Conheça 12 frases para evitar em uma entrevista de emprego

Você está ansioso para aquela recolocação profissional, ou até mesmo para a vaga de emprego naquela sonhada empresa. Então, consegue agendar uma entrevista de emprego. Já demos aqui várias dicas de como responder a algumas perguntas comuns em uma entrevista de emprego, mas é importante também tomar cuidado com algumas falas. Por isso, reunimos neste artigo 12 frases para serem evitadas neste momento decisivo de conquista da vaga de emprego. Acompanhe e boa leitura.

Cuidados na entrevista

Há diversos cuidados importantes a se tomar antes da esperada entrevista de emprego. Estudar sobre a vaga e a empresa, apresentar-se com uma aparência que demonstre profissionalismo e chegar com antecedência ao local marcado são algumas ações esperadas.

Porém, quando o candidato está muito nervoso ou muito desesperado pela vaga, ou até mesmo se ainda é um profissional inexperiente, pode acabar cometendo alguns “escorregões”. Tais deslizes podem ser fatais para a decisão do recrutador de mantê-lo no processo seletivo ou dispensá-lo. Por isso, confira as frases que devem ser evitadas e vá mais preparado para sua entrevista.

1. Meu sonho é trabalhar nesta empresa

Por maior que seja sua admiração pela empresa, a resposta deve ser o mais profissional possível. Isto significa que é melhor evitar respostas emocionadas. Embase suas respostas se fundamentando nos pontos que levam você a respeitar a organização. Prefira frases como “Quero fazer parte desta equipe porque admiro… na empresa.”

2. Meu maior defeito é que sou muito perfeccionista

Frases batidas definitivamente devem ser evitadas. Respostas prontas só somarão pontos negativos. Ao ser perguntado sobre seus pontos negativos, seja o mais sincero possível, mas lembre-se de concluir já mencionando como você está trabalhando para melhorar. Por exemplo: você até tem uma formação avançada em um idioma estrangeiro, mas tem muita vergonha de falar. Por isso, buscou um grupo de conversação e está treinando para melhorar.

3. Desculpe, estou muito nervoso

De novo, uma frase demonstrando emoção. Não significa que você deva agir como um robô na entrevista, mas dizer esta frase não vai mudar em nada seu desempenho. Respire fundo para retomar as rédeas de suas emoções e mantenha uma postura profissional.

4. Não gosto do meu emprego atual

Grave isso: nunca, jamais, em hipótese alguma, fale mal dos outros em sua entrevista de emprego. Por pior que tenha sido sua experiência com algum colega de trabalho, chefe ou empresa, expor tais fatos em uma entrevista de emprego é uma conduta extremamente amadora.

veja também:
Como pedir demissão: 23 dicas para sair bem do emprego

Se você não gosta do trabalho atual, ressignifique sua fala. Você pode dizer que busca algo que esteja mais de acordo com sua meta de carreira, e especifique qual meta é essa.

5. Você tem previsão de que horas terminaremos esta entrevista?

Começar a entrevista já demonstrando a preocupação com o horário que ela vai terminar é uma forma de dizer ao recrutador que estar ali é pouco importante para você, e que você possui outras prioridades.

Conheço casos de candidatos que foram dispensados porque quiseram remarcar para um horário mais tarde a entrevista que havia sido agendada no turno da manhã. Cuidado, pois seu interesse e dedicação (ou falta deles) aparecem muito antes de a entrevista começar.

6. Prefiro não responder a esta pergunta

A entrevista não é um inquérito policial. Pense em uma forma neutra, sucinta e discreta para dar suas respostas, mas nunca deixe de responder às perguntas do recrutador. Esta é a forma que ele tem de conhecê-lo e identificar se você é o candidato ideal para a vaga.

7. Estou passando por um momento difícil na minha vida pessoal.

Mais uma frase de cunho emocional. Os motivos que levarão o candidato a ser escolhido dizem respeito às suas características profissionais, e não por necessidades pessoais. Por isso, é irrelevante e pouco profissional mencionar aspectos da vida pessoal para justificar suas respostas.

8. Você tem filhos?

Da mesma forma que a frase anterior, o candidato não deve fazer perguntas sobre a vida pessoal do recrutador. Conhecer a vida íntima dele não vai fazer nenhuma diferença para suas respostas, e ainda contará pontos contra sua candidatura.

9. Com o que a empresa trabalha?

Fazer perguntas durante a entrevista é algo bem-vindo. Comumente, ao término da entrevista, o recrutador até dá este espaço ao candidato. Porém, fazer perguntas básicas como esta apenas demonstra que o candidato desconhece o local para o qual se candidatou, e provavelmente está apenas “atirando para todos os lados”. Como dissemos no início, conhecer a empresa é uma lição de casa básica antes de qualquer entrevista.

10. Eu sei que não sou a pessoa mais indicada para o cargo, mas…

Para a entrevista, é importante buscar um equilíbrio em valorizar suas qualidades sem parecer prepotente. Porém, apelar para a humildade e desmerecer-se pode ser um “tiro pela culatra”. Se você não acreditar em seu potencial, como esperar que o recrutador acredite? Por isso, valorize suas qualidades e mostre porque você é indicado para a vaga, e não o caminho contrário.

veja também:
45 frases de despedida no trabalho para qualquer ocasião

11. Uso de palavrões, gírias ou falas preconceituosas

Imagino não ser necessário explicar o quão pouco profissional é falar palavrões na entrevista de emprego, não é mesmo? Por mais “descolado” que seja o ambiente, a postura do candidato deve ser sempre respeitosa. Além disso, o uso de gírias empobrece sua imagem. Atente-se também para falas preconceituosas, pois elas podem sujar sua imagem e eliminá-lo da seleção.

12. Não tenho planos para o futuro.

É comum que o recrutador pergunte onde você se vê daqui a alguns anos. Se você ainda não pensou em sua resposta, pense agora. O que não vale é responder que não sabe. É importante ter autoconhecimento e demonstrar que tem perspectivas para seu futuro profissional. Uma opção é dizer que deseja estar com a profissão consolidada dentro da empresa para a qual está sendo entrevistado no momento.

Prepare-se e saia-se bem em sua entrevista de emprego

Aproveite estas dicas e reflita sobre suas perspectivas profissionais antes de ir para a próxima entrevista de emprego.

Uma dica que sempre damos por aqui quando se trata de entrevista é: não minta. Contar mentiras sobre suas qualificações e experiências, em algum momento, vai acabar trazendo consequências negativas a você. Seja honesto, mas não se esqueça daquela dose de profissionalismo.

Antes da entrevista, então, conheça a empresa, faça uma reflexão sobre suas experiências prévias e suas características que contribuem para a vaga em aberto, respire fundo para garantir a segurança e tranquilidade e boa sorte!

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha lhe ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais!