9 filmes de superação para inspirá-lo a seguir em frente

Lidar com os desafios do dia a dia e manter o foco no objetivo não são coisas fáceis. Para ajudar a manter a motivação, uma dica válida é buscar inspirações, seja na vida real ou na ficção. Os filmes de superação fazem muito sucesso por serem uma injeção de ânimo para quem está se sentindo “para baixo”. Confira a lista que montamos para você, prepare a pipoca e surpreenda-se.

Filmes de superação

Em diferentes gerações, contextos e lugares do mundo, é possível encontrar histórias poderosas de superação. O caminho é árduo, mas as conquistas são inigualáveis. Muitas histórias reais acabam se tornando filme, como é o caso de muitos dos longas que você irá conferir a seguir.

Histórias reais ou não, o que vale é se permitir tocar pelo real sentido destas histórias. Acompanhe estas 9 sugestões de filmes de superação, assista aqueles que você ainda não viu ou até veja de novo aqueles que você já viu e gostou, por que não?

1. À procura da felicidade (2006)

O filme “À procura da felicidade” foi lançado há 13 anos e já se tornou um clássico do gênero motivacional. Ele conta a história real de Chris Gardner, um americano que enfrentou muitas dificuldades. Sem emprego, ele acabou sendo despejado de casa. Desabrigado e com um filho pequeno, competia diariamente por uma vaga nos abrigos para ter onde dormir.

Ao longo do filme (assim como foi a vida de Gardner) tudo parece dar errado e conspirar para fazê-lo desistir. A sensação de desamparo é sentida também pelo expectador, e parece impossível acreditar que o desfecho possa ser positivo.

Porém, com persistência, resiliência e confiança em seu potencial, o ex-vendedor se supera e conquista a posição de corretor da bolsa de valores, onde se torna bem-sucedido e milionário.

2. Suprema (2018)

Este filme relata mais uma história real, a de Ruth Bader Ginsburg. Ruth estudou Direito na década de 1960 em Harvard, onde era praticamente impossível haver espaço para uma mulher. Com o marido doente e mesmo enfrentando uma série de preconceitos e “incentivos” para que desistisse, Ruth era destaque de sua turma por seu desemprenho.

Depois de formada, Ruth continuou sofrendo as consequências do preconceito por ser mulher. Não conseguia emprego em nenhum escritório de advocacia. Então, na década de 1960, ela se tornou professora na Universidade de Columbia, onde se dedicou aos estudos e pesquisas em Direito relacionado ao gênero. Seu trabalho levou à mudança de centenas de leis americanas que segregavam mulheres.

3. Invencível (2014)

Este filme retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini. Durante a Segunda Guerra Mundial, o avião no qual estava cai no oceano, e Zamperini se vê à deriva por 47 dias. Quando finalmente alcança terra firme, ele é capturado pelos japoneses, torturado e mantido como prisioneiro de guerra por dois anos.

Sua história é um exemplo absoluto de até onde o ser humano consegue resistir por sua sobrevivência.

4. Intocáveis (2011)

Este filme francês foi baseado no livro autobiográfico de Philippe Pozzo di Borgo, um tetraplégico milionário que buscava um enfermeiro para exercer seus cuidados. Philippe acaba contratando Driss, um senegalês que vive na periferia de Paris e sem nenhuma formação para a área desejada.

O vínculo criado entre Philippe e Driss surte frutos marcantes na vida do cadeirante. Driss, mesmo sem conhecimento técnico, é capaz de transformar a vida do milionário.

5. Invictus (2009)

A história se passa na África do Sul na década de 1990. O país ainda sofre resquícios do apartheid, como pobreza, crime e divisões raciais. Após 4 anos de prisão, Nelson Mandela acaba de assumir o cargo de presidência.

A Copa do Mundo de Rugby seria sediada na África do Sul em 1995. Diante dos desafios enfrentados no país, Mandela convida o capitão do time de rugby, François Pienaar, para unir forças e mobilizar o povo sul-africano através do esporte. Desta parceria, rendem bons frutos para o povo sul-africano, como o filme retrata.

6. O lado bom da vida (2012)

O professor Pat Solitano Jr. Passa quatro anos internado em um hospital psiquiátrico. Após sua saída, precisa voltar a morar com os pais e está decidido a tentar reatar o casamento. Em um jantar na casa de amigos, ele conhece Tiffany, que também está lidando com problemas. Juntos, criam uma conexão capaz de fortalecê-los a superar seus desafios.

7. Escritores de liberdade (2007)

Este filme retrata a história real da professora Erin Gruwell e sua experiência em uma escola de periferia na Califórnia, Estados Unidos. Ela se depara com jovens agressivos e violentos, comportamentos defensivos diante da realidade em que vivem.

Erin está decidida a se vincular aos alunos e mobilizá-los a se expressarem pela escrita, como forma de libertação e enfrentamento dos desafios da vida.

8. Erin Brockovich (2000)

A história de Erin Brockovich é apresentada neste filme biográfico. Após um acidente de carro, Erin fica desempregada e começa a trabalhar como assistente no escritório de seu advogado. Lá, ela descobre registros de diversos casos em que pessoas vêm desenvolvendo doenças graves por conta da água em uma comunidade. Erin conquista a confiança dos moradores da comunidade, que ainda não tinham noção da causa de seus males. Suas pesquisas apresentam evidências de responsabilidade da Pacific Gas and Electric (PG&E), empresa que quer comprar as residências da comunidade.

9. Preciosa: Uma história de esperança (2009)

Claireece é uma adolescente que vive no Harlem e possui uma história de vida de opressão: cresceu em meio à violência, abuso e sofrimento. Sem saber ler ou escrever, ela encontra a oportunidade de mudar para uma escola alternativa. Lá, ela conhece uma professora que lhe apresenta um novo mundo de possibilidades.

Inspirações do cinema

Aqui, você conheceu 9 dicas de filmes que servem como lições de superação. Apesar de possuírem enredos bastante diferentes, todos eles servem para mostrar que sempre há uma luz no fim do túnel, por mais difícil que o trajeto possa parecer.

Espero que você faça bom uso destas sugestões e aprecie os filmes. Caso este conteúdo tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Aproveite e confira nossos outros artigos.