Esqueci a senha do celular: o que fazer? Aprenda a recuperar o acesso

Na correria e estresse do dia-a-dia, esquecer ou errar coisas simples como a senha ou padrão de desbloqueio do celular pode ser extremamente comum. Afinal, são tantas senhas que precisamos lembrar que às vezes até aquela que mais utilizamos foge da nossa mente! 

Se você esqueceu a senha do seu celular ou errou no desenho do padrão tantas vezes que causou o bloqueio do aparelho, não entre em pânico. Neste artigo, vamos mostrar formas de recuperar o acesso ao seu aparelho. Confira!

Como desbloquear o seu Android

Desbloqueie seu Android através do Google Encontre meu Dispositivo

Para quem possui um celular com sistema Android, pode utilizar o recurso do Google chamado Encontre meu Dispositivo para realizar o desbloqueio do aparelho. Esse recurso é oferecido a todos os dispositivos que possuem a versão Android superior à 4.4. 

Para isso, é preciso que o celular esteja conectado à internet, seja através do WIFI ou do 3/4G, estar com o recurso Localizar Meu Dispositivo ativado, assim como a função Localização. Depois, é só estar logado na sua conta Google (a mesma que você utiliza no celular) no navegador de um PC. 

Confira como prosseguir:

  1. Acesse a página Encontre meu Dispositivo através de um navegador.
  2. Clique na opção Configurar Proteção e Limpeza e em seguida em Limpar Dispositivo. 
  3. A página então poderá pedir para que você refaça o seu login no google para confirmar a sua identificação antes de realizar o processo.
  4. Ao confirmar, o telefone passará por uma limpeza de dados e voltará à sua versão de fábrica. Isso fará com que todas as informações, senhas e arquivos que você colocou nele ao configurá-lo pela primeira vez sejam excluídas e perdidas, caso você não possua um backup em nuvem.
  5. Após o processo de ser finalizado, acesse o seu celular normalmente, pois ele não pedirá senha ou padrão de desbloqueio. Configure-o novamente para adicionar suas informações pessoais e segurança.

Para desbloquear Android 4.4 ou versões inferiores

Com o lançamento de novas versões do Android, novas configurações de segurança foram sendo adicionadas ao sistema para prevenir que outras pessoas consigam invadir o dispositivo e ter acesso à arquivos e informações pessoais dos usuários. Muitos recursos de segurança, no entanto, não existiam quando as primeiras versões do Android foram lançadas. 

Dessa maneira, para quem utilizar a versão 4.4 do Android ou outra inferior, é ainda mais fácil conseguir desbloquear o aparelho mesmo após errar ou esquecer a senha. Confira como:

  1. Tente desbloquear o aparelho até que a opção Esqueci o Padrão apareça na sua tela. Clique nela.
  2. Você será redirecionado para realizar o login no Google. Informa seu e-mail e senha que utiliza no seu dispositivo.
  3. Redefina a senha ou padrão que serão utilizados na sua tela de bloqueio. 

Tem um celular Samsung? Confira o recurso exclusivo para desbloquear seu aparelho

Esqueci a senha do celular / Samsung Galaxy

Uma das maiores marcas no desenvolvimento de tecnologia e uma das líderes de vendas de celulares smartphone do mundo, a Samsung conta com um recurso exclusivo para os seus aparelhos. Embora não interfira diretamente no seu uso do aparelho, a Samsung Account é uma conta que compila todos os seus dispositivos da empresa, seja smartphones, notebooks ou tablets. Além disso, a conta oferece suporte para os seus usuários, além de configurações de segurança e outros recursos exclusivos. 

Entre eles está a opção Buscar meu telefone. Bastante similar ao recurso do Google, o serviço da Samsung permite acessar a localização do aparelho; proteger seus dados em caso de furto ou roubo e até mesmo desbloqueá-lo através de um clique e sem perder os seus arquivos. 

Para isso, acesse o Buscar meu telefone, faça login na sua Samsung Account e clique em Desbloquear telefone

Como desbloquear o seu iPhone

Esqueci a senha do celular / Iphone

Use o iTunes para desbloquear o seu aparelho

Caso você tenha o iTunes conectado e sincronizado no seu iPhone, é possível recuperar o aparelho para os padrões de fábrica através dele. Para realizar este procedimento, é preciso de um computador que possua o aplicativo do iTunes. Confira o passo-a-passo:

  1. Abra o app do iTunes no seu PC ou Mac. Em seguida, conecte o seu iPhone no computador.
  2. Caso seja a primeira vez que você conecta o seu celular ao computador, prossiga com as instruções de conexão.
  3. Após a sincronização, o ícone do seu iPhone aparecerá automaticamente no computador, na seção de localizações. Clique nele.
  4. Uma guia com as informações do seu aparelho aparecerão na tela. Na seção de Backups, clique na opção Faça o backup de todos os arquivos do iPhone. Em seguida clique em Restaurar iPhone… e prossiga com as instruções de restauração. 

Após a finalização do procedimento, o seu aparelho já voltará à versão de fábrica. Entre com a sua conta para recuperar os arquivos e informações da nuvem do iTunes ou do Mac utilizado. 

Evite perder informações e faça backup em nuvem sempre!

A maior parte das opções de desbloqueio que apresentamos aqui envolve a restauração do celular aos padrões de fábrica. Isso implica na exclusão de todos os apps, arquivos e informações inseridos no celular ao longo do seu uso.  

Se a reconfiguração do aparelho após a restauração já é trabalhosa e pode tomar um tempo, a perda dos seus arquivos pode tornar a experiência verdadeiramente estressante. Para evitar toda esta situação e sincronizar os seus dados, senhas e arquivos automaticamente após fazer login, é sempre recomendável ativar o backup e nuvem do seu celular. 

3000