Como motivar uma equipe desmotivada: dicas para liderar e inspirar

Uma dificuldade comum a muitas pessoas em posição de liderança é em relação à manter sua equipe ativa e motivada. A motivação é uma das peças (embora não seja a única) que faz com que uma equipe seja forte, integrada e de alta performance. Ela age em uma equipe dando uma energia adicional para chegar a um objetivo que todos visam alcançar.

No entanto, esta não é uma tarefa tão fácil e pode ser um desafio para líderes e equipes de recursos humanos. Afinal, é mais fácil gerenciar uma pessoa que já está motivada a fazer algo do que motivá-la a algo externo a ela. Isso porque em geral, a motivação é acompanhada de um esforço maior e até mesmo que sacrifícios sejam feitos para conseguir alcançar o objetivo.

Neste artigo vamos falar sobre os efeitos da desmotivação no trabalho e o que um líder pode fazer para motivar uma equipe desmotivada. Confira!

O que desmotiva uma equipe?

Uma pesquisa realizada pela Gallup buscou entender o que impulsiona a produtividade no ambiente de trabalho. Chamada State of the Global Workplace, a pesquisa foi realizada em 2017 em 155 países. De acordo com ela, somente 15% dos funcionários se sentem motivados no seu ambiente de trabalho.

Isso significa que a maior parte dos trabalhadores (85%) não se sentem motivados a melhorarem o seu desempenho no trabalho, realizando suas tarefas sem qualquer tipo de apego emocional ou identificação pessoal com os objetivos a serem alcançados por um trabalho ou empresa. Este número expressivo nos mostra o quão importante é para líderes e empregadores em geral pensarem sobre a motivação de equipes (ou a falta dela).

Quando pensamos em desmotivação, há diversos aspectos que precisam ser analisados para entendermos o que de fato desmotiva uma equipe. Talvez seja por uma questão de identificação pessoal: não se identificarem ou simplesmente não vê propósito na função que realizam.

Ou talvez seja porque não se sentem valorizados pela empresa e seus líderes; possui um salário que não condiz com a quantidade de trabalho que desempenha; não há perspectivas reais de crescimento na empresa; o ambiente de trabalho é estressante e pouco confortável; ou talvez o ambiente tenha muitos conflitos; ou o clima de competitividade do escritório tenha tirado sua energia. Há a possibilidade também de estar passando por problemas pessoais que estão interferindo no seu desempenho e engajamento no trabalho.

Quais os efeitos de uma equipe desmotivada em projetos corporativos?

A desmotivação de uma equipe pode se tornar uma cadeia sem fim para a empresa, afetando não só os seus próprios projetos, mas também de outras equipes. Isso acontece porque, quando um funcionário se sente desmotivado, ele tende a ter uma diminuição no seu ritmo de trabalho e se sentir emocionalmente esgotado. Como consequência, o seu trabalho é atrasado ou precisa ser compensado por outros membros da sua equipe, o que causa uma sobrecarga física e mental nos outros funcionários.

O resultado pode ser um ambiente de trabalho onde os funcionários estão esgotados e simplesmente não veem mais propósito nas funções que estão executando. Isso tem impactos diretos no produto final ou serviço que a empresa se propõe a fazer.

Outros efeitos sobre a desmotivação de profissionais e equipes é o aumento de conflitos, faltas ou atrasos e, por fim, uma alta rotatividade de profissionais pois o ambiente profissional se tornou insustentável. Segundo a pesquisa da Gallup, 81% dos trabalhadores pensam em deixar os seus trabalhos atuais. Além disso, parte significativa deles aceitariam posições abaixo do que realizam no momento ou menores salários para ter uma vida profissional mais saudável e equilibrada com a sua vida pessoal.

Para as empresas, a alta rotatividade de funcionários e equipes desmotivadas significa também uma baixa na quantidade e qualidade do trabalho realizado, mas uma dificuldade na continuidade do trabalho e em maiores gastos com demissões e contratações.

O que significa motivar uma equipe?

A motivação age nos níveis de interesse e de engajamento das pessoas para alcançar um objetivo estabelecido. Assim, a motivação não acontece quando não há interesse por parte da equipe em transformar um projeto em realidade. Não adianta somente passar uma série de tarefas e esperar que as pessoas se interessem por ela e se sintam motivadas à cumprí-la do nada.

Da mesma maneira, motivar uma equipe significa também estar disposto a investigar porque os funcionários se sentem desmotivados em relação ao trabalho a um nível pessoal e coletivo. É um trabalho diário e que para ser realizado e provocar mudanças reais precisa ser considerado de grande importância pelos líderes.

É preciso então um engajamento da própria empresa ou das lideranças das equipes em realizar um trabalho conjunto para então elaborar um plano de ação único para transformar esta realidade.

Como motivar uma equipe desmotivada

1. Identifique os problemas 

Como já mostramos anteriormente, para conseguir reverter a desmotivação de uma equipe, é preciso investigar o que a levou a este estado. Este não é uma tarefa simples ou rápida e requer muita atenção e dedicação dos líderes. Pense em estratégias que podem te ajudar a identificar os problemas que estão ocorrendo no escritório, seja com uma caixa de sugestões; uma reunião com a equipe; uma pesquisa de satisfação ou simplesmente se mostrando aberto para ouvir reclamações e sugestões para melhorar o clima no trabalho. Entenda quais estratégias funcionam ou não funcionam com a sua equipe.

2. Estabeleça metas realistas

A sobrecarga de trabalho é um dos principais motivos pelos quais um funcionário ou uma equipe se sente desmotivado. Mesmo trabalhando mais do que o normal, parece que o volume de tarefas simplesmente não diminui! A sobrecarga dos funcionários é um sinal de má distribuição ou de má gerência. Por isso, é importante ter cuidado para a elaboração de metas de trabalho que sejam realistas e passíveis de serem realizadas pela sua equipe.

3. Seja o exemplo

Não adianta querer que as pessoas assumam uma determinada postura se você não está disposto a seguí-la também. A visão que uma equipe tem do seu líder é extremamente importante para que ela se sinta inspirada. Entenda também o que te motiva no seu trabalho e mude a sua postura.

4. Estimule a integração de equipes

A integração de equipes é extremamente importante, especialmente quando falamos em empresas grandes. Ela promove não só uma boa relação entre os funcionários dos mais diferentes setores, mas mostra que o trabalho de todos está profundamente conectado. Assim, integrar as equipes também quer significa motivá-los a buscar as melhores formas de trabalhar em conjunto de forma harmônica e empática. Como resultado disso, vemos o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho.

5. Invista em treinamentos para a sua equipe

Um dos motivos pelos quais um funcionário pode se sentir desmotivado é porque ele se sente estagnado na sua carreira. É fundamental, portanto, que a empresa invista em treinamentos, capacitações e atualizações para a sua equipe. Isso não só tira o funcionário da sua rotina diária de trabalho, mas também mostra que a empresa está interessada em que ele cresça profissionalmente e esteja sempre aprendendo coisas novas que podem ajudá-lo a melhorar o seu trabalho.

Para a empresa, os treinamentos são importantes para manter seus funcionários atualizados sobre os novos processo e tecnologias oferecidos pelo mercado na sua área de atuação.

6. Reconheça o trabalho dos seus funcionários 

Todo bom trabalho merece ser reconhecido. Os feedbacks são extremamente importantes para manter uma equipe motivada ou para fazê-la se sentir motivada. Cumprimente seus funcionários pelo trabalho realizado e dê os créditos merecidos pelo bom trabalho. Mas, no caso de ter que dar feedbacks negativos, converse sobre o que deu errado e sobre o que pode ser mudado para os próximos projetos, estimulando seu funcionário a melhorar o seu desempenho.

3000