Espaçamento ABNT: saiba como formatar seus trabalhos acadêmicos

Na escrita de trabalhos durante e ao final de um curso universitário possui muitos detalhes. Afinal, é preciso escolher um tema consistente, fazer um levantamento bibliográfico, seguir uma metodologia de pesquisa, coletar dados, analisar resultados… E transmitir todo esse processo em um texto claro, conciso e que esteja dentro de um padrão de escrita acadêmica. Com todos esses passos, é normal que as mais diversas dúvidas surjam, especialmente se é a primeira vez que se faz um trabalho desse tipo. 

Nesse sentido, um dos pontos que causam mais dúvidas nos estudantes que estão na formatação final dos seus trabalhos escritos é o espaçamento. Nesse artigo, vamos falar sobre a importância do espaçamento na formatação de trabalhos acadêmicos e o que dizem as normas da ABNT sobre ele. Confira!

Por que formatar um trabalho acadêmico de acordo com normas técnicas?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a entidade responsável pela  padronização de produtos e trabalhos de cunho científico. Em suma, a ABNT tem como objetivo conservar a transmitir o conhecimento teórico e prático, garantindo que ele possa ser repetido, ensinado e aprendido no futuro.

As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos apontam as definições, a estrutura e os princípios gerais para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos (monografia, artigos, dissertações, teses e outros). Embora seja um conjunto de regras restritas, as normas da ABNT visam a garantia de que o texto poderá ser lido e melhor compreendido pelo leitor. 

O que é o espaçamento na formatação de um trabalho acadêmico?

Espaçamento ou espacejamento refere-se à distância entre uma linha e outra de um texto. Embora possa parecer um detalhe sem muita importância, a escolha do espaçamento faz toda a diferença durante a leitura do texto. 

Trabalhos que possuem espaços muito reduzidos entre as linhas podem causar desconforto visual no leitor. Nessa situação, dificulta-se o entendimento do conteúdo escrito, até mesmo tornando o trabalho ilegível. Por outro lado, trabalhos que possuem espaços amplos entre as linhas do texto são mais fáceis de visualizar. Tornando, assim, a leitura mais fluida. No entanto, quando o espaçamento do texto é grande, o tamanho do trabalho (seja digital ou impresso) também aumenta! 

Dessa forma, para garantir a legibilidade e o padrão entre os trabalhos acadêmicos, a ABNT possui em seu conjunto de normas, a definição e determinação do espaçamento. De acordo com a NBR 14724, de 2011, o espaçamento padrão dos textos é de 1,5 entre as linhas.

Mas é claro que existem exceções a essa regra! É o caso, por exemplo, das citações diretas longas (com mais de três linhas de duração); as notas de rodapé; as legendas das ilustrações e tabelas; a ficha catalográfica; a natureza do trabalho; o objetivo; assim como o nome da instituição a que o trabalho é submetido e a área de concentração. Todas as exceções citadas acima são formatadas com espaçamento simples, ou seja, de 1,0. Além disso, nas referências bibliográficas, separa-se os itens por dois parágrafos simples. 

Outro detalhe: os títulos de cada subseção (ou subtítulos) possuem espaçamento 1,5 entre linhas. No entanto, de acordo com a norma, separa-se tanto do texto abaixo na seção quando o texto acima, da seção anterior, por dois parágrafos.

Confira abaixo como fica um texto com dois tipos de espaçamento:

 

Como formatar o espaçamento no editor de texto?

Acima, falamos sobre porque o espaçamento é importante e quais medidas utilizar nos seus arquivos textuais. Mas nem todas as pessoas sabem onde configurar as opções de espaçamento nos seus editores de texto. agora é a hora de falar de como definir 

Formatando o espaçamento no Google Docs

1. Selecione o texto que deseja mudar o espaçamento (para selecionar o texto completo do documento pressione as teclas “Ctrl” e “A” ao mesmo tempo);

2. Clique a opção “Espaçamento entre linhas” na barra horizontal superior da tela;

Espaçamento google docs 1

3. Uma pequena janela se abrirá, onde você poderá escolher o espaçamento desejado entre as opções. 

espaçamento google docs 2

Formatando o espaçamento no Microsoft Word

1. Selecione o texto que deseja mudar o espaçamento (para selecionar o texto completo do documento pressione as teclas “Ctrl” e “A” ao mesmo tempo);

2. Na barra horizontal superior, clique na guia “Página principal” e, em seguida, em “Espaçamento entre linhas”;

espaçamento word 1

3. Selecione o espaçamento desejado entre as opções disponíveis. 

espaçamento word 2

Mas eu preciso formatar sempre o espaçamento?

A formatação do texto não é a parte favorita da maioria das pessoas. Para facilitar, muitos deixam essa tarefa para o final, após a finalização do texto. Já outras pessoas optam por ir formatando à medida em que escrevem ou até mesmo criar padrões de formatação no início do processo. E há também a opção de criar padrões de formatação no início ou durante o processo, sempre que for necessário. 

Pois é, nem todo mundo sabe, mas os principais editores de texto disponíveis possuem uma função chamada “Estilos de parágrafo”. É uma forma fácil e simples de manter o seu texto formatado sem ter que configurar todos os detalhes sempre que estiver escrevendo. Dessa forma, você só precisa formatar o seu texto uma vez e replicar o estilo criado no restante do seu documento. 

Confira abaixo como criar estilos nas principais ferramentas de edição de texto:

Definindo um estilo de parágrafo no Google Docs

1. Após ter formatado o texto como indicamos acima, clique no campo “Estilo” na barra horizontal superior da tela;

estilo no google docs 1

2. Selecione qual estilo deseja classificar o texto selecionado e clique na opção correspondente;

estilos no google docs 2

3. Clique na opção “Usar essa formatação em…”. 

estilo no google docs 3

Pronto! Agora, sempre que você quiser formatar rapidamente um texto, poderá clicar no campo “Estilo” e selecionar o estilo de parágrafo desejado. 

Definindo um estilo de parágrafo no Microsoft Word

1. Formate o seu texto normalmente. Mantendo-o selecionado, acesse a guia “Página Inicial” na barra horizontal superior, onde se encontra o campo “Estilo”;

estilo no word 1

2. Após clicar na seta do campo, a guia irá se expandir. Selecione a opção “Criar novo estilo de formatação…”;

estilo no word 2

3. Nomeie o novo estilo como desejar. Clique em “Ok” e está pronto! 

estilo no word 3

Essas configurações ficarão salvas no seu Microsoft Word para que você as acesse de forma fácil e rápida sempre que precisar. 

 

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o espaçamento nesse artigo. Compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nossos conteúdos!