Confira 8 filmes de empreendedorismo disponíveis na Netflix

Empreendedores estão sempre em busca de novas inspirações. E existe melhor forma de conseguir se inspirar do que relaxar e assistir a um filme?

Um bom filme pode fazer muito mais do que te relaxar, ele pode estimular a sua mente e te ajudar a encontrar soluções criativas para os problemas que surgem no seu dia a dia.

Neste post, reunimos 8 filmes que trazem grandes lições sobre o empreendedorismo e os passos necessários (ou não) para conseguir consolidar uma carreira de sucesso. Vale ressaltar que todos estão disponíveis na Netflix no momento de publicação e que alguns deles são inclusive baseados em histórias reais. Prepare a pipoca e confira!

1. A Grande Aposta (2015)

Em 2008, o empresário Michael Burry começa a perceber movimentações no mercado imobiliário. Ele decide apostar no seu fundo de investimentos que o sistema está prestes a entrar em colapso. Suas previsões chamam a atenção dos investidores de Wall Street, incluindo do corretor Jared Vennet, que percebe a possibilidade de lucrar com o colapso econômico que reverberou em todo o mundo.

Por que assistir?

Apesar de ser uma história de ficção, o filme se passa em um momento histórico importante para o sistema financeiro contemporâneo: a crise financeira desencadeada em 2008. Na história, é possível saber um pouco mais sobre as causas e consequências da crise, além de explicar conceitos chave do mercado imobiliário de uma forma fácil e interessante.

2. Prenda-me se for Capaz (2002)

Frank Abagnale Jr. foi piloto de avião, médico e advogado antes de chamar a atenção do agente do FBI Carl Hanratty. Isso porque Frank é um mestre dos disfarces e se aproveita da sua habilidade para aplicar golpes milionários e se tornou um dos mais bem sucedidos ladrões de banco dos Estados Unidos.

Por que assistir?

Outro filme baseado em uma história real, Prenda-me se for Capaz aborda temas interessantes para empreendedores, como criatividade e inovação na resolução de problemas, técnicas de vendas e visão de negócios.

3. O Poderoso Chefão I, II e III (1972, 1974 e 1990)

Para uma dica 3 em 1, indicamos a mais clássica e reconhecida trilogia sobre a máfia no cinema. Dirigidos por Francis Ford Coppola, os filmes narram a trajetória de uma das famílias mais importantes da máfia italiana nos Estados Unidos, os Corleone. No centro da narrativa, está o patriarca da família que precisa lidar com os dramas familiares e dos seus lucrativos negócios em Nova York.

Por que assistir?

Como um clássico do cinema, a trilogia O Poderoso Chefão não precisa de muitos motivos para ser assistido, no entanto, ela tem um apelo ainda maior para os empreendedores. Mesmo com a máfia no centro da narrativa e dos negócios da família, o filme destaca a importância das redes de contatos e da construção de relacionamentos e alianças para a consolidação de um negócio.

4. Fome de Poder (2016)

Neste filme biográfico, conhecemos a história do vendedor de máquinas de milkshake Ray Kroc na sua ascensão a um dos empresários de maior sucesso no mundo, transformando a forma de se vender hambúrgueres e transformar a lanchonete dos irmãos McDonald em um império do fast food.

Por que assistir?

Apesar da história ser controversa, já que a ascensão de Kroc e do McDonald’s também leva ao desligamento dos irmãos fundadores da lanchonete, o filme mostra a criação da marca e tudo o que fez com que a empresa se tornasse uma das redes de fast food mais influentes do mundo.

5. Um Senhor Estagiário (2015)

Ben Whittaker é um viúvo de 70 anos que se sente perdido após se aposentar. Na tentativa de se reinventar e voltar ao mercado de trabalho, ele assume uma posição como estagiário em uma startup de moda, a Fit.com. A empresa é comandada pela jovem Jules Ostin que vê o seu negócio crescer rapidamente e sua agenda ficar cada vez mais cheia. Apesar do choque de gerações, os dois criam uma amizade a medida em que trabalham juntos

Por que assistir?

Um dos filmes mais leves e divertidos da nossa lista, Um Senhor Estagiário consegue refletir sobre as novas formas de negócios criativos através das startups e quais são as lições que as formas mais tradicionais de negócios tem a oferecer aos jovens empreendedores.

6. À Procura da Felicidade (2006)

Abandonado pela esposa e com problemas financeiros, Chris precisa encontrar uma maneira de sustentar sozinho o seu filho de 5 anos. Para conseguir um emprego que lhe ofereça um salário mais digno, ele tenta utilizar suas habilidades em venda. Ele consegue uma vaga de estágio em uma importante corretora de ações, mas que não o oferecerá um salário durante os seus 6 meses de experiência. Enquanto cultiva a esperança de ser contratado e de ter um futuro promissor na empresa e oferecer um lar para o seu filho, passa a buscar refúgio em diferentes lugares para viver.

Por que assistir?

O filme é inspirado na vida do empresário Chris Gardner que teve que superar uma situação extrema antes de conseguir ascender como um corretor da bolsa de valores e realizar o seu sonho. Uma ótima fonte de inspiração para empreendedores que estejam precisando de motivação para continuar.

7. O Homem que Mudou o Jogo (2012) 

Não precisa ser fã de baseball para se interessar pela história de Billy Beane. Ele se torna gerente do Oakland Athletics justamente quando o time passa por um corte de verbas. Diante de um orçamento limitado, Bean conhece um jovem recém formado em economia, que o ajuda a desenvolver um programa de estatísticas para avaliar os jogadores e conseguir resultados na temporada de jogos.

Por que assistir?

Assim como Billy Beane, em muitos momentos precisamos nos adaptar para conseguir sobreviver. São nestes momentos em que temos que correr riscos, utilizar a criatividade e tomar decisões difíceis para conseguir alcançar bons resultados. O filme pode ser uma boa inspiração, especialmente para empreendedores que estão lidando com poucos recursos financeiros para continuar seus negócios.

8. Como mudar o Mundo (2015)

Na década de 1970, um grupo de amigos busca formas de mudar o mundo. Para começar a fazer isso, eles passam a organizar protestos contra usinas nucleares ao redor do mundo e lutar pela sustentabilidade do planeta. Esta seria a semente de uma das organizações não governamentais mais influentes sobre as questões ambientais do mundo: o Greenpeace.

Por que assistir?

O documentário Como Mudar o Mundo é uma ótima fonte de inspiração para aqueles empreendedores que estão interessados em investir em causas sociais ou em fazer transições ecológicas dos seus negócios.