de cybersecurity latino-americanas. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através de um formulário online. Elas podem ser feitas pelas próprias candidatas ou nomeando alguma profissional de segurança de informação. 

Entidades que incentivam a entrada das mulheres na segurança cibernética

A WOMCY é uma organização sem fins lucrativos com foco em segurança cibernética, composta unicamente por mulheres na América Latina. Com o objetivo de aumentar a atuação das mulheres no setor, a WOMCY oferece programas de formação no setor educativo, corporativo e em fundações. Além disso, promove a criação de redes de profissionais através de projetos de tutorias. 

A WISECRA é uma rede voltada à reunião e cooperação de mulheres profissionais da área de segurança de forma global. É parte do Security Partner’s Forum, a primeira rede internacional de profissionais da segurança.