Faculdade de turismo: saiba mais sobre o curso

Se você ama viajar, já pensou em trabalhar na área? Fazer faculdade de turismo pode ser uma boa oportunidade para isso. Porém, não é só de viagens que vive um profissional de turismo.

Seu trabalho envolve muito planejamento, organização e promoção, tanto de eventos quanto de viagens. Separamos algumas informações sobre o curso, o perfil profissional, o mercado de trabalho e onde você pode cursar turismo. Acompanhe!

O que se estuda na faculdade de turismo?

Na faculdade de turismo você vai estudar disciplinas voltadas para a área de humanas como geografia, história e língua portuguesa, porém, terá que aprender sobre economia e administração de empresas.

Disciplinas obrigatórias como turismo e relações interpessoais, gestão estratégica de organizações no turismo, marketing em turismo, turismo histórico-cultural, ética e legislação do turismo, turismo e meio ambiente e patrimônio cultural em turismo e bens imateriais fazem parte da grade curricular do curso.

Durante o curso, você aprenderá sobre a legislação aplicada ao turismo no Brasil e entender como devem funcionar os estabelecimentos que prestam serviços turísticos como as empresas de alimentação, transportadoras, meios de hospedagem, agências de turismo, empresas promotoras de eventos, entre outras.

As aulas práticas que envolvem atividades de pesquisa, planejamento turístico e organização de eventos predominam em todo o período do curso. Além disso, é necessário estudar sobre hospedagem, roteiros turísticos, gerenciamento de custos, transportes, patrimônio cultural e histórico, turismo cultural e ecoturismo. Veja quais são as principais disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de turismo.

  • Agência de Viagens e Turismo;
  • Arquitetura, Urbanismo e Turismo;
  • Consultoria em Turismo e Hotelaria;
  • Destinos Turísticos Internacionais;
  • Estatística;
  • Fundamentos da Hotelaria;
  • Fundamentos de Administração;
  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Fundamentos de Economia;
  • Fundamentos do Turismo e da Hospitalidade;
  • Geografia e Cartografia;
  • Gestão de Custos;
  • Gestão de Negócios Hoteleiros;
  • Gestão de Risco no Turismo;
  • Gestão Pública Aplicada ao Turismo;
  • Inglês Operacional;
  • Lazer e Entretenimento no Turismo;
  • Legislação Aplicada ao Turismo;
  • Marketing Turístico;
  • Meios de Hospedagem;
  • Mercado e Política do Turismo;
  • Patrimônio Histórico e Cultural;
  • Patrimônio Natural e Ecoturismo;
  • Planejamento e Organização no Turismo;
  • Planejamento e Produção de Eventos;
  • Políticas Públicas no Turismo;
  • Roteiros Turísticos;
  • Transportes Turísticos;
  • Turismo Cultural;
  • Turismo e Sustentabilidade;
  • Turismo Receptivo;
  • Turismo Regional.

Para concluir o curso, o estágio supervisionado é obrigatório e deve durar em torno de dois semestres. Ademais, como a maioria das graduações, o aluno precisa elaborar um trabalho de conclusão de curso.

Como é o curso de turismo?

A formação no curso de turismo deve ser realizada nas modalidades de bacharelado e tecnólogo. Você pode estudar, tanto presencial quanto à distância. São várias as universidades/faculdades que ofertam o curso no Brasil.

Na modalidade de bacharelado, o curso é mais abrangente e tem o foco na prática profissional. Tem a duração média de quatro anos. O curso procura formar profissionais para a carreira de turismólogo para atuar em diversas empresas.

Caso você opte pela modalidade de tecnólogo, o nome do curso passa a se chamar Gestão de Turismo ― o nome pode diferenciar conforme a instituição. O objetivo do curso é atuar no planejamento e gestão de atividades turísticas que envolvam organização de viagens, feiras, congressos e exposições.

Qual o perfil do profissional de turismo?

Profissional de turismo

O profissional precisa estar atento às exigências do mercado para prestar bons serviços, já que terá um contato direto com o cliente, procurando auxiliá-lo no planejamento da sua viagem. Conheça as principais habilidades que o profissional precisa ter para desenvolver um bom trabalho.

1. Ser comunicativo

Quem trabalha com o público, sabe a importância de comunicar-se bem para entender as necessidades de seus clientes. Se for algo que você não tem, precisa desenvolver tanto para conversas pessoais, quanto para contatos por telefone e e-mail.

veja também:
Faculdade de cinema: saiba mais sobre o curso

No setor de turismo, a comunicação será uma das suas ferramentas de trabalho, uma vez que você deve passar as informações com muita clareza e objetividade para ganhar a confiança do seu cliente.

2. Saber outros idiomas

Ter fluência em uma segunda língua, especialmente se for inglês ou espanhol, faz bastante diferença no setor de turismo. Para quem trabalha em agência de turismo que faz viagens internacionais, precisa manter contato com as operadoras fora do Brasil, seja para negociar, seja para resolver problemas de clientes.

3. Ter conhecimento sobre novas tecnologias

A tecnologia já faz parte da vida das pessoas, já que a maioria dos procedimentos é feito utilizando softwares avançados para tornar os processos mais rápidos e seguros. Para quem trabalha na área de turismo precisa estar alinhado com essas ferramentas.

O mercado já disponibiliza ferramentas específicas para gerenciamento de viagens, que centralizam as operações de venda, permitem a realização de pesquisas, reserva e emissão de passagens aéreas nacionais e internacionais, e controlam os pagamentos.

Portanto, é fundamental conhecer o que há de mais novo no mercado tecnológico para seu setor para proporcionar o melhor serviço para seus clientes. Com certeza, isso fará grande diferença em uma contratação.

4. Manter a organização

O profissional da área precisa criar roteiros de viagem e providenciar toda a burocracia necessária para que o cliente tenha um passeio tranquilo. Além disso, precisa lidar diariamente com um volume grande de informações, sejam relacionadas à viagem, sejam relacionadas a eventos e lazer.

Para não ficar perdido, a organização precisa fazer parte da vida do turismólogo. Essa é uma habilidade imprescindível para quem tem uma rotina de datas, clientes, contatos, documentos, processos e agendamentos.

5. Mostrar interesse por outras culturas

O turismólogo é um profissional que precisa conhecer a fundo os lugares e se interessar pela cultura local. Na graduação, você vai adquirir conhecimento por meio de disciplinas relacionadas a isso. Mas, é importante obter mais informações para falar com propriedade.

Isso pode agregar muito no momento que você for falar sobre determinados locais para seus clientes, pois será uma forma de deixá-los mais confiantes em seu trabalho e no destino que forem escolher.

Como está o mercado de trabalho para quem faz turismo?

Turistas em Paris

O mercado de turismo no Brasil vem ganhando espaço nos últimos anos, mas ainda precisa melhorar muito. As maiores oportunidades para quem vai atuar na área estão nas agências de viagens, hotéis e promotoras de eventos.

Uma área em expansão é o mercado de ecoturismo, já que há uma grande preocupação das pessoas em fazer atividades que estejam ligadas à natureza. Selecionamos os principais setores onde o turismólogo pode atuar.

1. Agência de viagens

O profissional deve organizar roteiros turísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Além disso, precisa emitir passagens, reservar vaga em hotéis, restaurantes e espetáculos.

2. Alimentos e bebidas

Deve atuar em restaurantes, casas noturnas e hotéis. Suas responsabilidades são a coordenação e operacionalização da área.

3. Ecoturismo

Uma das áreas em expansão, o profissional precisa organizar viagens e roteiros ecológicos por parques e ambientes naturais, além de entender sobre atividades que proporcionam o contato com a natureza.

veja também:
Quanto custa uma faculdade de direito?

4. Eventos

Ao se formar em turismo, você poderá trabalhar em empresas que organizam, desenvolvem e apresentam eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.

5. Hotelaria

A área da hotelaria é a que mais contrata os recém-formados. A responsabilidade do profissional que trabalha na área é administrar o hotel e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes.

Ademais, deve negociar com fornecedores de mantimentos, fazer a administração de custos, além de auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.

6. Marketing

O turismólogo deve desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades de um determinado público, atraindo os clientes.

7. Planejamento

O profissional precisa identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento. O trabalho pode ser desenvolvido para atender um município, estado ou região.

Para isso, deve analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade na região escolhida.

8. Receptivo

O seu trabalho pode ser executado em um órgão público ligado ao turismo, em um grupo hoteleiro ou mesmo nas agências de viagens. Sua responsabilidade é criar programas de atividades para recepcionar o turista que chega à região.

9. Transporte

Precisa atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.

10. Turismo de negócios

É um mercado em alta, já que as empresas estão investindo em eventos para compartilhar informações e aumentar a rede de contatos. O trabalho do turismólogo é organizar as viagens dos profissionais e estar a frente dos eventos como congressos, feiras e convenções.

Onde estudar turismo?

O curso de turismo é ofertado em várias universidades/faculdades do Brasil. As instituições públicas possuem uma boa concorrência. Para facilitar o acesso nas instituições privadas, algumas oferecem descontos, convênios com empresas, bolsas de estudos e financiamentos internos.

Caso você queira, poderá optar pelos programas governamentais como ProUni e FIES. Você só precisa escolher a instituição que seja credenciada junto ao MEC. Selecionamos algumas para você escolher.

  • Universidade do Estado do Amazonas (UEA ― AM);
  • Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB ― DF);
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC ― MG);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG ― MG);
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE ― PE);
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC ― PR);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR ― PR);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN ― RN);
  • Universidade Potiguar (UNP ― RN);
  • Universidade do Vale do Itajaí (Univali ― SC);
  • Universidade Anhembi Morumbi;
  • Universidade de São Paulo (USP ― SP).

Garanta uma carreira de sucesso na faculdade de turismo. Basta se dedicar e focar na sua área de atuação. Não se esqueça de desenvolver as habilidades necessárias para o perfil da área.