Folha de aprovação ABNT: como fazer seguindo as normas

Para muitos estudantes, formatar o trabalho acadêmico pode ser sinônimo de dor de cabeça, ainda mais quando a data de entrega e apresentação final se aproxima. Afinal, finalizar uma monografia, dissertação ou tese significa também que o tão sonhado diploma está cada vez mais perto!

É por isso que os inúmeros detalhes das normas de apresentação e formatação parecem muito complicados, especialmente se você nunca realizou um trabalho assim. No entanto, as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estão bem longe de ser inúteis. Elas são aplicadas em todo tipo de produção científica (seja acadêmica ou técnica) por um bom motivo: padronizar a forma como a produção científica é comunicada, facilitando a compreensão daqueles que a lêem.

A folha de aprovação representa só uma página e um detalhe em meio aos vários elementos de um trabalho acadêmico. Ela tem uma estrutura muito simples, mas não pode conter erros. Neste artigo, vamos te mostrar quais são os elementos principais de uma folha de rosto de acordo com as normas de ABNT que vão te ajudar a montar a sua sem problemas.

Confira!

O que é a folha de aprovação?

A folha de aprovação é um dos elementos pré-textuais obrigatórios em trabalhos acadêmicos de acordo com a ABNT. Está entre as primeiras páginas do trabalho escrito, localizada logo após a folha de rosto e antes da dedicatória. Nela, consta o termo de aprovação do trabalho acadêmico: um comprovante de que a pesquisa foi apresentada, avaliada positivamente e aprovada pelos membros da banca; isto é, o professor orientador do estudante, outro professor do curso e mais um convidado (seguindo os critérios do curso).

Em outras palavras, trata-se da folha que comprova que o estudante entregou um trabalho final de qualidade, necessário para a obtenção da titulação do curso. Isso significa que, na aprovação do estudante ao fim da apresentação do trabalho para a banca, os membros precisam assinar a folha de aprovação.

Mas atenção! Os membros da banca assinam a folha impressa separadamente. Posteriormente, é preciso anexá-la ao trabalho escrito, deixando claro que se trata de uma produção científica revista e aprovada por seus pares.

Em suma, a folha de aprovação contém informações básicas sobre o trabalho desenvolvido (como a sua finalidade, autoria, orientação, instituição de origem) e quais foram os professores avaliadores deste trabalho.

O que a folha de aprovação deve conter e como formatá-la?

Confira a seguir a lista de informações e como formatá-las seguindo as normas da ABNT:

a) Nome do autor: completo, centralizado na página e escrito em caixa alta (todas as letras maiúsculas), com fonte de tamanho 12 e espaçamento simples (1,0);

b) Título e subtítulo do trabalho: separado por duas linhas do nome do autor, também em caixa alta e centralizado, com fonte tamanho 14 e destacado em negrito. Já o subtítulo do trabalho, se houver, também com fonte em tamanho 14, mas sem negrito ou caixa alta. Ambos com espaçamento simples (1,0);

c) Natureza do trabalho: diferente das anteriores, essa informação tem alinhamento justificado, mas com recuo de 8 cm a partir da esquerda. É separado por duas linhas do título e subtítulo. Seu espaçamento é simples (1,0) e a fonte tem tamanho 10. A sua estrutura deve incluir:

  • Tipo do trabalho (monografia, dissertação ou tese);
  • Objetivo do trabalho (título de bacharel, especialista, mestre ou doutor);
  • Curso, departamento e instituição em que o trabalho foi submetido;
  • Área de concentração do trabalho, ou seja, linha de pesquisa;
  • Nome do orientador e co-orientador, se houver.

Confira um modelo:

Trabalho de [monografia/dissertação/tese], apresentado à [Nome da faculdade/escola/departamento e instituição de ensino] como requisito para obtenção do título de [Bacharel/Especialista/Mestre/Doutor] em [Nome do curso]

Linha de pesquisa:

Orientador:

d) Local e data de aprovação: separado por uma linha de distância da natureza do trabalho, esta seção também tem recuo de 8 cm a partir da esquerda, espaçamento simples (1,0) e fonte tamanho 10;

e) Identificação dos componentes da banca: separado do local e data por duas linhas. Essa informação possui alinhamento centralizado na página e é escrito com fonte tamanho 12, espaçamento de 1,5. A estrutura deve conter:

  • Linha de para assinatura;
  • Titulação e nome do professor(a) membro da banca;
  • Instituição de origem do membro da banca.

Abaixo, veja um modelo completo da folha de aprovação para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

Fique atento ao modelo solicitado pela instituição de ensino!

Embora a ABNT descreva o que é e o que deve conter a folha de aprovação, o modelo permite que as instituições de ensino façam pequenas mudanças na sua estrutura ou apresentação. Por isso, é muito importante ficar atento!

Busque no site da instituição que você estuda (na página do departamento/escola ou da biblioteca) pelo modelo de folha de aprovação usado por ela.

E depois da apresentação e defesa do trabalho?

Outro ponto que vai depender das normas da instituição de ensino é o que fazer com a folha de rosto após a apresentação ou defesa do trabalho.

Tradicionalmente, o estudante deve imprimir e encadernar uma cópia do trabalho. Em seguida, enviar essa cópia à biblioteca da instituição, de modo que a pesquisa acadêmica fique disponível para consulta. Nesta cópia, deve constar a folha de aprovação assinada pelos membros da banca, com data e, em alguns casos, a nota final.

Mas com a internet e as facilidades que ela traz na difusão e acesso à trabalhos científicos, a versão impressa cada vez mais tem perdido espaço para a versão digital dos trabalhos.  Em algumas instituições, solicita-se ambas as versões do trabalho após a aprovação. Em outras, somente a versão digital.

Independente da versão, a folha de aprovação continua sendo importante e obrigatória.

Então, se você vai entregar a versão digital do seu trabalho, é  necessário imprimir a folha de aprovação. Leve para a sua apresentação e entregue para todos os membros da banca assinarem.

Em seguida, digitalize e insira a folha de aprovação no arquivo digital (sempre entre a folha de rosto e dedicatória) antes de encaminhá-lo para a biblioteca da instituição de ensino.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre a folha de aprovação para que você possa montar a sua com mais tranquilidade e sem erros!