Ficha catalográfica TCC: saiba como inserí-la na sua monografia

Na hora de formatar um TCC, precisamos seguir algumas normas técnicas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para além da apresentação, desenvolvimento e conclusão da pesquisa, as normas da ABNT pedem diversos outros elementos que podem preocupar ou até mesmo confundir a cabeça dos estudantes.

A ficha catalográfica é um dos itens obrigatórios para trabalhos acadêmicos, impressa no verso da folha de rosto que abre o trabalho. Neste artigo, vamos te mostrar qual a sua função e é simples de ser feita.

Qual a função da ficha catalográfica no TCC?

Ao abrir qualquer livro, seja ele impresso ou digital, você certamente já se deparou com uma ficha catalográfica. Localizada no verso da folha de rosto, a chama quarta capa, a ficha catalográfica é um elemento obrigatório em todos os livros publicados no Brasil, de acordo com a Lei nº. 10.753/2003.

Ela surgiu na catalogação de bibliotecas, que mantinham fichas contendo as principais informações do livro (autor, edição, páginas, assunto, localização etc.) para facilitar a localização das publicações dentro dos acervos.

Em trabalhos acadêmicos, a ficha catalográfica possui a mesma função de catalogação. No entanto, no caso de monografias, dissertações e teses, as informações descritas na ficha são diferentes daquelas que devem ser inseridas em fichas catalográficas de livros.

Isso porque, ao fazer uma busca de trabalhos acadêmicos, você precisa de informações mais precisas sobre o trabalho em questão para avaliar se ele será útil para você. Dessa maneira, a ficha catalográfica é um ótimo aliado para a realização de pesquisas de bibliografia preliminar. Através dela, você sabe não só quem é o autor e o título do trabalho, mas quem o orientou, onde estudou, em que ano finalizou a pesquisa, além de palavras-chave descrevendo o assunto tratado.

O que deve constar na ficha catalográfica?

Como já falamos acima, uma ficha catalográfica precisa conter informações que facilitem a catalogação da pesquisa dentro do sistema da biblioteca da instituição. Embora possam ter algumas informações a mais ou a menos a depender das exigências de cada instituição, os dados obrigatórios são:

  1. Título e subtítulo do trabalho (se houver);
  2. Tipo de trabalho (monografia, no caso de um curso de graduação, Dissertação para mestrado e tese para doutorado);
  3. Nome completo do orientador;
  4. Ano em que o trabalho foi entregue e defendido;
  5. Número total de páginas;
  6. Áreas e assuntos em que o conteúdo da pesquisa se encaixa.

Outro detalhe que pode ser incluído na ficha catalográfica de acordo com as exigências da instituição de ensino é a autorização de publicação do trabalho no acervo online da biblioteca universitária; e a informação de que a ficha foi elaborada pelo próprio autor do trabalho.

Confira um modelo de ficha catalográfica de TCC:

Modelo de ficha catalográfica

Qual a formatação da ficha catalográfica?

Todas as informações da ficha catalográfica devem constar dentro de um retângulo centralizado na página. A formatação do texto deve seguir as regras definidas pela ABNT, utilizada também no restante do trabalho. Ou seja, a fonte deve ser Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e com espaçamento simples.

Existe um gerador automático de ficha catalográfica?

Apesar de ser muito comum que o próprio aluno tenha que criar a ficha catalográfica do seu trabalho acadêmico, existem algumas universidades em que a criação da ficha catalográfica é função da própria biblioteca. Assim, os alunos inserem as informações do seu trabalho em um formulário e a ficha é gerada pela equipe da biblioteca, enviando-a pronta para o aluno em PDF.

Essa é uma forma de tornar a ficha catalográfica padronizada e evitar possíveis erros de digitação ou formatação em fichas criadas diretamente pelos alunos.

Existem também casos onde a biblioteca da universidade oferece um gerador online de fichas catalográficas, onde o aluno só precisa preencher e recebe automaticamente o modelo em PDF.

Algumas das instituições onde há um gerador de ficha catalográfica são:

No entanto, vale lembrar que a ficha catalográfica de cada instituição pode apresentar diferenças. Consulte o modelo exigido pela sua universidade e se ela possui um gerador automático próprio!

Como inserir a ficha catalográfica em PDF no Word?

Inserir a ficha catalográfica pronta no Word é muito simples. Ela deve ser feita diretamente no arquivo da pesquisa em questão, localizada logo após a página de rosto. Para isso, siga o passo-a-passo a seguir:

  1. Clique na última palavra escrita na folha de rosto e em seguida, seleciona a opção inserir Página em Branco.
  2. Na nova página, clique na aba Inserir no painel principal, localizado na parte superior da tela. Em seguida, selecione a opção Objeto.
  3. Uma janela se abrirá, selecione a aba Criar novo e clique em Adobe Acrobat Document como Tipo de Documento. Pressione Enter.
  4. Outra janela se abrirá, desta vez para a localização do documento no seu computador. Vá até a pasta onde a sua ficha catalográfica em PDF está localizada e selecione-a. Clique em Abrir.
  5. A sua ficha catalográfica aparecerá na página em branco. Ajuste a sua posição e estará pronto!

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre fichas catalográficas para TCC neste artigo!