Confira 6 sites para fazer slides online gratuitamente

Para fazer uma apresentação de sucesso, seja ela profissional ou acadêmica, alguns detalhes fazem toda a diferença: conhecimento no assunto abordado; uma boa oratória; e claro, um bom material visual para ilustrar o que está sendo exposto.

Atualmente, existem diversas plataformas online e gratuitas para a criação e edição de slides de forma fácil e com templates incríveis. Neste post, separamos 7 sites para fazer slides online gratuitamente. Confira:

1. Apresentações Google

Google Apresentações

O Google Apresentações é uma ferramenta online de criação e edição de slides muito popular atualmente. Não só pelos seus recursos e temas disponíveis para os usuários, mas também por ser online e gratuito. Muito fácil de ser utilizada e com um sistema de salvamento automático, o arquivo online fica carregado no Drive, a nuvem de armazenamento do Google.

Por ser mais uma ferramenta do Google, os slides feitos nele possuem compatibilidade com outros serviços da empresa, podendo ser transmitidos no Hangouts e no Meet, ferramentas de videoconferência; ou até mesmo para TVs através do Chromecast. Além disso, é possível acessar e editar apresentações através de dispositivos móveis, pelo aplicativo gratuito disponível para Android e iOS.

Outro recurso é a possibilidade de criar suas apresentações em grupo, através de convites para outros usuários google ou de um link compartilhável exclusivo. Isso permite que outros usuários visualizem, comentem ou editem o arquivo enquanto você está escrevendo-o.

2. PowerPoint Online

Power Point Online

Falando em criar e editar slides, é impossível não pensar no PowerPoint, a ferramenta de apresentações da Microsoft. Junto com o Word e o Excel, o PowerPoint foi lançado para o público em 1990, no pacote de ferramentas para escritório conhecido como Microsoft Office. Ainda hoje, as ferramentas são as mais populares do mundo nos seus respectivos temas.

Nos últimos anos, versões simplificadas destas ferramentas receberam versões gratuitas e online. Dessa maneira, o PowerPoint Online possui os principais recursos do software pago, como a inclusão de imagens, vídeos, áudios, diversos estilos de títulos, temas e estilos. Também possui o mesmo layout, o que facilita a navegação de quem já está acostumado a utilizar o PowerPoint.

Assim como o Google Apresentações, a versão online do PowerPoint é vinculada à nuvem de armazenamento da Microsoft, o OneDrive e possui um sistema de salvamento automático. Os arquivos também podem ser acessados através do aplicativo em dispositivos móveis, disponível para Android e iOS.

3. Canva

Canva

Plataforma online de design gráfico, o Canva permite aos seus usuários criarem diversos tipos de peças de design, desde cartões de visita, cartazes, banners que podem ser baixados e impressos, a posts para redes sociais e apresentações digitais.

Entre os recursos disponíveis para a criação de apresentações, estão centenas de temas e layouts e uma biblioteca exclusiva de imagens profissionais, além da possibilidade do usuário criar os seus  próprios layout e carregar imagens direto do seu computador. A plataforma também está disponível como aplicativo para dispositivos móveis no sistemas Android e iOS.

O Canva possui uma versão gratuita, com diversos recursos para a criação de designs e uma versão completa disponível através de uma assinatura mensal.

4. Prezi

Prezi

Famoso por suas apresentações no estilo mapa mental, o Prezi ficou conhecido por trazer mais dinamismo para os slides digitais, tornando-os mais profissionais e interessantes. Isso é possível através de estruturas inteligentes e funções de zoom controlado por tempo, ou movimentação livre através do layout da apresentação.

A plataforma apresenta centenas de modelos em design para o usuário criar a sua apresentação e até mesmo apresentações prontas, que podem ser utilizadas como base para a sua. É possível inserir imagens, vídeos ou áudios para tornar os slides ainda mais envolventes e interessantes para quem está assistindo.

Apesar de estar disponível somente para PC nas suas opções de criação e edição de apresentações, o Prezi possui um aplicativo para Android e iOS que permite a visualização dos arquivos criado na plataforma.

O Prezi também possui duas versões: a gratuita, com o pacote básico de recursos da plataforma, e os planos pagos.

5. Desygner

Desygner

Através do Desygner, é possível criar e editar apresentações online gratuitamente. Com uma proposta muito parecida com o Canva para a criação de peças de design gráfico, o Desygner possui também alguns recursos encontrados no Apresentações Google, como a possibilidade de edição em grupo, compartilhando o link do arquivo com outros usuários.

O Desygner pode ser acessado pelo navegador ou no dispositivo móvel através do aplicativo, disponível para Android e iOS. Apesar de estar disponível gratuitamente, ele também possui uma versão paga.

6. Slides

Slides.com

O Slides é uma opção ótima para os usuários que buscam plataformas colaborativas de criação e edição de apresentações digitais. Assim como o Apresentações Google e o Desygner, no Slides é possível editar slides junto com times em tempo real.

Com um layout super intuitivo, é acessível até mesmo para usuários iniciantes. No entanto, para os usuários avançados, o diferencial do Slides é definitivamente o seu código aberto. Dessa forma, é possível visualizar o código-fonte da apresentação e customizá-la através do CSS.

Outro ponto a ser destacado é que a plataforma possui um modo de apresentação, onde o celular ou tablet pode ser utilizado como controle remoto dos slides, facilitando a apresentação.

Infelizmente, o Slides está disponível somente em inglês. Possui uma versão gratuita limitada para usuários cadastrados e outros planos de assinatura mensal.

3000