Folha de rosto para TCC: qual a sua importância e para o que serve?

O trabalho está sendo redigido a todo vapor. Tudo parece tão bem, mas o aluno percebe um detalhe: a folha de rosto para TCC não está feita, e agora? Essa pergunta e outras serão respondidas aqui, por isso, continue lendo para mais informações sobre como preparar uma ótima folha de rosto para TCC, além de entender qual a sua importância e para o que ela serve dentro do trabalho.

Vale a pena usar um modelo pronto de folha de rosto?

Muitas pessoas procuram em sites desconhecidos uma folha de rosto ABNT para download, mas inúmeros sites por aí não são confiáveis, e é natural que a busca pela facilidade ou por coisas de “mão-beijada”, sejam na verdade um grande problema no final. Em especial quando se fala de TCC e normas da ABNT, confie no seu potencial e faça você mesmo!

Qual a serventia de uma folha de rosto na ABNT?

As normas da ABNT servem para manter padronizados os trabalhos de cunho acadêmico. Não é diferente com a folha de rosto na ABNT que consta em NBR 15287:2011, mais precisamente no capítulo: 4.2.1.1 – Folha de rosto. Este artigo (NBR 15287:2011) mostra todo o formato e estrutura que devem ser utilizados para a formatação do trabalho acadêmico.

A folha de rosto na ABNT de 2018 para 2019 não mudou. As regras para a mesma continuam iguais. Sendo assim, é importante o estudante se atentar não só às normas, mas também, em como a sua universidade trabalha e solicita a estrutura dos projetos e TCCs.

Naturalmente as pessoas acabam confundindo a capa e folha de rosto na ABNT, pois, ambas são bastante parecidas e, por isso, a confusão é comum. No entanto, a capa serve como uma apresentação para o trabalho, algo para “chamar a atenção” da banca. Por outro lado, a folha de rosto tem como objetivo não apenas apresentar, mas também levar informações a respeito do autor do trabalho e das pessoas envolvidas, como o orientar e até mesmo, a própria universidade.

Mas, qual a importância da folha de rosto para TCC?

Diferente da capa do trabalho, a folha de rosto na ABNT é um elemento totalmente informativo. Diferente da capa, a folha de rosto estampa o grau de conhecimento do graduando, quem são os envolvidos na orientação para o trabalho, a universidade que ele está cursando e o curso que está frequentando.

Entre as informações encontradas na folha de rosto, também é destacado o título e subtítulo, se houver; o que torna o acesso aos conteúdos no interior do trabalho muito mais fáceis.

Quando alguém precisa procurar um trabalho no qual se embasar no referencial teórico, é importante olhar várias informações do trabalho, sendo a primeira que se tem contato, são as contidas na folha de rosto. O título, por exemplo, logo de cara já informa se o trabalho é ou não do interesse de quem está pesquisando; além de mostrar mais informações acerca do autor e do orientador, informações essas muito importantes para as referências bibliográficas.

Dadas informações acima, é dispensável qualquer contestação acerca da verdadeira importância da folha de rosto. Fora que, ela é um elemento obrigatório em qualquer trabalho acadêmico, principalmente em trabalhos de conclusão de curso!

Aprenda como deixar uma folha de rosto pronta!

Agora que as informações a respeito da serventia e da importância da folha de rosto foram esclarecidas, é interessante entender como deixar uma folha de rosto pronta para o trabalho acadêmico.

Quais passos seguir? Por onde começar? Como fazer uma folha de rosto da ABNT no trabalho escolar? O site Tua Carreira está aqui para auxiliá-lo neste percurso, por isso, entenda aqui o que é preciso constar em uma folha de rosto!

Uma folha de rosto deve conter, de acordo com as normas vigentes na ABNT desde 2011:

  • Nome(s) do(s) autor(es);
  • Título;
  • Subtítulo, se houver;
  • Número do volume. Se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume;
  • Tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido;
  • Nome do orientador, co-orientador ou coordenador, se houver;
  • Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; ano de depósito (da entrega);
  • Se exigido pela entidade, apresentar os dados curriculares do autor em folha ou página distinta, após a folha de rosto.

Como fazer essa formatação ao colocar tudo isso no Word

Para montar a folha de rosto, basta seguir alguns parâmetros que também são estabelecidos e padronizados. Atente-se aos “ENTERs” informados para deixar espaços entre os conteúdos. Confira:

  • Redigir na folha de rosto com a mesma fonte que o restante do trabalho;
  • O nome do autor deve ser transcrito em CAIXA ALTA e centralizado na parte superior da folha;
  • O título e subtítulo também devem ser escritos em CAIXA ALTA e centralizados, porém, cerca de 10 “ENTERs” abaixo, no Word;
  • Depois do título e subtítulo, em torno de 9 “ENTERs” abaixo, deve ser redigido o tipo de trabalho que será apresentado, a instituição de ensino a qual o trabalho será submetido e o nome do orientar.
  • 8 “ENTERs” abaixo, informar a cidade que a instituição de ensino pertence e abaixo o ano da entrega do trabalho.

Folha de Rosto TCC

Diferença entre folha de rosto e contra capa ABNT

Muitas pessoas confundem a folha de rosto com contra capa ABNT. O que é muito normal, pois, as normas da ABNT não falam sobre contracapa, mas sim folha de rosto, sendo que ambas possuem a mesma função. Por isso, não se incomode com essa dúvida, ela é normal.

Pronto! Folha de rosto feita, corra atrás do 10!

Além de ser obrigatório, é importante não deixar de fazer a folha de rosto, pois, no trabalho de conclusão de curso cada parte do trabalho possui uma função e vê-lo completo é algo totalmente gratificante.

Com as dúvidas sanadas e a capa de trabalho ABNT pronta, basta continuar produzindo o TCC para correr atrás do tão merecido 10.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando e compartilhando os nossos conteúdos! Não deixe de continuar por dentro dos assuntos mais importantes sobre trabalhos acadêmicos!