Estácio SIA: descubra como funciona a área do aluno

O sistema da universidade Estácio SIA Ambiente virtual é uma das principais ferramentas que a instituição disponibiliza para os seus alunos. Para ajudá-lo a entender como funciona a plataforma, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber.

O que é SIA?

O SIA é o ambiente virtual que a universidade Estácio disponibiliza para os seus alunos. A sigla quer dizer Sistema de Informações Acadêmicas da Estácio e o seu objetivo é que seus alunos consigam desenvolver seus conhecimentos interagindo de forma digital.

Como entrar no sistema SIA?

Estácio SIA Login

Veja como acessar o ambiente virtual SIA:

  1. O aluno deve acessar o site da Estácio e clicar no campo “Campus Virtual” ou “Minha Estácio”;
  2. Se for o primeiro acesso, o aluno precisa clicar em “não sei ou esqueci minha matrícula”;
  3. Em seguida, precisa digitar o número da carteira de identidade e a data de nascimento;
  4. Depois deve clicar em ok;
  5. No mesmo momento será disponibilizado número de matrícula;
  6. Para seguir adiante, é necessário anotar o número da matrícula;
  7. Depois selecione o estado e a instituição;
  8. Agora deve digitar o número da matrícula que precisa estar sem pontos ou traços;
  9. Depois clique em “entrar”;
  10. Na nova tela que aparecer, o aluno verá o botão “nova senha”;
  11. Agora deve informar o mês e o ano de nascimento e o primeiro nome da mãe;
  12. Depois é só clicar em ok;
  13. Quem já acessou a primeira vez, deve apenas inserir o número da matrícula e a senha que foi cadastrada no primeiro acesso.

Quais são os serviços encontrados no ambiente virtual?

O ambiente virtual SIA da Estácio disponibiliza vários serviços online para o seus alunos que garante agilidade nos processos e facilita os estudos. Veja quais são os serviços

Assuntos da área acadêmica

A área acadêmica é destinada para assuntos mais burocráticos como inclusão ou exclusão de disciplinas, agendamento de serviços, histórico escolar, renovação de matrícula, entre outras opções.

Dados cadastrais

Todas as informações cadastrais do aluno que foram informadas no momento da matrícula estão neste campo.

Informações acadêmicas e financeiras

Neste campo o aluno deve inserir o seu e-mail para receber informações e atualizações sobre a área acadêmica e financeira.

Consulta de frequência

Ao entrar no campo consulta de frequência, o aluno tem acesso a todas as disciplinas cursadas e como está a sua frequência durante o semestre. Lembrando que a frequência mínima para ser aprovado no semestre é de 75%.

Histórico escolar

No histórico escolar o aluno consegue verificar quais as notas que ele obteve em cada matéria cursada.

Disciplinas matriculadas

Se o aluno quiser confirmar quais as disciplinas que ele está matriculado no determinado semestre, deve acessar o campo disciplinas matriculadas.

Estrutura curricular

Para acessar todas as disciplinas do curso, é necessário entrar no campo estrutura curricular. O sistema mostra tanto as matérias já concluídas quanto as que estão sendo estudadas no semestre.

Falta cursar

No campo falta cursar, o aluno consegue acessar todas as disciplinas que ainda falta concluir.

Quadro de horários

Para os alunos que estão cursando a graduação presencial, precisa acessar o campo quadro de horários para saber o dia da semana e o local onde será ministrada cada disciplina.

Datas de provas presenciais

No campo datas de provas presenciais o aluno tem acesso ao calendário de provas que pode ser realizado no campus da instituição de ensino ou no polo presencial escolhido no momento da matrícula.

veja também:
O que é SISU? Descubra como funciona e as principais características

Notas de provas

Se a intenção é saber sobre as notas das provas de cada disciplina, o aluno precisa entrar no campo notas de provas.

Renovação de matrícula

Para os alunos que desejam renovar a sua matrícula em um determinado semestre, devem entrar no campo renovação de matrícula. No entanto, o processo somente é confirmado com o comprovante de pagamento do boleto. Além disso, o aluno precisa concluir todos os semestres até a sua formatura.

Consulta contrato educacional

Quando o aluno é aprovado na instituição precisa assinar um contrato de matrícula que deve ser renovado semestralmente. Para ter acesso a esse documento, basta entrar no campo consulta contrato educacional.

Manual do aluno

A instituição disponibiliza para os alunos um manual que pode ser acesso no ambiente virtual. O aluno pode fazer download do material, já que o documento está em PDF.

Financeiro

Na aba financeira, o aluno pode acessar todas as informações relacionadas ao departamento financeiro da instituição. Por meio desse sistema, o aluno consegue fazer uma proposta de negociação, obter informações sobre a situação financeira, fazer pagamentos com cartão de crédito, gerar segunda via de boleto, colocar o pagamento para débito automático, entre outras opções.

Atendimento

O sistema SIA oferece o atendimento online aos seus alunos. Neste campo o aluno consegue emitir documentos, abrir requerimentos para obter informações, transferir cursos, aproveitar disciplinas e ainda marcar atendimento presencial com horário marcado e fazer reclamações.

Material didático

O campo material didático é o espaço onde os alunos conseguem verificar os materiais didáticos que são sugeridos para cada disciplina. Dessa forma, o aluno consegue as aulas acompanhar com mais facilidade.

Atividades complementares

Quem é aluno da Estácio precisa saber que a instituição exige que os alunos concluam as atividades relacionadas ao curso. Para saber como está a sua situação, o aluno deve entrar no campo atividades complementares e verificar se já foram completadas e qual a carga horária de cada uma delas.

Avaliação Institucional

No campo avaliação institucional o aluno tem a possibilidade de avaliar o curso, a faculdade e os seus professores.

Biblioteca virtual

A biblioteca virtual é um dos melhores campos para o aluno acessar no ambiente virtual. O sistema disponibiliza diversos livros que são visualizados pela capa, mas que estão digitalizados. Dessa forma, o aluno pode conferir no mesmo momento ou fazer a impressão de 50% do conteúdo. Para isso, é necessário adquirir cotas de impressão.

Estácio carreiras

Sabe aqueles murais de informações da universidade? Pois bem, no SIA o aluno tem acesso a esse mesmo mural com publicações de vagas de estágios, empregos e vagas em empresas parceiras da Estácio.

Sala de aulas virtuais

Quando o aluno faltou alguma aula ou precisa reforçar alguma disciplina, pode acessar às aulas que os professores disponibilizam no portal. A ferramenta é essencial para os alunos do módulo EAD e Flex.

Plataforma web aula

Cada disciplina disponibiliza uma média de 10 aulas que o aluno pode acessar por meio da plataforma web aula. Mas o aluno pode ficar tranquilo que o material fica disponível em apostilas PDF e ainda pode contar com aulas de revisão.

veja também:
O que estudar para o vestibular?

Disciplinas online

No campo disciplinas online o aluno consegue acessar todo o conteúdo de aulas online, podendo ser slides, exercícios, simulados e videoaulas.

Clube do aluno

O clube do aluno é a área onde os alunos conseguem ter acesso aos mais variados descontos em diversas lojas e serviços por todo o Brasil.

Como funciona o SIA para alunos EAD e Flex?

Alunos dos cursos de EAD e Flex usam bastante o sistema do SIA, já que as suas aulas são todas online. O ambiente virtual da SIA funciona como a sala de aula para esses alunos. Veja como funciona para cada modalidade.

EAD

Os alunos da modalidade EAD, geralmente, são pessoas que não tem tempo para fazer um curso presencial, moram longe da instituição, não tem condições de pagar um curso presencial, entre outras situações.

O ambiente virtual SIA funciona para esses alunos como sua sala virtual, onde eles têm acesso aos mais variados materiais e podem assistir às aulas online. Esses alunos devem se dirigir ao polo escolhido somente quando é necessário fazer provas e apresentação de trabalhos finais.

Flex

A modalidade flex é disponibilizada para os alunos que precisam ter horários flexíveis para estudar, mas que não podem estar presentes todos os dias na instituição. A opção para esses alunos é a modalidade flex, pois eles terão a oportunidade de acompanhar presencialmente algumas aulas e o restante pode ser acessado pelo ambiente virtual da SIA.

Como fazer um planejamento de estudos no ambiente virtual SIA?

A aba “planos de estudos” é fundamental para os alunos que precisam organizar a sua rotina de estudos. O sistema permite selecionar quais as matérias o aluno deseja estudar e ainda especificar os dias e os horários. Veja como fazer passo a passo.

  1. O aluno precisa fazer login no sistema do SIA;
  2. Em seguida, deve selecionar o campo “plano de estudos”;
  3. No mesmo momento, uma janela vai se abrir mostrando um botão “acessar planos de estudos”;
  4. O aluno precisa clicar nesse botão, ler as instruções e selecionar o botão “montar plano”;
  5. Agora é o momento do aluno montar seu plano de acordo com os seus critérios e disponibilidades;
  6. Observe que a agenda é separada por dias da semana e horários como manhã, tarde e noite;
  7. Depois de montar o plano, clique em próximo;
  8. Na próxima janela, o aluno deve colocar a quantidade de horas que ele determinará para cada disciplina;
  9. Em seguida, clique no botão “Planejar”;
  10. O plano de estudos foi montado.

Quando uma faculdade disponibiliza uma plataforma online, ajuda muito o aluno em seu processo de estudos. Neste post você conheceu a Estácio SIA Ambiente virtual e como o sistema facilita a vida dos seus alunos.