Estágio supervisionado: entenda o que é e saiba qual a sua importância

O estágio supervisionado pode encher os alunos da universidade de dúvidas. O que você precisa para prestar um  estágio supervisionado? O que de fato é um estágio e qual a diferença entre estágio e estágio supervisionado? Existem muitas perguntas a serem respondidas, especialmente quando o estágio surge no currículo estudantil, normalmente no 3º ou 4º semestre.

Para ajudá-lo a entender a importância e o que é um estágio supervisionado, o Tua Carreira traz este artigo para mantê-lo informado sobre o assunto. Não pare aqui, continue lendo e entenda a importância desse estágio.

Estágio supervisionado: o que é?

O estágio supervisionado é um meio que o aluno tem de entrar na área de trabalho que tanto almeja, visitando e participando na prática, de assuntos que ele normalmente acompanhava somente em sala de aula.

Um exemplo: o aluno está na faculdade cursando Letras. Dentro do curso, ele tem muitas aulas teóricas que falam sobre prática de ensino e outros assuntos, por isso, ele precisa de um pouco mais de vivência, ou seja, “sentir na pele” o que é aprendido na teoria.

Tendo entendida toda a parte teórica, colocar a mão na massa é a próxima etapa. Buscando uma instituição de ensino, seja ela privada ou pública, o aluno sendo “aprovado” pela escola, ganha o direito de prestar estágio supervisionado dentro da instituição. Com isso, ele passará a vivenciar a vida de um professor dentro da própria escola, e normalmente, as instituições de ensino permitem que o aluno aplique algumas aulas.

O estágio não está limitado apenas a cursos de licenciatura, mas também, a diversos cursos de graduação, como estágio supervisionado em pedagogia, estágio supervisionado em administração, estágio supervisionado em serviços sociais e estágio supervisionado em engenharia civil. Em todos esses cursos é importante cumprir o estágio, pois, ganha-se experiência e credibilidade na área, ao fazê-lo.

Com esta experiência, o aluno irá se desenvolver como profissional muito mais rápido, justamente por já ter vivido um pouco da realidade da profissão, entendendo o que de fato, é ser um profissional da área.

Qual a importância do estágio supervisionado?

É de suma importância que os alunos de graduação experimentem o estágio em algum momento do curso. Com essa experiência, o aluno conseguirá desenvolver seu profissionalismo de forma muito mais segura. Em diferentes cursos de múltiplas graduações, o estágio supervisionado é obrigatório, mas em alguns casos ele pode ser opcional. Mas mesmo nos cursos em que ele é opcional, é muito significativo que se faça o estágio, pois, com ele o aluno conseguirá adquirir experiência comprovada.

Além disso, com o estágio supervisionado o aluno pode ou não, ter uma remuneração, o que normalmente ajuda muito quem procura o seu espaço profissional. Não apenas em questão de remuneração, mas existem muitos casos em que o estagiário consegue se efetivar no local onde está prestando o estágio. Pense como seria recompensador ser efetivado?

Acompanhe algumas vantagens de realizar o estágio:

  • Conquistar espaço na área almejada;
  • Ganhar experiência de trabalho naquilo em que pretende exercer;
  • Conhecer aspectos que em sala de aula não são visíveis;
  • Trabalhar com pessoas que já possuem experiência na área;
  • Aprender com pessoas que vivem dia a dia na área desejada;
  • Conhecer a rotina de trabalho;
  • Descobrir de fato se o trabalho é ou não aquilo que você imaginava;
  • Possibilidade de efetivação dentro da área;
  • Superar a si mesmo em um ambiente que só conhecia em teoria.

Estágio supervisionado: como funciona?

Agora que já foi demonstrado o que é um estágio supervisionado e qual a sua importância para o graduando, entenda mais sobre: estágio supervisionado, como funciona?

O estágio supervisionado funciona da seguinte maneira: dentro da instituição de ensino na grande maioria dos cursos, por volta do 3º ou 4º semestre, torna-se obrigatório fazer estágio. As universidades normalmente possuem, o que podemos chamar de “convênio”, com empresas e outras instituições privadas, para ajudar os alunos a conseguir as oportunidades de estágio. A partir disso, o aluno inscrito no estágio supervisionado, pode procurar uma dessas empresas.

Diretamente na empresa ou instituição privada, o graduando que passar na “entrevista” para o estágio, pode começar a fazer o mesmo após assinar alguns papéis. Tais papéis são assinados não apenas e exclusivamente pelo estagiário. Mas também, pela instituição de ensino e pela empresa contratante. O contrato para o estágio será assinado e a empresa a partir daí, precisa supervisionar o graduando por um período, que normalmente é de 6 meses.

A empresa precisará fornecer um profissional já atuante na área para ser o supervisor do estagiário, além de prestar um relatório no final dos 6 meses, sobre o desempenho do estudante.

Estágio supervisionado: lei que o protege!

O estagiário assim como outros profissionais, possui leis que o protegem contra problemas que possam surgir no ambiente de trabalho. Assim como também mostra os deveres da instituição de ensino, da empresa contratante e do próprio estagiário. Se faz muito importante para o estagiário conhecer as leis que o protegem.

Infelizmente existem empresas e instituições que buscam tirar proveito do contratado. Principalmente se ele demonstrar não conhecer os seus direitos. Por isso, não deixe de conhecê-los. Para ler mais sobre a lei n° 11.788 (Lei do Estagiário) basta acessar o site do planalto.

Estágio supervisionado: o relatório

Não apenas a empresa contratante, mas também o próprio estagiário precisa transcrever em relatório o que foi aprendido no estágio supervisionado.

O estágio supervisionado e o relatório são entregues no final do contrato com a empresa ou a cada 6 meses de contrato, caso ele seja renovado, conforme exigência da instituição de ensino. Esta é uma parte muito importante do estágio supervisionado, justamente porque é aqui que o estagiário mostra o quão aprendeu e evoluiu dentro desses meses de serviço.

Algumas universidades pedem o relatório diretamente em sites de pesquisa, porém, a grande maioria solicita o relatório impresso. Sendo assim, existem muitos alunos que buscam incrementá-lo. Como por exemplo, com citações para o relatório de estágio supervisionado, frases motivadoras, etc.

Acompanhe algumas citações interessantes:

  • A persistência é o caminho do êxito. (Charles Chaplin);
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. (Albert Einstein);
  • Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo. (Nemo Nox);
  • Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer. (Eleanor Roosevelt);
  • Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela. (Paulo Coelho).

Corra atrás do estágio tão desejado!

Agora que você já sabe tudo o que precisava sobre estágio supervisionado, corra atrás dele e não deixe de aprender com a experiência. Lembre-se de que independentemente do seu curso, procure estágio, seja estágio supervisionado de pedagogia, estágio supervisionado de administração, estágio supervisionado de engenharia civil, ou outros cursos. Não importa se ele é obrigatório ou não, faça-o!

Continue acompanhando nosso site para mais dicas como esta e outras. Não deixe de compartilhar nosso conteúdo para que tais informações cheguem aos seus colegas!