Faculdade de marketing: saiba mais sobre o curso

Se você tem o espírito criativo e a alma de vendedor, pode escolher a faculdade de marketing para cursar. Com a finalidade de criar estratégias para estimular as vendas de produtos ou serviços direcionados ao público-alvo correto e satisfazer a necessidade desse cliente, o profissional dessa área está disputado no mercado.

Com a internet e a evolução da comunicação e venda pelos canais de redes sociais, novas frentes de trabalhos foram criadas. As empresas tiveram que direcionar a responsabilidade dessa atividade para as mãos de profissionais capacitados para fazer a diferença no meio digital.

Para você que está se organizando para prestar o vestibular para o curso de marketing, preparamos esse artigo com as informações pertinentes ao curso. Aproveite e tire todas as suas dúvidas.

O que se estuda na faculdade de marketing?

As matérias estudadas na universidade de Marketing podem variar de acordo com a instituição, mas também dependerá do tipo de graduação e habilitação. No início, você estudará algumas disciplinas teóricas como psicologia, sociologia, filosofia, ética profissional, contabilidade e introdução ao marketing.

Quando iniciar as aulas práticas, as matérias serão voltadas ao que você vivenciará no mercado de trabalho. Disciplinas como comportamento do consumidor, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de marketing e o atual marketing digital, farão parte do seu dia a dia nesse momento.

Conheça algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular dentro do curso de Marketing.

  • Antropologia e Cultura Brasileira;
  • Comportamento de Compra e de Consumo;
  • Comunicação e Expressão;
  • Custos e Orçamentos;
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas;
  • Desenvolvimento Humano e Social;
  • Diagnóstico e Consultoria Empresarial;
  • Direito do Consumidor;
  • Economia;
  • Empreendedorismo;
  • Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia;
  • Estratégias de Preço;
  • Estratégias Mercadológicas;
  • Gerência de Vendas;
  • Gestão de Projetos em Marketing;
  • Gestão do Relacionamento com o Consumidor;
  • Gestão em Marketing;
  • Gestão Financeira e Análise de Investimento;
  • Logística Empresarial;
  • Marketing de Serviços;
  • Marketing Digital;
  • Marketing e Comportamento do Consumidor;
  • Marketing Internacional;
  • Matemática;
  • Modelos de Administração;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Planejamento de Vendas e Pós-venda;
  • Princípios do Direito;
  • Processos Gerenciais;
  • Promoção, Publicidade e Propaganda;
  • Segmentação e Posicionamento;
  • Técnicas de Negociação;
  • Tecnologias de Gestão.

Para concluir a formação, o aluno deverá fazer o trabalho de conclusão de curso e algumas instituições exigem uma carga horária de estágio supervisionado. Com isso, você estará preparado para ingressar no mercado de trabalho.

Como é o curso de marketing?

A formação em marketing é ofertada nas modalidades de tecnólogo e bacharelado em cursos presenciais e a distância. Portanto, você pode se formar em um nicho específico ou atuar de forma abrangente.

Na modalidade tecnólogo, o curso tem a duração em média de dois anos com as disciplinas focadas para uma área específica que você escolhe. O objetivo do curso é agilizar o ingresso do profissional no mercado, ou seja, há uma ênfase maior nas aulas práticas.

Para quem tem o objetivo de atuar de forma generalista e disponibilidade para estudar pelo período médio de quatro anos, deve optar pela modalidade de bacharelado. É um curso mais completo por englobar várias disciplinas tanto teóricas quanto práticas e permite que você escolha o caminho profissional que queira seguir.

Qual o perfil do profissional de marketing?

A criatividade é o grande diferencial para quem pretende seguir a carreira de marketing. Mas, além disso, o profissional precisa ser comunicativo para passar as mensagens de forma clara para os clientes.

Com a explosão da tecnologia, o marketing deixou de ser apenas uma forma de divulgação do produto ou serviço, mas agora atua fortemente na área de vendas. Portanto, o profissional precisa ter um perfil analítico para entender as necessidades do mercado e do cliente.

veja também:
Melhores faculdades de direito do Brasil e do mundo

O profissional também poderá focar no marketing digital e atuar diretamente com as mídias sociais. Com isso, deve ter capacidade de se adaptar às mudanças e está conectado com os acontecimentos do mundo digital, pois as redes sociais mudam suas estratégias diariamente.

Quais são as dicas para quem vai estudar marketing?

O profissional de Marketing é um dos mais procurados no momento, principalmente com o avanço tecnológico que abriu vários campos de atuação na área digital, mas com isso, tornou-se uma carreira bastante competitiva.

Para ajudá-lo a se destacar no mercado, preparamos algumas dicas essenciais para você praticar ainda na faculdade.

1. Entenda sobre diversos assuntos

O significado de marketing, nada mais é que mercado. Nesse universo, atuam diversas áreas e segmentos profissionais. Há uma intensa troca de informações e você precisa entender um pouco sobre elas, pois você vai estudar sobre psicologia, propaganda, gestão de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos.

2. Analise as áreas do curso que mais combinam com você

Mesmo que a sua formação seja de tecnólogo, há um enorme campo de trabalho para atuar. O ideal é entender em qual área você tem mais afinidade. Para isso, faça uma leitura profunda sobre o curso e veja as possibilidades que ele oferece para você.

Quando chegar à faculdade e começar a estudar, você já terá uma noção da área que irá focar. Com isso, ficará mais fácil direcionar os seus esforços para conseguir melhores resultados.

3. Procure atualizar-se sobre todas as informações do mercado

Como o mercado está em constante transformação, é importante estar atualizado com as informações porque tudo pode mudar de uma hora para outra. É difícil prever qual produto que estará em alta no mercado, mais ainda, quais serão os novos modelos de negócios.

4. Busque por informações em diversos canais

Conheça as agências de marketing do mercado, acompanhe o que elas estão publicando. Busque informações nas redes sociais, blogs e inúmeros eventos que são realizados todos os anos. Todos eles sempre divulgam bastantes novidades sobre o mercado.

Acompanhe as personalidades do momento, veja qual a representação delas nas mídias sociais, quais as estratégias usadas. Não deixe de trocar informações com quem já está no mercado, pois serão pessoas que podem ajudar você a fazer parte de um bom networking.

5. Estude bastante matemática

Se você acredita que o marketing não tem qualquer ligação com a matemática, sinto muito em dizer que você está errado. Não basta apenas divulgar e vender o produto, o profissional também precisa fazer análises mercadológicas, de perfis do público-alvo, fazer levantamentos de estatísticas para saber onde o produto deve ser lançado ou vendido.

Para análises de redes sociais é preciso está familiarizado com as métricas que envolvem as mídias. Lembre-se que elas mudam constantemente, portanto, um relatório apresentando para um cliente hoje, pode mudar amanhã e você precisa ser ágil para fazer um novo diagnóstico.

Como está o mercado de trabalho para quem faz marketing?

O mercado de marketing está aquecido e promete ficar assim por algum tempo. Grandes empresas precisam de pessoas para criar estratégias que façam a diferença em seu negócio. Enquanto que as médias e pequenas empresas estão buscando destacar a sua marca perante os concorrentes.

veja também:
Faculdade de direito: saiba mais sobre o curso

O consumidor mudou o seu comportamento e passou a exigir mais das empresas. Para atender essa demanda, as organizações tiveram que investir em áreas que antes não eram exploradas.

Com isso, novas funções surgiram no mundo do marketing e vem evoluindo conforme a exigência do mercado. Entre as diferentes áreas de atuação, destacamos algumas delas para você conhecer.

1. Endomarketing

Nessa área, você desenvolverá conteúdos e ações voltados ao público interno de uma empresa com o objetivo de engajar os funcionários e comunicar as estratégias da gestão.

2. Marketing Cultura

Por meio de apoio e patrocínio, esse profissional será o responsável em associar a marca da empresa a projetos culturais.

3. Marketing de relacionamento

É a criação e gestão de canais de comunicação dentro da empresa voltados aos consumidores, fornecedores e parceiros.

4. Marketing esportivo

Está relacionado ao patrocínio de atletas, times e eventos esportivos. Como é um público específico, o profissional de marketing precisa focar apenas neles.

5. Marketing político

No período das eleições, esses profissionais são bastante procurados para trabalhar a imagem do político ou candidato junto aos seus eleitores.

6. Marketing social

Com o objetivo de educar e promover mudanças comportamentais nas pessoas e sociedade, o profissional de marketing faz uma promoção de uma causa ou comportamento social.

7. Marketing digital

A área com maior demanda de trabalho, mas também de profissionais, já que não exige graduação para atuar na área. Envolve o uso de tecnologias e a presença forte na internet para se comunicar com os clientes e efetivar vendas.

Com foco em sites institucionais, blogs corporativos, comércio eletrônico, aplicativos de celular e gestão de mídias sociais, o marketing digital veio para revolucionar a forma de vender na era tecnológica.

Onde estudar marketing?

Como é um curso em alta, as faculdades e universidades vêm aumentando a sua demanda para atender esses estudantes. Mas por ser uma profissão que não exige formação para atuar na área, para se destacar perante aos outros, você precisa procurar se qualificar em uma instituição de ensino reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Selecionamos algumas delas em que você poderá ingressar por meio de iniciativas como ProUni e FIES com mensalidades acessíveis.

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
  • Universidade Anhembi Morumbi (a distância)
  • FMU (a distância)
  • UNIFACS (a distância) – em Salvador/BA
  • UnP – Universidade Potiguar (a distância) – em Natal/RN

O melhor do curso de marketing são as novidades e tendências que surgem constantemente, ou seja, não é um curso que vai manter você entediado. Ao contrário, será um desafio todos os dias!