Aprenda como o fichamento no TCC pode facilitar a sua vida e otimizar o seu trabalho

Dentre as diversas exigências previstas para o Trabalho de Conclusão de Curso, uma delas envolve uma extensa a pesquisa bibliográfica. Um dos meios mais eficientes para cumprir esse requisito, é utilizar um modelo de fichamento no TCC. Se você tem muitas dúvidas acerca desse assunto, não se preocupe. Esse artigo o ajudará a você a entender e a colocar na prática todas as facilidades para o desenvolvimento do seu trabalho, acompanhe.

Para começar, você sabe o que é fichamento?

Antes de aprender a utilizar fichamento no TCC, você precisa ter bem claro o que significa esse conceito dentro do campo de estudo. Em síntese, o fichamento é considerado uma das técnicas de estudo existentes, cuja principal função consiste na criação de notas com informações relevantes acerca de um texto. Dessa forma, o aluno pode selecionar, organizar e guardar e dados importantes que tenham sido encontrados em locais e datas diferentes.

O principal benefício ao elaborar um fichamento é conseguir viabilizar consultas posteriores ao material de estudo coletado, com rapidez e segurança, bastando um simples exame das fichas avulsas que foram confeccionas por você mesmo. Ou seja, além de ser uma forma de arquivar o conhecimento, é uma forma de ganhar tempo na hora em que você precisar utilizá-lo.

Por isso, essa técnica é comumente utilizada quando o estudante precisa listar um determinado número de obras pesquisadas. Assim, quando for necessário identificar os conteúdos das teses arquivadas, será possível identificar do que se trata determinado artigo, sem precisar repetir as leituras desnecessárias, sendo possível analisar cada um dos materiais previamente.

O fichamento consiste, basicamente, em uma espécie de breve resumo de diversos trabalhos que foram pesquisados dentro de uma mesma área ou tema. Não é preciso dizer como tudo isso facilita a vida do estudante que está desenvolvendo um trabalho científico, não é mesmo? Além dos diversos benefícios já citados, a utilização do fichamento no TCC o ajudará a desenvolver técnicas de disciplina e concentração.

Não faltam motivos para que possamos considerar indispensável a utilização do fichamento no TCC ou para qualquer estudante que está desenvolvendo os mais diversos tipos de trabalhos acadêmicos e científicos. De maneira geral, esse instrumento facilita enormemente a elaboração e visualização das pesquisas que foram realizadas, fazendo você ganhar mais conhecimento em menor tempo. Incrível, não é mesmo?

Para que serve um fichamento no TCC?

A técnica de estudo do fichamento no TCC possui algumas etapas, a saber: pesquisa, orientação e catalogação de citações. Assim, após o aluno definir qual a área de abrangência e o tema de seu trabalho, apresentando os objetivos, as problemáticas e as soluções que serão apresentadas, o próximo passo é elaborar o fichamento no TCC.

Não tenha pressa ao definir o seu tema. Durante essa pesquisa, você precisará consultar alguns autores que já se debruçaram sobre o assunto que você que tratar. Por isso, procure consultar um número razoável de obras, inclusive as que apresentarem algum contraponto à sua opinião inicial. Dedique sua total concentração para pesquisar todas as vertentes que envolvem a matéria sob a qual você desenvolverá o seu TCC.

O segredo do sucesso de um bom TCC é conseguir encontrar boas bases que servirão de fontes para o desenvolvimento do seu trabalho. Assim, na etapa do fichamento, você deve começar reunindo textos para embasar sua pesquisa; toda a leitura que você fizer o inspirará a montar sua “coleção” de citações. Após cumprir essa primeira etapa, você conseguirá escrever com mais fluidez, garantindo ao seu trabalho um rendimento muito maior.

Portanto, o fichamento no TCC servirá para você possa catalogar as diversas obras que você irá precisar consultar antes e durante a elaboração do seu trabalho. Além disso, também o ajudará a selecionar as melhores obras que melhor se adequam ao conteúdo que você pretende produzir. Com o fichamento você poderá organizar as citações do seu TCC, analisar com mais rapidez os textos de base de consulta.

Como fazer um fichamento no TCC?

Como regra geral, dificilmente as fichas de leitura do aluno são cobradas pelos professores ou orientadores nas instituições de ensino. Consulte quais são os requisitos necessários no local onde o seu trabalho será depositado. Não havendo essa exigência, você pode criar o seu fichamento no TCC livremente, seja em cadernos ou pastas no computador.

Mas, caso esse arquivo seja solicitado, saiba que as fichas também deverão seguir na formatação seguindo as normas ABNT, da mesma forma em que deve ser entregue o trabalho concluído. De toda sorte, como essa é uma hipótese mais remota, saiba que a criação de um fichamento no TCC não depende de modelos prontos; você utilizar o meio que mais se adequa ao seu perfil e gosto pessoal.

Isso porque, independentemente da forma utilizada na composição do fichamento, essa ferramenta deve servir para facilitar e otimizar a construção do seu TCC. Por isso, a única exigência é que ele seja claro, simples e de fácil entendimento para você. Mas, se você não sabe por onde começar o seu fichamento, separamos algumas dicas valiosas que certamente te ajudarão na elaboração dessas fichas de leitura, quais sejam:

Crie tópicos sobre o assunto

Uma dica fundamental para seu fichamento no TCC é começar desmembrando o assunto em que irá trabalhar em várias partes, dividindo-o em tópicos. Essa é a primeira e mais importante providência que você deve adotar para fazer valer seu modelo de fichamento. Isso porque ele servirá de roteiro que guiará os seus estudos. Além disso, estabelecerá ferramentas para poder buscar conteúdos específicos que possam eventualmente faltar.

Portanto, comece fazendo perguntas básicas sobre o seu assunto, que servirão de norte para você buscar tudo o que precisa para construir todo os pontos do seu trabalho. A ideia principal é identificar os tópicos que uma pessoa leiga perguntaria sobre o seu tema de TCC. De um modo geral, pode começar assim:

  • O que é?
  • Qual a sua origem?
  • Como se classifica (m)?
  • Quais suas características principais?
  • Para que serve?
  • Quais os seus principais exemplos?
  • Quais são os seus defeitos?
  • Quais são as suas qualidades?
  • Possui semelhanças com algo?
  • Possui diferenças com algo?
  • Qual é sua causa?
  • Quais suas consequências?
  • Dentre outras que julgar necessárias.

Separe os documentos

Como um segundo passo, você pode começar separando os documentos que pretende utilizar para o seu fichamento no TCC. Eles podem ser artigos, dados estatísticos, pareceres, leis, dados de pesquisas, discursos, mapas, informativos, depoimentos, certidões, ou qualquer outra fonte não científica. Mas, cuidado. As informações obtidas devem ser checadas quando à sua veracidade e utilizadas com parcimônia.

Separe os livros didáticos

A próxima etapa é separar quais livros didáticos serão úteis no desempenho do seu trabalho. Eles devem constar em seu fichamento no TCC para facilitar as pesquisas que surgem no meio do caminho. Isso porque os livros oferecem muito conhecimento científico, mas de forma simplificada e sistematizada, que te ajudará muito em sua jornada de pesquisador.

Agora que você já aprendeu o que é e como fazer um fichamento no TCC, mãos à obra!

Após concluir todas essas etapas, você verá como é simples desenvolver o seu trabalho se possuir um fichamento no TCC. Você estará familiarizado com o tema, terá uma ordem lógica para seguir (criada a partir dos tópicos que você escreveu) e, então, não te restará nada, senão uma escrita leve e cheia de conteúdo relevante para a sociedade.

O fichamento no TCC facilita e direciona a sua escrita, tornando o processo que para muitos é penoso, em um modo de trabalho mais suave e proveitoso. E você, vai começar a fazer o fichamento no TCC?  Conte para nós. Aliás, aproveite e compartilhe esse artigo com os seus colegas que estão passando pela mesma fase que você. Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, veja outros artigos semelhantes como as principais normas da ABNT, como fazer a conclusão, introdução e resenha crítica.