Estudo de caso: o que é e como aplicar em sua vida acadêmica

O estudo de caso visa aprofundar as análises sobre determinado tema, observando e apontando os detalhes, de modo a ser possível explicar as razões de como e porque o referido evento pesquisado ocorre. Se você quer entender um pouco mais sobre como utilizar aplicar em seu trabalho de conclusão de curso, o artigo sobre estudo de caso (TCC) é para você, acompanhe e faça com que sua monografia seja brilhante, garantindo a sua aprovação.

O que é o estudo de caso (TCC)?

Embora o próprio nome seja um pouco sugestivo, os desdobramentos para sua correta utilização são muito relevantes. Em linhas gerais, o estudo de caso deve ser realizado por quem pretende analisar e observar determinado fato ou evento na realidade, trazendo ao seu destinatário explicações concretas acerca de como e porque eles ocorrem.

Além disso, uma outra função do estudo de caso é identificar quais são os principais fatores que são responsáveis para que o objeto da pesquisa em questão se materialize. Dessa forma, é possível afirmar que um estudo de casotem como propósito a identificação de um problema, seguido de uma análise de evidências e, após, a conclusão do estudo a partir da apresentação de argumentos lógicos, que devem estar aptos a solucionar as questões.

O estudo de caso também conhecido como apenas case. Assim, toda pesquisa aprofundada sobre um ou alguns poucos objetos de investigação, que seja capaz de produzir conhecimento amplo e detalhado sobre o tema pode ser considerada um estudo de caso. Seu objetivo principal é fornecer uma base comprobatória para novos estudos, atestando a veracidade acerca do tema proposto. 

O que pode ser objeto de um estudo de caso (TCC)?

Qualquer unidade individual, seja uma pessoa, um grupo, uma comunidade, uma organização ou comportamentos podem ser objeto de um estudo de caso. Ele buscará descrever e analisar em detalhes determinada situação ou problema, sob as mais diversas variáveis a serem investigadas. Assim, com a investigação todas as possíveis vertentes, será possível se debruçar sobre os resultados obtidos, e então formular as conclusões sobre aquele tema.

Por isso, podemos concluir que a maior utilidade do estudo de caso é bem aproveitada em situações onde se quer utilizar um exemplo da vida real para explicar um fenômeno que é conhecido apenas na teoria. Uma outra hipótese para utilização do estudo de caso é quando se quer compreender as causas de desse determinado fato da vida real.

Com isso, essas aplicações tornaram o estudo de caso uma ótima abordagem para se utilizar em trabalhos de conclusão de curso, os TCCs ou monografias. Isso porque o estudo de caso é o meio de pesquisa que melhor atende a necessidade de gerar muitas informações objetivas e verdadeiras, que explicam de forma mais clara um determinado problema ou situação social.

Quais são as vantagens de se fazer um estudo de caso (TCC)

As vantagens de fazer um estudo são enormes. No entanto, saber como fazer um bom estudo de caso é um diferencial para qualquer estudante na hora de elaborar o seu TCC. Isso porque conseguir criar um conteúdo com material descritivo que possa servir como uma espécie de referência para próximas ações é, além de esclarecedor, muito útil para a sociedade, uma vez que o objeto de estudo sempre é parte da realidade do pesquisador.

Outrossim por se tratar de um material completo, que comporta reinterpretação e adaptações frente a diversas situações e contextos, as pesquisas de estudo de caso se tornam acessíveis ao público em geral. Diferentemente do que ocorre com outros dados de investigação, que costumam usar muitos termos técnicos e específicos e serem arquivados ou até mesmo pouco divulgados, um case de prestígio é rapidamente difundido.

Por isso, para conseguir aprender como fazer um estudo de caso, você deve primeiro ter em mente uma teoria que se relaciona com a vivência na prática. Em outras palavras, o seu tema precisa abrir possibilidade de ser interligado ao cotidiano e realidade atual do meio em que vive ou do meio em que é elaborado o estudo.

Um bom modo de trazer a teoria para a prática se dá por meio de exemplos específicos, acontecimentos e situações concretas. Ademais, ainda vale ressaltar que um bom estudo de caso demanda muita dedicação, uma vez que é necessário efetuar pesquisas ao longo do tempo para obter resultados mais satisfatórios. As principais dificuldades para a elaboração de um estudo de caso para o TCC são:

  • Demandam muitas horas (que podem ser dias ou meses) de pesquisa e comprometimento;
  • Pode acabar gerando interpretações equivocadas, uma vez que alguns leitores não saberão adaptar o problema/caso à sua realidade ou necessidade;
  • O aluno que está realizando o estudo de caso (TCC) deve levar em conta a veracidade dos dados obtidos;
  • Geralmente, o aluno/pesquisador deve preservar o anonimato dos envolvidos;
  • O estudo é realizado com profundidade acerca de uma vivência real. Por isso, não permite que seja generalizado.

Como vimos, há muitas limitações para a elaboração de um estudo de caso. O que já era esperado, uma vez que se trata da elaboração de uma pesquisa qualitativa e minuciosa. Entretanto, sempre valerá a pena considerar realizar um estudo de caso poderoso, se você planeja obter sucesso no seu TCC e conquistar, além da aprovação de sua banca, a admiração de todos os ouvintes e leitores.

Mas, e na prática, como elaborar um estudo de caso (TCC)?

Se você decidiu realizar um estudo de caso, saiba que antes é necessário providenciar algumas ações. Em primeiro lugar, você precisará saber escolher quais procedimentos serão adotados para se chegar ao objetivo da investigação. Essa parte inicial é fundamental para a elaboração do estudo de caso, pois uma abordagem errônea trará sérios prejuízos à sua pesquisa.

Infelizmente, não há prescrições exatas com métodos rígidos de pesquisa que devem ser seguidos, sendo uma decisão que cabe ao autor do estudo fazer. Ele possui total liberdade para escolher a metodologia de coleta de dados que entende ser a mais conveniente para sua pesquisa.

Ademais, também é preciso selecionar quais serão as ferramentas utilizadas para a investigação no campo, além de todo suporte oferecido por uma biblioteca. Deste modo, é necessário listar quais recursos serão importantes para a elaboração da pesquisa. Para te ajudar nessa tarefa, separamos os principais métodos que você poderá utilizar em seu estudo de caso (TCC):

  • Obter acesso ao objeto do estudo;
  • Certificar-se de que dispõe de todo o tempo necessário para elaboração da pesquisa;
  • Se interessar pelo tema e manter-se motivado até a conclusão;
  • Encontrar quem ou o que serão as suas fontes de evidências;
  • Selecionar quem serão os entrevistados, uma vez que se trata de um projeto de pesquisas reais;
  • Especificar quais serão os procedimentos para coleta análise de dados;
  • Estabelecer uma agenda clara com as atividades de pesquisa;
  • Buscar ajuda de um orientador, experiente em pesquisas desse gênero;
  • Após coletar e analisar os dados, trabalhar com base nas evidências do seu caso, que são fontes seguras, constituídas pelos resultados das análises realizadas por você.

Ao iniciar um estudo de caso (TCC), toda documentação, registros, entrevistas, observação direta e demais recursos que você tenha considerado pertinentes para o estudo serão partes de sua pesquisa. O resultado será moldado a partir das evidências encontradas, uma vez que estarão sendo analisados em conjunto com os resultados da sua investigação.

As teorias, que são o pontapé inicial para que você inicie o seu case, servirão de fundamentação para você pesquisar e aplicar as suas consequências, trazendo muito mais solidez para seu trabalho acadêmico. Tenha em mente que o principal objetivo de um trabalho acadêmico é gerar conhecimento sobre um fato, uma situação, um problema. O estudo de caso é uma ótima técnica de pesquisa para explicar um caso em um TCC.

Aplique em seu projeto acadêmico um estudo de caso (TCC)

O principal aspecto de um trabalho científico é gerar conhecimento, ainda que atrelado a convicções já formadas, sobre um fato desconhecido. Quando as referências bibliográficas não se mostrarem suficientes para explicar determinado contexto, o estudo de caso (TCC) certamente irá preencher lacunas. Se você não quer que o seu trabalho seja apenas mais um, aplique um estudo de caso (TCC) para garantir muito mais solidez à sua pesquisa.

Gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe suas questões conosco nos comentários. Ficaremos satisfeitos com a sua interação.