Nunca é tarde para recomeçar, por isso, fazer uma faculdade depois dos 40 anos pode ser a sua melhor escolha. O cenário hoje em dia é bem diferente de 40 anos atrás, onde não era algo muito acessível ingressar numa faculdade como nos dias atuais. Além disso, ter uma carreira acadêmica não era o primordial, ficando sempre em segundo plano, devido ao tempo e aos recursos financeiros, sendo que a prioridade para o brasileiro era conseguir o primeiro emprego.
No entanto, o mundo evoluiu e com ele, a realidade de que nunca é tarde para aprender algo novo, se especializar ainda mais no que já se sabe ou mesmo realizar o sonho de ter um diploma de nível superior. Acompanhe esse conteúdo e saiba mais!
Por que ir para faculdade depois dos 40?
Ir para uma faculdade é um sonho para muitas pessoas, e pesquisas mostram que a cada ano que passa, cresce a procura por graduação de pessoas com mais de 40 anos.
Quando se decide ingressar numa faculdade depois dos 40 anos, com certeza já há algo em mente: um objetivo traçado e a certeza do que se quer! Seja uma especialização que não se pôde fazer quando mais novo ou até mesmo a realização de um sonho daquela graduação tão almejada na adolescência, que muitas vezes não foi feita devido a necessidade de se formar em algo que garantisse a empregabilidade durante aquele ciclo.
Não importa qual seja o motivo: a faculdade depois dos 40 é uma realidade de muitas pessoas, e deve ser mesmo! Afinal, nessa etapa da vida, há mais maturidade, mais certeza do que se quer e, muitas vezes, uma estabilidade que permite um aproveitamento maior da vida acadêmica.
O que saber para se preparar para a faculdade depois do 40
Entrar na faculdade depois dos 40 anos pode ser um pouco intimidante devido a faixa etária da maioria dos alunos. No entanto, saiba que os alunos mais velhos costumam ser os destaques das turmas de formandos, seja por sua experiência ou por sua referência como inspiração para os colegas de classe.
Outro ponto é se esse aluno foi para faculdade depois dos 40 anos e passou muitos anos sem estudar. Pode surgir nesse caso o receio de lidar com novas tecnologias ou de ter que encarar uma sala de aula repleta de alunos mais “antenados”. Pode parecer assustador, mas ao mesmo tempo é desafiador e dependendo da forma que encaramos pode ser um diferencial, pois, você aprenderá muito além do tema da sua graduação: aprenderá a se modernizar junto com a garotada.
Os prós de ir para faculdade de depois dos 40
Apesar da maioria dos alunos terem a metade da sua idade, perceba que muitas vezes eles parecerão perdidos e sem motivação. Lembre-se de que você já teve a idade deles e, às vezes, faltou o incentivo ou direcionamento de energia para focar nos novos objetivos. Como você já tem essa maturidade, aproveite a oportunidade para apoiar seus colegas jovens. Isso renderá novas amizades e muito aprendizado mútuo.
Aos 40 anos é natural sentir a necessidade de sair da zona de conforto e interagir com pessoas mais novas, podendo essa ser aquela mudança que faltava tanto para você adquirir mais conhecimento, quanto para o seu enriquecimento profissional, pois, aprender coisas novas, passa a ser uma forma de crescer e rejuvenescer a mente!
Melhore a sua empregabilidade
Que tal realizar aquele upgrade na carreia? Muitas vezes nos vemos obrigados a ir para faculdade depois do 40 até mesmo devido a uma mudança de área no trabalho, pois, de acordo com o mercado atual é pré-requisito ter uma nova formação acadêmica para se destacar. Assim como existem carreiras saturadas, também existem carreiras com falta de mão de obra e, portanto, ir para a faculdade com 40 anos pode ser uma excelente estratégia para aprimorar a sua carreira.
Pessoas nessa faixa etária, na grande maioria das vezes, têm uma maior dedicação, pois, já tem um objetivo a alcançar e sabem o valor do tempo. Na grande maioria dos casos, é necessário ter um pouco de jogo de cintura para conciliar trabalho, família e estudos, nessa nova etapa, mas nem isso deve se tornar um fator desmotivante de quem se propõe a ir para a faculdade depois dos 40.
EAD (Estudo a distância): uma ótima possibilidade para estudar depois dos 40!
Hoje existem uma enxurrada de cursos EAD reconhecidos pelo MEC, e o aumento da aceitação do mercado de trabalho por diplomas obtidos por esse meio, também é significativo. Nessa modalidade de ensino, o aluno escolhe quando e aonde vai assistir as aulas, que muitas vezes podem ser remotas. Além disso, hoje em dia as faculdades privadas também estão mais acessíveis facilitando a entrada de quem já chegou aos 40 anos.
O público-alvo do ensino a distância são aquelas pessoas que possuem pouco tempo livre e que precisam conciliar emprego, estudo e família. O EAD é uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional, muitas vezes tendo um custo menor do que os cursos presenciais, porém, com o mesmo rigor de ensino e credenciado pelo Ministério da Educação (MEC).
Além do mais, o governo tem investido no crescimento do EAD nas Universidades Públicas, o que acaba sendo um incentivo para profissionalização e especialização daquelas pessoas que não podem pagar por este serviço em faculdades privadas.
Objetivo do EAD
No EAD encontra-se uma variedade de cursos e instituições, que oferecem qualificação desde níveis técnicos até graduações e pós-graduações. O EAD facilita a interação e união de pessoas que se encontram em locais diferentes, mas que podem se relacionar em tempo real. A vontade de aprender e crescer profissionalmente depende de cada elemento, mas o que não se pode negar é que hoje em dia existem muitas alternativas para quem já tem mais de 40 anos.
O ingresso em uma instituição e realização de uma graduação, possibilitam a conquista de novos caminhos. O EAD veio para acabar com as barreiras existentes no desenvolvimento educacional profissionalizante no Brasil.
Aproveite essas dicas e sugestões e, se você tem o objetivo de fazer faculdade depois dos 40 anos, vá em frente! Caso tenha sugestões ou comentários sobre esse tema, não deixe de escrever aqui!