15 filmes motivacionais que sua equipe precisa assistir

Uma ótima opção para auxiliar no Team Building de sua empresa, é realizar algumas atividades inspiradoras. Um exemplo disso, é disponibilizar filmes motivacionais para assistir em equipe.

Quer conhecer algumas indicações de filmes motivacionais que sua equipe precisa assistir? Continue a leitura e confira:

O poder dos filmes motivacionais

Muitos filmes oferecem histórias motivacionais, que incentivam a união e o trabalho em equipe. Além disso, transmitem mensagens muito empreendedoras.

Os filmes motivacionais são uma ótima estratégia para animar e motivar os colaboradores de uma empresa. Através de histórias tocantes e inspiradoras, as pessoas tendem a abrir sua visão e se sentem capacitadas para ir além.

Muitos filmes contam sobre pessoas que começaram do zero e conquistaram muito mais do que imaginavam. Ou então, pessoas que precisaram superar dificuldades para alcançar um sonho.

São várias versões, que podem tocar de forma pessoal as pessoas de sua equipe. Dessa forma, podem agregar e mudar as ações e pensamentos dessas pessoas.

Sendo assim, os benefícios alcançam não só as particularidades de cada um, mas também o desempenho da empresa em geral.

15 filmes motivacionais para assistir

Confira, a seguir, 15 filmes motivacionais que vale a pena assistir.

1. À procura da Felicidade

Baseado em uma história real, esse filme conta a história de Christopher Gardner, um pai solteiro que luta para sobreviver.

Seu negócio de vendedor vai mal, então ele aceita um estágio não remunerado em uma empresa que pode garantir seu futuro.

Mas, sem dinheiro e sem casa, como ele vai cuidar de seu filho antes de conseguir o emprego de seus sonhos?

2. Até o Último Homem

Dirigido por Mel Gibson, o filme conta a história real de um soldado médico na Segunda Guerra Mundial.

No entanto, o preconceito e desvalorização do soldado dificultam sua estadia. Dessa forma, ele precisa enfrentar tudo e todos para defender o que acredita.

No final, o soldado surpreende a todos. Ele salva a vida de mais de 70 homens sem ao menos tocar em uma arma de fogo.

3. Forrest Gump

Este é um filme de fantasia, sonhos, conquistas e simplicidade.

A história de um homem que busca apenas ser feliz e ajudar as pessoas, na mais pura simplicidade. Podemos enxergar o quanto de dedicação e determinação Forrest imprime em tudo que se propõe a fazer

Por não se apegar ao resultado, mas apenas dar o seu melhor a cada instante, ele vive situações vistas aos olhos comuns como sorte, milagre ou impossível. Porém, sem saber que era impossível, ele foi lá e fez.

4. Coach Carter: Treino para a Vida

Ken Carter se torna treinador de uma equipe de basquetebol composta por jovens com dificuldades financeiras e académicas.

Com a ajuda do esporte, ele vai tentar motivar esses jovens a serem pessoas melhores e a lutar por uma vida melhor.

Mas isso vai exigir algumas decisões controversas.

5. Walt, antes do Mickey

A história do Walt Disney antes da fama é inspiradora para qualquer pessoa em momento de desesperança e crise.

veja também:
Trabalho em equipe: o que é, importância e outras dicas essenciais

Também serve de inspiração para empresários que querem alcançar o sucesso nos empreendimentos ou aqueles que estão encontrando grandes barreiras em seu caminho, pensando em desistir ou abrir mão de seus sonhos.

Walt passou por grandes dificuldades no início de sua carreira e faliu duas vezes antes do sucesso.

Porém, algo dentro de si era inabalável: a intenção de desenhar para ver os outros felizes.

Essa intenção foi responsável por todo o império Disney que conhecemos hoje. Inclusive, contando a história que deu origem ao Mickey, o qual não teria sido possível caso Walt não tivesse falido.

Esse filme nos faz repensar se aquilo que chamamos de ruim, falha, fracasso ou erro na verdade não é o amadurecimento necessário para que o sucesso possa emergir.

6. A vida Secreta de Walter Mitty

Walter Mitty sonha acordado com grandes aventuras, mas sua vida real é muito aborrecida.

Isso tudo vai mudar quando a revista onde trabalha vai fechar e seu emprego é ameaçado.

Agora, Walter Mitty vai parar de sonhar e começar uma aventura real por todo o mundo para encontrar a foto para a última edição da revista.

7. Um sonho possível

Uma história de superação é o que resume esse filme.

Essa é a trajetória de um jovem negro que veio de um lar destruído e passou por 7 escolas diferentes até ser adotado por uma família de classe alta.

A começar por aí, fica claro que o rapaz tinha tudo para seguir por caminhos errados.

No entanto, com um enorme talento e a motivação de sua mãe adotiva, ele enfrenta diversos desafios e acaba se tornando um grande astro do futebol americano.

8. Extraordinário

Baseado no best-seller da escritora R.J. Palacio, o filme conta a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformação na face.

Após inúmeras cirurgias, ele agora consegue enxergar e respirar e por conta disso, começa a frequentar a escola.

Através de muito esforço e com o amor dos pais, o garoto enfrenta a resistência dos novos colegas.

9. Invictus

Essa história retrata a jornada da seleção sul-africana de rugby superando todos os desafios e dificuldades.

Tudo isso, após o fim do apartheid no país. Dessa forma, buscando se tornar a grande vencedora da Copa do Mundo desse esporte em 1995.

Liderança, trabalho em equipe e planejamento são algumas das lições do filme.

10. O Preço do Amanhã

Quer aprender como fazer um planejamento a longo prazo, dividido em pequenas tarefas, para atingir grandes objetivos? Assista esse filme.

Em uma sociedade onde a perspectiva de sobrevivência é de pouco mais de um dia, os protagonistas são obrigados a adequar seus objetivos a longo prazo em uma escala de curto prazo.

Desse modo, fazendo alterações de acordo com a demanda, porém sem perder o foco.

11. Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo

Quer saber como o uso de dados para tomada de decisão pode revolucionar uma empresa, no caso um time de baseball? Assista esse filme.

veja também:
O que você sabe sobre nossa empresa? Como responder na entrevista

Em uma era de marketing e vendas data driven, não dá para deixar de absorver esses conceitos em uma equipe que quer desempenhar suas atividades com excelência.

As mudanças para o mindset data driven podem requerer investimentos financeiros e humanos.

Nem sempre as pessoas irão comprar as boas ideias, portanto é preciso estar disposto a correr riscos e pagar para ver!

12. Amor e Outras Drogas

O filme protagonizado pela dupla Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway tem como cerne o relacionamento de um representante comercial da Pfizer com uma portadora do Mal de Parkinson, mas vai muito além disso.

No decorrer da história, percebemos que o personagem do Jake possui bastante facilidade para utilizar técnicas de ancoragem para “seduzir” os seus clientes e fechar novas vendas.

Ao utilizar de táticas pouco convencionais para o mercado norte americano, ele consegue se tornar o vendedor líder de sua região.

Assim, aprendemos que o relacionamento, por mais que não feche a venda sozinho (o produto da Pfizer é de boa qualidade, o que facilita bastante o discurso), ajuda na hora de se diferenciar da concorrência.

13. Um domingo qualquer

Mais um filme com boas lições de motivação vindas do esporte.

Nesta trama, Al Pacino vive Tony D’Amato, treinador dos Sharks, time de futebol americano em crise que está passando por uma sequência de derrotas.

O filme traz o conceito de liderança conquistada pelo exemplo. Existe uma cena em que eles estão perdendo e precisam virar o jogo. Com isso, e o técnico usa a sua experiência, citando erros que havia cometido na sua vida, para motivar os jogadores.

14. A Origem

Trabalho em equipe, integração e planejamento.

O filme aborda a questão da quebra de confiança entre líder e liderados, que é superada pela maturidade da equipe e por uma recompensa considerável logo à frente.

Como em qualquer ambiente corporativo e nos relacionamentos interpessoais, todos estão passíveis a cometer erros.

Quando existe uma quebra de confiança, a equipe deve ter maturidade para não colocar tudo a perder.

15. Intocáveis

Baseado em fatos reais, o filme é grande fonte de inspiração e mostra a amizade que surge entre um jovem que começa a trabalhar como enfermeiro e o milionário de quem ele cuida.

Essas são algumas opções de filmes motivacionais para indicar para sua equipe se inspirar. Se você gostou do artigo e já conferiu alguns desses filmes, compartilhe esse artigo em suas redes sociais!