Formatar TCC online: conheça 5 ferramentas que facilitam esta tarefa

A formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (mais conhecido pela sua sigla TCC), é um ponto importante na apresentação do documento escrito para os professores que irão avaliá-lo e a universidade. De modo geral, faz parte das diretrizes básicas de todas as instituições que os TCCs sejam entregues seguindo algum padrão de formatação.

Mas a quantidade de detalhes presentes nas normas de formatação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e em outros padrões internacionais costuma deixar muitos estudantes apreensivos na hora da formatação. No entanto, formatar um TCC não é um bicho de sete cabeças. Com a prática, se torna natural escrever sua pesquisa na formatação correta.

Mas saiba que existem ferramentas online e gratuitas que facilitam a tarefa de formatar o seu documento escrito. Com elas, você ganha tempo e energia para focar exclusivamente na sua escrita e na preparação para a apresentação do seu TCC.

Neste artigo, separamos 5 exemplos de ferramentas que vão facilitar a formatação do seu trabalho. Confira!

Editores de texto

Existem diversos editores de texto onde você pode escrever o seu TCC e formatá-lo de acordo com as normas da ABNT. Mas, pela facilidade de uso e os recursos disponíveis, recomendamos os seguintes editores:

1. Microsoft Word Online

É difícil falar em uma ferramenta digital de edição de textos sem mencionar o Word. Lançado em 1990 pela Microsoft, o Word é hoje o editor de textos mais usado no mundo. Está disponível para assinantes do Microsoft 356 ou para compra avulsa do Microsoft Office.

No entanto, há também uma versão online e gratuita do Word.

Para acessá-la, é só conectar a sua conta Microsoft (hotmail, outlook) no navegador que você utilizar ou baixar o aplicativo para dispositivo móvel. Os arquivos ficam armazenados na nuvem da Microsoft, o One Drive. Então, sempre que quiser ler ou continuar a edição do arquivo, é só buscá-lo na nuvem. Por ser uma ferramenta online, é possível acessá-la onde quer que você esteja, já que é só fazer o login.

Além da edição e leitura, os arquivos também ficam disponíveis para download no próprio formato do Word (.doc ou .docx), em .pdf e em diversos outros.

Embora não possua todas as funções da versão paga, o Word Online ainda é muito indicado para escrever seu TCC e outros trabalhos acadêmicos. Pois ele possui os recursos necessários para formatar o texto de acordo com as indicações da ABNT. Além disso, seu layout é limpo e bastante intuitivo.

2. Google Docs

Com funções similares, o Google Docs é um forte concorrente ao Word Online. A principal diferença entre os dois é que o Google Docs é uma ferramenta inteiramente online e gratuita. Por isso, é possível verificar a totalidade dos seus recursos.

Sua principal vantagem está na possibilidade de compartilhar o documento com outras pessoas enquanto edita em tempo real, permitindo que elas leiam, editem, façam sugestões e comentários em tempo real. Essa funcionalidade é extremamente útil em TCCs feitos em dupla ou grupo, possibilitando que todos possam colaborar para a escrita ao mesmo tempo. Os documentos criados no Docs também podem ser baixados em diversos formatos (incluindo .doc, .docx e .pdf).

Outra vantagem do Google Docs é a possibilidade de incluir complementos e recursos que tornam facilitem a escrita e a edição. Por exemplo, recursos de revisão de texto, tradução ou de edição de equações podem ser essenciais para o seu trabalho. Para instalá-lo, é só clicar em “Complementos” na barra horizontal no topo da tela, selecionar “Instalar complementos” e pesquisar quais mais se adequam às necessidades do seu TCC.

Para acessá-lo, é necessário possuir uma conta de e-mail da Google (Gmail). Os documentos são sincronizados automaticamente na nuvem da empresa, o Google Drive. Fazendo o seu login no navegador de qualquer computador ou através do aplicativo para dispositivo móvel.

3. Graphite Writer

Outra ferramenta de edição de texto totalmente online e gratuita. Mas o Graphite Writer possui alguns diferenciais. Primeiramente, os desenvolvedores do software reduziram suas funcionalidades básicas e design ao básico e necessário. O resultado é um layout limpo, que diminui distrações e uma execução mais rápida que os demais editores de texto.

Isso não significa, no entanto, que não é possível acessar outras funções e recursos. O Graphite Writer possui código aberto, o que possibilita não só a inclusão plugins específicos e outras melhorias, mas também o compartilhamento deles com outros usuários.

Um ponto negativo é que o software está em inglês, o que limita a possibilidade de acesso para quem não é muito familiarizado com o idioma, ainda que os comandos sejam simples. Mas há uma versão beta em português em desenvolvimento e que já pode ser acessada pelos usuários.

Para acessar o Graphite Writer, é só acessar o site oficial no seu navegador. Para criar seu documento e começar a editá-lo, é preciso criar uma conta gratuita ou vincular o site à sua conta google.

Geradores de referências bibliográficas

Uma das maiores dificuldades que os estudantes encontram na escrita dos seus trabalhos é na organização das suas referências. Embora seja muito importante saber como identificar o tipo de referência e escrevê-la de acordo com a norma, existem ferramentas online que facilitam esse trabalho. Confira algumas delas:

4. Mendeley

A geração de referências bibliográficas é só uma das funcionalidades do Mendeley. Este software na verdade ajuda a desenvolver a pesquisa acadêmica de uma forma geral. Ele também facilita a busca e organização de artigos científicos, possibilita fazer anotações e selecionar citações do texto, além de criar referências bibliográficas de acordo com a ABNT e outros padrões mundiais como APA, Vancouver, entre outras.

A possibilidade de colaboração é outro ponto de destaque no Mendeley. Assim como numa rede social, o software permite que outros usuários se tornem “amigos” e possam compartilhar o que estão lendo e escrevendo.

Por estes motivos, o Mendeley se tornou um queridinho de pesquisadores, desde aqueles fazendo suas iniciações científicas, TCCs, até o mestrado e doutorado.

No entanto, um ponto negativo é que o software está inteiramente em inglês, o que dificulta o acesso a algumas pessoas.

Para baixar o software e instalá-lo no seu computador gratuitamente, é só acessar o site oficial do desenvolvedor.

5. Mecanismo Online de Referências

Outra ferramenta online muito útil para gerar referências automáticas de acordo com a NBR 6023 da ABNT é o Mecanismo Online para Referências. Mais conhecido pela sua sigla MORE, foi disponibilizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Como se trata de uma ferramenta elaborada por uma instituição nacional, ele está totalmente em português! Sua navegação é bastante intuitiva e, para gerar a referência de qualquer tipo de documento (como textos, imagens, áudio, slide, patente etc.), é só preencher o formulário na dela. A ferramenta então organiza as informações inscritas no modelo da ABNT.

E para facilitar a vida dos pesquisadores, no MORE também é possível armazenar referências já geradas. É um recurso ótimo para quem está sempre citando um texto clássico na sua área de pesquisa, já que é só copiar e colar no seu texto final. Para armazenar suas referências, é preciso se cadastrar no site do MORE antes. Mas saiba que você pode gerar suas referências mesmo sem uma conta no site.