Equipe de trabalho unida: dicas para engajar e obter melhores resultados

Uma equipe de trabalho unida é aquela que utiliza o potencial de todos os seus membros para encontrar os melhores caminhos para alcançar um objetivo de forma rápida e eficaz. No entanto, manter uma equipe de trabalho unida nem sempre é uma tarefa fácil e pode exigir um planejamento estratégico que envolve não só o líder mas toda e estrutura de trabalho da empresa.

Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas para manter uma equipe de trabalho unida e motivada, mas todas elas envolvem a promoção da cooperação entre todos para realizar o trabalho e alcançar os objetivos estabelecidos. Isso fará com que todos os funcionários se sintam mais confortáveis e valorizados no seu ambiente de trabalho, impactando diretamente na eficiência da equipe.

Confira agora as principais dicas de como manter a sua equipe unida:

1. Alinhe os objetivos com todos os membros da equipe

É difícil saber o que fazer e porque fazer determinada tarefa quando não se tem um objetivo claro à vista. Esta situação é muito comum e tem grandes consequências não só na união de uma equipe de trabalho como também no sucesso de um projeto.

É papel do líder mostrar porque a equipe foi formada e qual deverá ser o papel de cada membro dela na concretização do seu objetivo. Tendo em mente o ponto que se quer alcançar, os membros da equipe irão se sentir motivados para encontrar soluções criativas para os problemas que se colocam no caminho até a meta estabelecida.

E para isso, é importante que os objetivos de um projeto não só sejam claros, mas realistas e que possam ser alcançados com os instrumentos materiais disponíveis e a preparação profissional de cada membro da equipe. Por mais criativos e aplicados que sejam, é muito difícil que uma equipe alcance um resultado que necessita de um aparelho que a empresa não pode oferecer ou que os membros não têm conhecimento necessário para operá-la.

2. Facilite a comunicação da equipe

Estabelecer uma estratégia de comunicação eficiente é fundamental para manter uma equipe de trabalho unida e centrada em um único objetivo, independentemente da equipe estar trabalhando em um escritório ou remotamente, em home office.

Assim, o estabelecimento de uma comunicação passa não só por um canal adequado, como também pela forma de se expressar. As plataformas online que centralizam o trabalho de equipes, como o Microsoft Teams ou o Slack, tem oferecido boas ferramentas que facilitam a comunicação de uma equipe, seja através de chats em grupo ou em conversas privadas. Mas para quem tem a possibilidade de se encontrar fisicamente, as reuniões de equipe ainda são muito importantes (desde que elas sejam bem planejadas).

Manter uma dinâmica de comunicação clara, aberta e respeitosa fará com que os membros da equipe se sintam à vontade para tirar dúvidas, expressar suas opiniões e sugestões a respeito do trabalho, e partilharem os seus sentimentos com o restante da equipe. Incentivar os membros da equipe a escutar uns aos outros é não só um exercício de construção de confiança e de um relacionamento melhor. É também uma forma de prevenir possíveis atritos ou problemas que podem fazer com que o ambiente de trabalho deixe de ser acolhedor e confortável.

3. Estabeleça relações de parceria e confiança

Parceria é a palavra-chave quando pensamos em uma equipe unida. Afinal, mesmo que cada pessoa realize um trabalho individual, ele é uma parte de um projeto maior e que envolve a todos. Assim, estão todos juntos trabalhando por um mesmo objetivo, por mais que as tarefa que desempenhem pareçam distantes.

Dessa maneira, para estabelecer uma relação de parceria e de confiança entre os membros de uma equipe, ter em mente o objetivo principal do projeto é o primeiro passo, mas não é o único. Dinâmicas, reuniões em equipe e outras estratégias para a troca de ideias, opiniões e conhecimentos devem ser estimulados e envolver não só os membros da equipe, mas também a gerência.

Estes encontros farão com que os membros da equipe tomem consciência da sua importância e responsabilidade dentro do grupo, fazendo com que a equipe se torne mais unida.

Outro ponto muito importante é que estes encontros também permitem que as relações entre os membros da equipe se tornem mais sólidos. Isso torna o ambiente de trabalho ainda mais agradável e confortável, além de mais estimulante para o desenvolvimento de ideias.

4. Mantenha um ambiente de trabalho saudável

Um ambiente de trabalho saudável tem influência direta no bem-estar da equipe e na sua produtividade. É muito difícil se concentrar e se manter motivado a trabalhar em um ambiente com condições desfavoráveis para isso.

Portanto, a empresa deve se preocupar também com as condições do espaço onde os seus funcionários estarão instalados. Isso significa um ambiente de trabalho confortável: com uma boa temperatura; circulação de ar; iluminação; acústica; espaço de circulação de pessoas; móveis ergonômicos e limpeza recorrente do espaço.

Dessa forma, a equipe não estará sujeita à altas cargas de estresse causados pelo ambiente e, assim, se sentirão mais felizes e motivados.

5. Reconheça esforços e derrotas através de críticas construtivas

Todo mundo quer se sentir reconhecido, seja como um profissional individual ou como membro de uma equipe. Reconhecer os esforços do membros da equipe (mesmo se eles forem mal-sucedidos) é fundamental. Isso mostra para a equipe que os seus gerentes estão atentos ao que está sendo feito e com os profissionais que estão sob a sua supervisão.

E quando as coisas não estiverem tão bem assim, ofereça um feedback com críticas construtivas, ajudando-os a entenderem o que deu errado e como reverter esta situação.

6. Invista no desenvolvimento da equipe

O trabalho deve ser um local também de aprendizado para os funcionários de uma empresa. Seja para aprimorar e atualizar os conhecimentos que já possuem ou para desenvolverem novas habilidades que farão melhores profissionais. O desenvolvimento da equipe, assim como salários compatíveis com os cargos, é um ponto muito importante não só para a motivação individual no trabalho mas para a toda a equipe.

Assim, cursos e oficinas coletivas de aperfeiçoamento ou de atualização feitos esporadicamente podem ser uma ótima forma de mostrar que a empresa também está preocupada com a formação dos seus profissionais. Dessa maneira, os funcionários poderão aplicar novas abordagens na solução de problemas e garantir o sucesso dos seus projetos.

O plano de carreira ou a possibilidade de crescimento dentro da empresa são outros pontos importantes quando falamos em desenvolvimento profissional e motivação de equipes.

Esperamos que você tenha aproveitado estas dicas e que elas tenham te ajudado a criar estratégias para manter a sua equipe de trabalho sempre unida! Compartilhe este artigo e continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas sobre carreira.