Fofoca no trabalho: os seus efeitos sobre a equipe e como lidar com ela

A fofoca pode ser prejudicial em qualquer ambiente, mas no ambiente trabalho, ela ganha uma potência devastadora. Tudo isso não só cria um mal-estar no local de trabalho, mas também pode ter consequências muito sérias para a pessoa que tem sua reputação destruída por fofocas. 

Ela geralmente vem de um indivíduo que tem um ego maior, mas que secretamente é mais frágil, e por isso sente que precisa colocar os seus colegas para baixo para conseguir aumentar sua autoestima e popularidade entre os seus colegas. Um comentário declaradamente maldoso é a forma mais eficaz de iniciar uma fofoca entre os colegas de trabalho, mas não é a única. Uma frase mal dita ou escutada fora de contexto e reproduzida pode rapidamente iniciar uma série de rumores e disse-me-disse no ambiente de trabalho. 

Neste artigo, falamos sobre os efeitos que a fofoca no trabalho pode ter na vida pessoal e profissional das pessoas envolvidas e como lidar com esta situação. Confira!

Efeitos da fofoca no trabalho

Confira os efeitos que as fofocas podem ter em um ambiente de trabalho (spoiler: são sempre negativos!):

Promove o desrespeito entre os funcionários

Por mais que alguns rumores ou fofocas possam parecer inofensivas quando são faladas pela primeira vez, a maior parte das fofocas que crescem e se espalham nos ambiente corporativos não são positivas. 

Geralmente, elas apontam erros, defeitos, características ou atitudes que são julgadas como ruins ou questionáveis pelos colegas de trabalho. Ou seja, as fofocas que se espalham mais rápido são aquelas que falam mal de determinada pessoa e são práticas extremamente desrespeitosas. 

Arruína a reputação daquele que é alvo das fofocas

Como já falamos anteriormente, um rumor ou fofoca pode ser o responsável por destruir a reputação de uma pessoa. Sejam verdadeiros ou não os rumores, isso não afeta somente o lado profissional da vida daquele que é atingido por ela. Sua vida pessoal pode ser diretamente impactada, da maneira como ela se relaciona com as outras pessoas ao seu redor, à sua saúde mental. 

Diminui a confiança e credibilidade da equipe

Aqueles que criam e espalham fofocas maldosas sobre os seus colegas de trabalho, quando são identificados, podem ser vistos com desconfiança pelos outros membros da equipe. Isso faz com que as pessoas se sintam menos confortáveis em dividir informações ou discutir assuntos importantes relacionados ao trabalho, temendo se tornar também um alvo de fofocas. 

Diminui a produtividade e a qualidade do trabalho

Uma fofoca se espalha justamente quando ela chama a atenção das pessoas, que sentem que precisam discutir o assunto e criar teorias sobre ele com mais pessoas. Isso tira os funcionários de uma empresa do seu foco nas suas responsabilidades profissionais. À medida em que uma fofoca se espalha, a produtividade e a qualidade do trabalho realizado pelos funcionários em questão pode diminuir enquanto as conversas improdutivas (e potencialmente maliciosas) aumentam. 

Fofoca gera mais fofocas

Quando uma pessoa é atingida por uma fofoca no trabalho, ela pode ter o desejo de retaliar a pessoa que iniciou aqueles rumores sobre ela. Assim, ela cria uma nova fofoca. Isso cria um ciclo sem fim e que só resulta em mais conflitos e desgaste para a equipe de trabalho, com mais e mais fofocas rondando o escritório. 

Como lidar com a fofoca no trabalho

Mas e quando uma fofoca se espalha, o que pode ser feito? 

Funcionários

A primeira coisa que pode ser feita para que uma fofoca não se espalhe e assuma proporções gigantescas é muito simples: não espalhe fofocas. Evite repetir informações que possam ser falsas ou maliciosas sobre os seus colegas de trabalho. Além disso, mostre aos seus colegas que espalham estes rumores que esta não é uma atitude tolerável. 

Mas se você sentir que uma fofoca está se espalhando e afetando negativamente a vida das pessoas, vale ter uma conversa mais direta com os envolvidos sobre os efeitos que uma fofoca pode ter. Em último caso, leve o assunto até o seu gerente. 

Gerentes

Quem ocupa um cargo de gerência ou liderança de uma equipe precisa estar sempre atento às fofocas entre os funcionários. No entanto, quando elas passam a interferir nas relações interpessoais entre os funcionários; se mostrando prejudicial a determinado funcionário ou interferindo na rotina de trabalho da equipe, será preciso intervir.

A abordagem para se tratar de fofocas deve ser a mesma utilizada para lidar com qualquer comportamento negativo da equipe. Dessa maneira, você deve ajudar a sua equipe a melhorar o comportamento.