Quero fazer faculdade depois dos 30. E agora?

São inúmeros os desafios daqueles que pretendem fazer faculdade depois dos 30. No entanto, na maioria das vezes, essa pode ser uma experiência enriquecedora e muito bem vista pelo mercado. Neste artigo, será desmistificada a ideia de que existe uma idade ideal para cursar o ensino superior. Além disso, abordaremos os diversos benefícios para quem pretende cursar faculdade depois dos 30. Acompanhe a leitura.

Quando devo iniciar um curso superior?

Nas últimas décadas, com as novas necessidades do mercado de trabalho, somado aos benefícios e facilidades ofertados pelo Governo Federal, os estudantes estão ingressando no ensino superior cada vez mais cedo, já que ao sair do ensino médio ainda existe certa pressão por parte da sociedade quanto à profissão escolhida.

Em virtude disso, muitas pessoas que não seguiram essa “regra” tendem a acreditar que, após atingir determinada idade, não seja mais possível concluir um curso superior e, em especial cursar uma faculdade depois dos 30. No entanto, essa crença não merece prosperar, uma vez que os benefícios de cursar uma faculdade depois dos 30 são muitos.

Assim, é possível afirmar com segurança que não existe uma idade ideal para ingresso e conclusão de curso superior. Cada indivíduo possui uma história de vida e de carreira únicas, e somente os envolvidos na questão, como por exemplo os líderes ou a família do profissional, poderão contribuir para essa importante tomada de decisão.

Conheça os principais motivos para ingressar na faculdade depois dos 30

Os principais motivos que norteiam os anseios do futuro estudante universitário são muitos e os mais variados. Não encontrar oportunidades no mercado de trabalho depois dos 30 é um dos fatores mais citados como um dos motivos para voltar à sala de aula e ingressar na faculdade.

A competitividade realmente é alta e por isso é necessário que você esteja em condições de ganhar essa disputa, estando mais bem preparado. No entanto, ainda existem outros motivos para essa tomada de decisão. Vejamos:

Dar um upgrade na carreira

Se você já está com uma carreira estável e bem encaminhada, cursar uma faculdade depois dos 30 (mesmo que seja uma segunda formação) elevará o seu perfil profissional, com qualificações que te colocam em patamares acima dos quadros que você já ocupa. Como consequência disso, o aumento de salário, representatividade e responsabilidades vêm junto nesse pacote. Por isso, se você quer dar uma turbinada na carreira, esse é um bom começo.

Buscar uma nova profissão

Se você se sente infeliz com o cargo ou área que trabalha, cursar faculdade depois dos 30 pode ser uma das melhores opções para iniciar uma nova carreira. Essa mudança pode ocorrer dentro da mesma área de atuação, por exemplo, um enfermeiro que deseja cursar medicina.

Isso porque, muitas vezes, por pressão social, erro na hora da escolha ou mesmo em virtude da necessidade, as pessoas acabam por deixar de lado seus verdadeiros sonhos profissionais, que guardam íntima relação com sua real vocação. Isso acontece principalmente com os jovens, que se veem obrigados a fazer uma escolha aos 18 anos, ainda sem muito conhecimento sobre o que é o mercado de trabalho e as atribuições da área escolhida.

Por isso, sempre haverá tempo para retomar os estudos e dedicar-se a uma área com a qual tem mais afinidade e se sentir realizado. Profissionais infelizes, ainda que sejam extremamente disciplinados, jamais conseguirão dar o melhor de si, uma vez que os resquícios de frustração estarão sempre presentes.

Recolocar-se no mercado de trabalho

São vários os motivos que podem te fazer sair do mercado de trabalho, como por exemplo a dedicação exclusiva à maternidade, intercâmbios, doenças, dentre outros. Por isso, para o reingresso no mercado, fazer uma faculdade depois dos 30 certamente abre portas, amplia a sua rede de contatos, oxigena as perspectivas, além, é claro, da atualização dos conhecimentos e qualificação profissional comprovada.

Nesses casos, o efeito é imediato, pois o candidato passa a ser visto pelos recrutadores como sendo obstinados, perseverantes, além de demonstrar muita força de vontade. Por isso, se este é o seu caso, não tenha dúvidas. Certamente essa escolha lhe trará muitos e bons frutos.

Principais desafios para quem planeja cursar uma faculdade depois dos 30

Nessa etapa da vida, muitas vezes pode parecer um pouco mais difícil ajustar a rotina de estudos com a rotina já assoberbada do dia a dia. É claro que, em determinados momentos, pode ser até mesmo impossível conciliar os estudos com as demais atividades, todavia, isso não pode te impedir de realizar este sonho ou essa meta, mesmo que sejam necessários alguns ajustes ou alguma espera.

Assim, com um bom planejamento de tempo e dinheiro, é possível encontrar meios para que sua carreira não se estagne e nem seja engolida pelas demais tarefas. Mas os desafios não param por aí. O tempo de duração do curso muitas vezes pode parecer desencorajador. Por isso, sempre que possível, opte pelos cursos técnicos e tecnólogos, pois eles possuem curta duração, são reconhecidos pelo MEC e possuem altos índices de empregabilidade.

O medo da concorrência dos profissionais mais jovens também pode ser um grande desafio. Entretanto, é possível utilizar a experiência de vida para se destacar na entrevista. Isso porque as empresas cada vez mais têm valorizado candidatos com habilidades humanas, que são adquiridas ao longo da experiência de vida do candidato. Por isso, proatividade, boa comunicação e empatia são algumas das principais características reconhecidas atualmente.

Em relação a parte técnica da profissão, ao decidir cursar uma faculdade depois dos 30, você certamente terá mais facilidade em realizar escolhas mais assertivas para buscar outras formas de atualizar seus conhecimentos, que vão além da sala de aula. Como por exemplo a participação em cursos específicos, palestras, workshops, acompanhamento das notícias sobre a área de atuação, dentre outras.

Principais benefícios para quem planeja cursar uma faculdade depois dos 30

Sem dúvidas, um dos principais benefícios para quem pretende ingressar em uma faculdade depois dos 30 é a materialização de sua coragem e força de vontade. Conforme vimos acima, são inúmeros os desafios de quem almeja esse sonho. Por isso, saiba que ao superar cada um desses desafios, haverá recompensas enriquecedoras. Uma das mais importantes é a elevação da autoestima: você descobrirá que pode ser o que você quiser ser!

Além destes benefícios citados, existem uma série de vantagens que você obtém a partir dessa tomada de decisão tão importante. Confira a lista com as principais delas a seguir:

  • Ampliação o círculo de networking;
  • Qualificação técnica agregada ao seu currículo;
  • Mudança de rotina;
  • Investimento para o seu futuro;
  • Novas oportunidades de desenvolvimento;
  • Realização pessoal;
  • Oxigenação das ideias e conceitos;
  • Obter uma visão de mundo sempre atualizada.

Os benefícios não param por aí. Pois a mudança surtirá efeitos individuais em cada profissional. No entanto, é possível afirmar que, para todos os casos, a busca por novos conhecimentos nunca será perda de tempo ou dinheiro. Isso porque aquilo que você aprende é uma das poucas coisas que não lhe são tiradas ou diminuídas por ninguém. Por isso, persista nos seus sonhos até conquistá-los.

Não desista!

Sim, por mais que possa parecer clichê, não desista! O diploma de nível superior pode aumentar seu salário e melhorar as oportunidades de emprego, sendo o primeiro passo para a evolução em sua carreira e vida pessoal. Você pode cursar uma faculdade depois dos 30 e vivenciar as melhores experiências profissionais de toda sua vida.

Mesmo com uma rotina intensa, preze pelos seus momentos de lazer e com a família. O sucesso profissional é sempre melhor quando bem acompanhado. Gostou do nosso artigo sobre faculdade depois dos 30 ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe aqui embaixo e te responderemos.