Aprenda o que é análise Fit Cultural e como utilizá-la

Para evitar os indesejados turnovers, que tanto causam prejuízos para as organizações, uma nova estrutura de análise está disponível no mercado. A aplicação fit cultural é uma das formas mais eficientes que podem ser utilizadas pelos recrutadores, a fim de descobrir se os valores, ideais e objetivos do candidato estão alinhados com a cultura da empresa. Acompanhe nesta leitura tudo o que você precisa saber para começar a utilizar essa ferramenta em sua empresa.

Afinal, o que é fit cultural?

O fit cultural pode ser definido como uma prática de medidas predeterminadas, afim de garantir a assertividade na contratação (ou ao menos diminuir drasticamente os erros). Isso porque o desalinhamento entre a cultura do futuro colaborador com a cultura da empresa pode gerar conflitos que somente trarão prejuízos para ambas as partes.

Assim, foi desenvolvido um meio, denominado fit cultural, que é utilizado para, além de garantir melhores contratações, manter os funcionários contratados motivados, fazendo com que os talentos optem por continuar na organização. Deste modo, a produtividade aumenta na mesma medida em que o alto desempenho aparece, afinal, funcionários motivados e em sintonia com os objetivos da organização trabalham com eficiência acima da média.

Outro benefício sempre muito buscado pelas organizações é diminuir a alta rotatividade de funcionários. Isso porque, além de gerar altos custos com o processo de desligamento, perde-se muito tempo e, consequentemente, muito dinheiro na contratação e treinamento do novo colaborador.

Por isso, torna-se quase indispensável a aplicação do fit cultural, desde o momento da abertura da vaga, com as indicações corretas de qualificações profissionais e características pessoais indispensáveis. Por todos esses motivos, é cada dia mais comum que as empresas mais modernas e atuais no sentido da cultura organizacional tem dado tanta relevância na avaliação e teste fit cultural para todas as novas contratações.

Qual a importância de formar uma boa equipe?

O primeiro passo para o sucesso de uma empresa, seja ela de qualquer área de atuação, é formar uma boa equipe de trabalho. Não por caso, essa tarefa tem exigido cada vez mais atenção dos gestores. Isso porque, ao contratar um candidato com perfil inadequado para o serviço, certamente prejuízos, financeiros e técnicos, à toda espécie de negócio.

Por outro lado, perder um bom colaborador também é sempre prejudicial para a empresa. Os valores gastos pelas empresas com as rescisões são sempre altos, porém, os custos com uma nova contratação, tempo de adaptação e treinamento certamente atrapalharão a alta performance daquele determinado setor.

Assim, quando o colaborador se sentir plenamente aceito e valorizado em seu ambiente de trabalho, onde as suas crenças e valores encontram similaridades com os valores da empresa empregadora, o colaborador, inevitavelmente, tenderá a apresentar um maior nível de comprometimento e entrega de resultados, e com maior nível de qualidade. Certamente, um conjunto de colaboradores comprometidos acabará por se refletir nos resultados da empresa.

Por isso, os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção estão cada vez mais atentos à importância da contratação de funcionários para evitar a alta rotatividade, bem como para contribuir a retenção de talentos na empresa, através das pesquisas realizadas por meio do fit cultural. Logo, é fundamental adotar tais medidas objetivando o sucesso e o crescimento constante da organização.

Primeiro passo para desenvolver o fit cultural em sua empresa

A primeira fase dessa estratégia é definir o tipo de vaga que será disponibilizada. Aqui, o que está em análise são as características da vaga e o que ela irá requerer do candidato. Por exemplo, para uma vaga com atividades burocráticas, o perfil de candidato deve ser mais contido, a fim de evitar a baixa produtividade e a infelicidade do colaborador.

Após traçado o perfil da vaga e do candidato ideal, deve-se ter em mente que cada indivíduo possui características peculiares. Dessas características, destacam-se os pontos fracos e pontos fortes, e são eles que irão determinar o seu perfil comportamental em uma empresa. Dessa forma, os recrutadores devem identificá-los a partir da aplicação de testes comportamentais durante o processo de seleção.

Como aplicar o fit cultural?

A partir das metodologias desenvolvidas ao longo dos séculos pelos pesquisadores da área do comportamento, restou definido que cada pessoa apresenta um perfil comportamental dominante. É perfeitamente possível que um mesmo indivíduo apresente características em mais de um perfil de comportamento, mas o teste é capaz de identificar no candidato o padrão de comportamento predominantemente, quais sejam:

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Planejador ou
  • Analista;

Assim, para que se chegue ao resultado mais fidedigno, o candidato deve ser submetido à uma série de perguntas, que permitirão a correta identificação do seu perfil dominante. O resultado dessa análise será extremamente relevante quanto as suas qualificações técnicas e acadêmicas, para detectar se o candidato tem o que é o fit culturalindicou como procurado pela empresa.

Um outro ponto de extrema relevância são as dinâmicas de grupo. Elas são parte da metodologia para aplicar o teste de fit cultural nos candidatos que estão em processo seletivo. Geralmente, uma entrevista pessoal pode ser bem “treinada” pelo candidato. No entanto, por meio de jogos e atividades em grupo que simulam situações rotineiras no ambiente de trabalho, é possível descobrir as reais características da personalidade dos candidatos.

Além disso, é possível identificar como o candidato se comporta frente a situações de adversidade. Portanto, as dinâmicas em grupo são partes essenciais que deverão constar no processo de fit cultural realizado com os candidatos.

Principais questões que deverão constar na análise do fit cultural

Para que você possa aplicar em seus processos de recrutamento e seleção, listaremos abaixo as principais questões a serem abordadas com os candidatos. Essas perguntam foram elaboradas a fim de evitar e coibir o uso de respostas prontas e vazias. Confira:

  • Por que você deseja trabalhar para esta empresa?
  • Como você descreveria a cultura das empresas onde trabalhou?
  • Quais os aspectos positivos do seu ambiente de trabalho atual (ou último)?
  • Cite uma situação onde você resolveu um problema no trabalho. Qual abordagem foi adotada?
  • Cite um exemplo de um momento na sua carreira onde você se esforçou para conquistar um objetivo.
  • Fale sobre um projeto de equipe que você participou. Qual era o seu papel nele.
  • Qual o estilo de liderança que se adequa mais ao seu tipo de personalidade?
  • Descreva o ambiente de trabalho ideal e como seria o relacionamento com os colegas.
  • De que maneiras você mantém o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?
  • Quais são os seus outros interesses, além do trabalho?
  • Mencione 3 expectativas que você tem dos superiores imediatos ao trabalhar na empresa dos seus sonhos.

Tenha em mente que essas perguntas são apenas exemplos de como montar uma análise fit cultural para a sua empresa. A adequação deve estar de acordo com a cultura da organização, da equipe, do tipo de atividade, dentre outros.

Praticando o fit cultural

Durante as décadas em que a relação de trabalho mudou, se modernizou e a cada dia se atualiza, é possível observar que, muito além da capacidade técnica de um candidato, as preocupações giram em torno do perfil comportamental e cultural do candidato. Com todas as ferramentas apresentadas neste artigo, o setor de recrutamento será capaz de fornecer dados para a análise do fit cultural e colher dos candidatos os resultados mais assertivos.