Etiqueta no ambiente de trabalho: 15 comportamentos que devem ser evitados

Apresentar uma postura polida é fundamental para manter seu emprego e até para pleitear uma promoção. Manter uma boa imagem no ambiente de trabalho é muito mais do que ter um bom desempenho profissional: é preciso seguir algumas regras básicas de etiqueta. Mas você sabe quais são elas? Algumas são quase instintivas, mas confira a lista e analise se você não está pecando em alguma delas.

Importância da etiqueta no ambiente de trabalho

Assim como em todas as relações humanas, é preciso ter bom senso e seguir regras – muitas implícitas – para preservar um convívio saudável. O comportamento inadequado de um colaborador pode gerar desconforto e atrapalhar a rotina de trabalho, ou até prejudicar a imagem da empresa.

Algumas condutas, inclusive, podem até ser motivo de demissão por justa causa ou processo judicial. Pode até parecer exagero a princípio, mas você verá, na lista a seguir, que alguns comportamentos podem começar discretamente, e o colaborador, sentindo-se na zona de conforto, pode transformar algumas condutas em hábitos nada saudáveis.

Confira quais condutas são consideradas deselegantes e devem ser evitadas para manter a etiqueta no trabalho.

1. Atrasos

Os atrasos às vezes são inevitáveis, e até a empresa compreende isto. Porém, algumas pessoas têm um problema sério em cumprir horários, e chegar atrasado, por exemplo, torna-se um hábito. Mesmo que você acabe compensando no horário de almoço ou saindo mais tarde, o colaborador que não consegue cumprir o horário de chegada ao trabalho perde a credibilidade, além de ser deselegante perante os colegas que comprem seus horários.

2. Falar mal de colegas

As fofocas são extremamente deselegantes, especialmente quando ocorrem nos corredores da empresa. Falar mal dos colegas é, sem dúvidas, uma forma de manchar sua reputação na empresa, e ainda dar espaço para que os demais falem sobre você. Se tiver problemas de relevância profissional com algum colega, é preferível conversar com ele em particular que falar mal dele para os demais. Você não gostaria que fizessem isso com você, não é mesmo?

3. Falar mal da empresa

Se você estiver insatisfeito com a empresa na qual trabalhe, atualize seu currículo e comece a procurar novas oportunidades. O que você não deve fazer é falar mal da empresa onde trabalha. E esta regra vale mesmo quando estiver fora do trabalho. Imagine estar em um restaurante, no horário de almoço, falando mal da organização em um ambiente onde outras pessoas estejam escutando? Sua imagem profissional ficará manchada.

4. Utilizar recursos da empresa

Utilizar recursos da empresa para outros fins que não do trabalho é uma conduta antiética e deselegante. Você pode até argumentar que outras pessoas o fazem, mas repetir o comportamento antiético do outro não melhora sua imagem. Portanto, não leve recursos do escritório para casa sem autorização e não faça uso pessoal deles.

veja também:
Mindset: o que é e como exercitá-lo para alcançar o sucesso

5. Dedicar tempo do trabalho para realizar tarefas pessoais

O colaborador é contratado e pago por determinado período para realizar seu trabalho. Por isso, é absolutamente inadequado dedicar tempo do trabalho para realizar tarefas da vida pessoal. Pode haver exceções, ou até autorização prévia do chefe, mas ter a prática rotineira de dedicar tempo no trabalho para atividades pessoais é uma conduta inaceitável, se você se preocupa com sua imagem profissional.

6. Misturar vida pessoal e profissional

Semelhante ao item anterior, é importante saber dividir a vida pessoal da profissional. Se você brigou com o marido ou com a esposa e chegou mal humorado na empresa, seu trabalho e o convívio com os colegas não podem ser prejudicados por isso. Pelo contrário, este período é até uma forma de esquecer temporariamente dos problemas pessoais que você não será capaz de resolver naquele momento.

Além disso, preserve sua imagem e não dedique seu tempo contando aos demais sobre sua vida pessoal. Se quiser falar sobre o assunto, deixe para contar no horário de almoço para as pessoas mais próximas ou após o expediente.

7. Piadas

Algumas pessoas têm, como característica de personalidade, o hábito de fazer piadas com frequência e brincar com os colegas. Por mais que um ambiente bem humorado deixe o dia de trabalho mais leve, existe um limite entre o bom humor e as piadas inconvenientes ou na hora errada. Suas brincadeiras podem estar atrapalhando o trabalho dos colegas, ou até fazendo algumas pessoas se sentirem desconfortáveis.

8. Vestir-se inadequadamente

O ambiente de trabalho pede um dress code mais sóbrio. E mesmo para ambientes mais “descolados”, onde é possível utilizar roupas informais, o excesso de estampas, roupas muito apertadas ou curtas devem ser evitadas (isso serve para homens e mulheres). Para os homens, evite calças que deixem a cueca aparecendo, e para as mulheres, é melhor evitar decotes ou roupas muito curtas.

9. Perfume

É importante evitar utilizar perfume em excesso ou de cheiro muito forte. Quem está usando, perde a sensibilidade e às vezes acha até que o perfume já passou, mas para algumas pessoas ao redor, o cheiro pode causar desconforto, especialmente pessoas com enxaqueca ou rinite. Portanto, guarde o perfume para outras ocasiões, ou escolha uma fragrância mais discreta e use em menor quantidade.

10. Falar alto

Em sua vida pessoal, alguém reclama que você fala muito alto? E caso afirmativo, atente-se se você não está fazendo o mesmo no ambiente de trabalho. Falar alto incomoda muitas pessoas, além de atrapalhar o trabalho. Por isso, policie-se e abaixe o tom de voz, seja para conversar com um colega, cliente, ou para falar ao telefone.

11. Postura

Uma forma de manter a etiqueta no ambiente de trabalho é também se atentar para sua postura. Como você se senta? Se é semelhante à sua postura na sala de casa, algo está errado. Ao falar com as pessoas, evite tocá-las, mantenha o contato visual e porte-se com a postura ereta, o que passa mais seriedade e confiança.

veja também:
73 frases de trabalho para as mais diversas ocasiões

12. Forçar a intimidade

É importante manter um grau de formalidade nas relações no ambiente de trabalho, mesmo naqueles mais informais. Lembre-se: as pessoas lá dentro são colegas de trabalho, não amigos pessoais. E mesmo que alguns sejam de convívio pessoal, a postura no ambiente profissional deve ser mais comedida. E cuidado para não forçar a intimidade fazendo comentários ou perguntas pessoais para colegas ou chefes.

13. Desrespeito

Imagino não ser necessário falar sobre a importância do respeito em qualquer relação humana, mas ele não poderia estar fora desta lista. É fundamental manter o respeito, mesmo com pessoas com quem a relação não seja amigável, por qualquer conflito que já tenha existido previamente.

Além disso, respeite também o espaço físico: antes de adentrar o espaço do outro, bata na porta ou peça licença.

14. Uso do celular

O uso do celular em excesso é tema de debate no círculo de convívio pessoal, quem dirá no profissional. O celular deve ser evitado enquanto estiver trabalhando, mas se ele for necessário no escritório, use-o estritamente para fins profissionais. Deixe para navegar nas redes sociais ou grupos de Whatsapp nos períodos de intervalo ou após o expediente.

15. Desorganização no trabalho

Não conseguir organizar-se na rotina de trabalho passa uma imagem pouco profissional. Por isso, se você tiver um problema de organização, trabalhe-o para não ser prejudicado na vida profissional. Responda sempre seus e-mails e organize suas tarefas no início do dia. Execute-as por ordem de prioridade e evite o desvio da atenção com frivolidades.

Pratique a etiqueta no trabalho

Como você viu nesta lista, os comportamentos a serem evitados são totalmente viáveis. Pequenas mudanças podem trazer grandes benefícios à sua imagem profissional.

Por questões de educação, muitas pessoas podem se incomodar com estas condutas, mas não falam para o colega. Além disso, alguém com estes hábitos provavelmente ficará para trás em uma possibilidade de promoção, mesmo que seu desempenho no trabalho seja excelente. Por isso, policie-se.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha lhe ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais!