Entrevista em inglês: como se preparar e perguntas e respostas prontas

Todo bom currículo deve conter a informação do seu conhecimento em outro idioma, caso o tenha. São muitas as vagas no meio corporativo que demandam o domínio da língua inglesa, outras aceitam este conhecimento como um diferencial. Seja qual for o caso, a partir do momento que colocou o conhecimento em inglês em seu CV, esteja preparado para fazer uma entrevista em inglês.

Mas como se preparar? Como fugir do “branco” que pode dar na hora de responder às perguntas? O que responder? O que é esperado pelo recrutador? Para conhecer as respostas para estas perguntas, confira a leitura deste artigo prepare-se para uma entrevista em inglês.

Diferentes habilidades e nível de inglês

Em geral, já é possível passar por uma entrevista cominglês intermediário. Este nível de conhecimento já garante alguma compreensão e capacidade de comunicação que dê para “se virar”.

A questão é que falar uma língua envolve diferentes habilidades, e nem sempre possuímos o mesmo desempenho em todas elas. As principais habilidades para uma comunicação em inglês são:

  • Listening (escuta)
  • Speaking (fala)
  • Reading (leitura)
  • Writing (escrita)

Geralmente estas habilidades andam em duplas: quem tem um bom desempenho com a escuta, costuma se sair bem também na fala. O mesmo ocorre para quem lê bem, pois também terá uma boa escrita. A questão é que para a entrevista, as habilidades trabalhadas serão de listeninge speaking. Caso estas não sejam suas habilidades mais fortes, a solução é praticar.

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês?

Se você está procurando colocação profissional e está enviando currículo, a dica é se antecipar e começar a preparar-se desde já. Não espere primeiro conseguir a entrevista.

Com o advento da internet, hoje há uma variedade de recursos úteis para desenvolver todas as habilidades do inglês. É possível buscar entrevista em inglês Youtube, assistir entrevista em inglês com famosossem legenda e tentar entender (listening) e repetir (speaking), adquirindo vocabulário e treinando a pronúncia.

Uma boa pronúncia é fundamental para ser compreendido. Afinal, uma palavra com o som errado dá um diferente significado. Alguns exemplos de sons que brasileiros podem pronunciar errado ao falar inglês:

  • Head – cabeça/ red – vermelho
  • Word – palavra/world – mundo
  • Think – pensar/ sink – pia

Estas palavras acima possuem sons diferentes, mas às vezes são lidas de forma igual por brasileiros. Para aperfeiçoar sua pronúncia, use o recurso do próprio Google tradutor, escutando e repetindo a palavra. Grave sua voz e escute-a para verificar se o som está saindo igual.

Alguns sons da língua inglesa não existem no português, e por isso mesmo precisam ser treinados, como o som do TH em thinkou RL em world.

Há quem pense que, para se preparar para uma entrevista em inglês, traduçãoé a melhor estratégia, mas se engana. O melhor caminho para treinar suas habilidades é pensando em inglês. Outro ponto importante é aprimorar o vocabulário para entrevista em inglês, como algumas palavras que vice verá adiante nos exemplos que iremos apresentar.

veja também:
Autoconfiança: importância no trabalho e 10 dicas para desenvolvê-la

Melhores exercícios para treinar

Além das dicas que demos acima, é interessante fazer um simulado de entrevista em inglês. Peça a ajuda de um amigo ou pegue as perguntas dos vídeos de Youtube e dê sua resposta. Você pode se filmar ou gravar o áudio de sua resposta, ou até receber o feedback do amigo, para avaliar a compreensão do que você está falando. Esta estratégia será ótima também para que você busque o vocabulário que precisa, treinando as palavras que forem novas para você.

Em alguns casos, é comum a entrevista em inglês por telefone, o que pode ser um pouco mais desafiador para a compreensão. Por isso, treine este recurso também.

Minha entrevista foi marcada, e agora?

Todas as dicas que demos anteriormente podem e devem ser treinadas regularmente, para quem está procurando colocação no mercado de trabalho. Mas quando a entrevista já foi marcada, há outros pontos com o qual se preocupar. Se você treinou suas habilidades com o inglês antes, há menos motivo de preocupação para esta fase.

O que fazer antes de uma entrevista de emprego? Pensar em qual roupa vestir, pesquisar sobre a empresa, conversar com alguém que trabalhe ou já tenha trabalhado lá são tarefas comuns e necessárias. Para a entrevista em inglês não é diferente. Ao ler sobre a empresa, pense no conteúdo absorvido em inglês. A entrevista pode ser exatamente como em português, com os mesmos objetivos e conteúdos, mas em outra língua. Por isso, vale de novo a regra de pensar em inglês.

Perguntas e respostas que podem surgir em uma entrevista em inglês

Perguntas e respostas para entrevista em inglês


As perguntas que aparecem em uma entrevista de inglês podem ser amplas, assim como as respostas, que variam de acordo com o candidato. Mas podemos pensar em algumas para você já ir treinando.

Para quem possui um nível de inglês intermediário, provavelmente o recrutador fará perguntas mais simples, de mais fácil compreensão, como:

Tell me about yourself.(Fale-me sobre você).

Essa pergunta você provavelmente já respondeu no curso de inglês, mas é evidente que o ponto de vista a ser avaliado aqui é o profissional. Não precisa falar da sua banda favorita do que você gosta de fazer aos fins de semana, etc. Pense em características suas que estejam ligadas á vida profissional, como:

I work as a programmer. I graduated 3 years ago, and I love my job, because…

(Eu trabalho como programador. Formei-me há 3 anos e amo minha profissão porque…)

Where do you see yourself in 5 years? (Onde você se vê daqui 5 anos?)

Aqui, a regra é como na questão anterior. Se você quer adotar um cachorro, ir para a Disney, se casar, comprar um carro, estas não são as respostas esperadas pelo recrutador. Pense em um conteúdo que tenha relação com sua profissão ou com o cargo que está pleiteando. Por exemplo:

I hope to be working here, developing my skills and making my way to a promotion. I want to keep on studying to improve my knowledge in my job.

(Eu pretendo estar trabalhando aqui, desenvolvendo minhas habilidades e construindo um caminho para uma promoção. Eu quero continuar estudando para melhorar meu conhecimento na minha profissão.)

veja também:
Desmotivação no trabalho: conheça as causas e saiba como lidar

What are your weaknesses? What are your strengths? (Quais são seus pontos fracos? Quais são seus pontos fortes?)

Seja honesto em sua resposta e prefira adjetivos relacionados ao trabalho. Outra coisa: nenhum recrutador quer ouvir aquelas velhas respostas prontas, como “meu defeito é ser perfeccionista”. Exemplo:

I have trouble sleeping early, which makes me sleepy in the morning. I’m dealing with this flaw by going to bed earlier and avoiding the use of technology before sleep. On the other hand, I’m very punctual and committed to my tasks.

(Eu tenho dificuldade de dormir cedo, o que me deixa sonolento de manhã. Eu estou lidando com este defeito indo para a cama mais cedo e evitando o uso de tecnologia antes de dormir. Por outro lado, sou bastante pontual e comprometido com meus afazeres.)

Quanto maior for o nível de conhecimento do candidato e quanto mais o idioma for necessário para o cargo, especialmente da fala e escuta, mais complexas poderão ser as perguntas do recrutador. Por exemplo:

Tell me about a time when things didn’t go the way you expected. What did you do?

(Conte-me sobre uma vez em que as coisas não se saíram como você esperava. O que você fez?)

Can you tell me a conflict that hasn’t been solved and how you dealt with it?

(Você pode me contar sobre um conflito que não foi resolvido e como você lidou com ele?)

A regra é treinar

Neste artigo, você pode absorver um pouco do que é esperado em uma entrevista de emprego e de como preparar-se para ela, mesmo antes de ser chamado para uma entrevista. Coloque as dicas em prática, treine bastante. Assim, a entrevista em inglês não será motivo para se preocupar quando o desafio surgir. E se você ainda não está estudando outra língua, comece agora mesmo. Este pode ser seu diferencial na hora de conseguir um emprego.

Se você achou este conteúdo útil, compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a também se prepararem para entrevista de emprego em inglês. Aproveite e convide-os para treinar com você! Para mais conteúdo sobre carreiro e o mundo corporativo, continue em nossa página. Acompanhe-nos, todos os dias trazemos novidades. Até a próxima e sucesso!